Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 297 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Na Escola Andorinha os professores do Ensino Fundamental estão reunidos nos seguintes grupos para o planejamento curricular do novo ano letivo:

1- Professores de Língua Portuguesa, de Língua Inglesa, de Educação Física e de Artes.

2 - Professores de Matemática.

3 - Professores de Ciências da Natureza.

4 - Professores de Geografia e de História.

5 - Professores de Ensino Religioso.

Sobre essa proposta, é correto afirmar que ela

De acordo com Vasconcellos _________________________ é a proposta geral das experiências de aprendizagem que serão oferecidas pela escola, incorporada nos diversos componentes curriculares; é a espinha dorsal da escola, desde as séries iniciais até as finais. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Para Palma et al (2010):


Essas considerações se referem a aspectos presentes no currículo

Uma vez que a alfabetização entende o processo inicial de aquisição da leitura e da escrita, o termo letramento será usado:

A incorporação do conhecimento sobre o patrimônio cultural local à prática educativa exige políticas educacionais que abordem essa temática. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item.

Os efeitos de políticas públicas e de investimentos públicos e privados para a preservação cultural podem ser potencializados se acompanhados de um processo educativo vinculado à educação básica, por meio do qual as pessoas possam aprender e ensinar novas formas de se relacionar com as dimensões culturais de que fazem parte.

A escolha dos conteúdos de ensino é uma das tarefas mais importantes para o professor, pois eles são a base informativa e formativa do processo de compreensão e assimilação (Libâneo, 2013). Neste sentido, é CORRETO afirmar que


O currículo é o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção e a socialização de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidades sociais e culturais dos estudantes (Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, 2013). Deve difundir os valores fundamentais do interesse social, dos direitos e deveres dos cidadãos, do respeito ao bem comum e a ordem democrática, bem como considerar as condições de escolaridade dos estudantes em cada estabelecimento de ensino. Conforme as Diretrizes, a organização do tempo curricular deve ser construída em função das peculiaridades de seu meio e das características próprias dos seus estudantes. De acordo com o exposto acima, analise as afirmativas abaixo assinalando a correta:

De acordo com a Resolução SGED nº 111/2018, no Município de Coronel Fabriciano a opção de matrícula dos alunos para o Ensino Religioso é:

Em uma matriz curricular de Alfabetização Matemática em que se propõe trabalhar “centena" com do Ensino Fundamental que objetivo de aprendizagem podemos corretamente estabelecer com esta temática?

Para atender uma matriz curricular de Alfabetização Matemática que propõe aos alunos do Ensino Fundamental “reconhecer os eixos de simetria de uma figura”, o Professor de Séries Iniciais deverá trabalhar a seguinte temática:

Em uma matriz curricular de Alfabetização Matemática em que se propõe trabalhar “adição com total até 99 com reagrupamento” com alunos do Ensino Fundamental que objetivo de aprendizagem podemos corretamente estabelecer com esta temática?

“Dentre as diferentes formas com que o currículo foi – e continua sendo – significado ao longo dos tempos, ganha destaque sua identificação com o conhecimento – escolar, acadêmico, científico, erudito – e se vincula a um debate sobre as relações entre currículo e ciência”. (LOPES; MACEDO, 2012, p. 152). Sobre currículo, analise os itens abaixo. I. O processo acentuado de críticas pelas quais a ciência passa a ser submetida no século XX tem impactos significativos no campo do currículo. II. A desconstrução das bases do que se entende por conhecimento na modernidade, promove uma reconfiguração da significação do currículo, particularmente aquelas associadas a critérios epistemológicos. III. Com o pensamento crítico, a teoria curricular passa a questionar a centralidade do conhecimento acadêmico-científico e, especialmente, a assunção de sua neutralidade partilhada pelas abordagens tradicionais. Está correto o afirmado:

O currículo é um documento que apresenta os conteúdos que deverão ser trabalhados em sala de aula, em cada nível de escolarização. Contudo, os Estudos Curriculares mostraram que a seleção dos conteúdos a serem abordados está permeada de valores que refletem concepções históricas e filosóficas acerca da Educação. As teorias mais conhecidas e aceitas no meio acadêmico que tratam do currículo podem ser divididas em três: Teorias Tradicionais, Teorias Críticas e as Teorias Pós-Críticas. Com base na contextualização, preencha as lacunas relacionando a elas os itens a seguir. (1) Teorias Tradicionais. (2) Teorias Pós-Críticas. (3) Teorias Críticas. ( ) Trazem elementos como identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, saber-poder, representação, cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade e multiculturalismo, enfatizando o conceito de discurso ao de ideologia. ( ) Empregam conceitos de ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência e objetivos em que fica explícita a preocupação com questões de organização. Dentro dessa linha de pensamento, uma concepção tradicional de currículo estaria basicamente preocupada com a questão “como planejar um currículo.” ( ) Enfatizam a ideologia, a reprodução cultural e social, o poder, a classe social, o capitalismo, as relações sociais de produção, a conscientização, a emancipação e a libertação, o currículo oculto e a resistência, revelando a existência de um deslocamento do eixo dos conceitos simplesmente pedagógicos de ensino e aprendizagem para um eixo que privilegia os conceitos de poder e ideologia. Para se deter nesta questão, a concepção crítica deveria realizar uma compreensão reflexiva sobre o que esse objeto é em sua essencialidade histórica e material. Assinale a sequência correta.

Em uma partida de futebol de campo o jogador não estará impedido quando:

Art. 13 - § 3º - A organização do percurso formativo, aberto e contextualizado, deve ser construída em função das peculiaridades do meio e das características, interesses e necessidades dos estudantes, incluindo não só os componentes curriculares centrais obrigatórios, previstos na legislação e nas normas educacionais, mas outros, também, de modo flexível e variável, conforme cada projeto escolar, e assegurando:

I. Constituição de rede de aprendizagem, entendida como um conjunto de ações didático-pedagógicas, com foco na aprendizagem e no gosto de aprender, subsidiada pela consciência de que o processo de comunicação entre estudantes e professores é efetivado por meio de teoria intensiva.

II. Organização da matriz curricular entendida como alternativa operacional que embase a gestão do currículo escolar e represente subsídio para a gestão da escola (na organização do tempo e do espaço curricular, distribuição e controle do tempo dos trabalhos docentes), passo para uma gestão centrada na abordagem interdisciplinar, organizada por eixos temáticos, mediante interlocução entre os diferentes campos do conhecimento.

III. Entendimento de que eixos temáticos são uma forma de organizar o trabalho pedagógico, limitando a dispersão do conhecimento, fornecendo o cenário no qual se constroem objetos de estudo, propiciando a concretização da proposta pedagógica centrada na visão interdisciplinar, superando o isolamento das pessoas e a compartimentalização de conteúdos rígidos.

Em consonância com a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, está correto o que se afirma em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282