Assinale a alternativa CORRETA. O processo pelo qual um indivíduo transmite estímulos destinados a modificar o comportamento de outros indivíduos é chamado de:
Um sistema de informação responsável por promover a integração dos dados de outros sistemas e disponibilizar relatórios com informações relevantes para a tomada de decisões no âmbito de uma Instituição é classificado como sistema de informação
Atualmente, as organizações estão tentando melhorar as suas comunicações internas e externas, devido ao grande número de problemas gerados pela inadequação dessas comunicações. Qual é o procedimento recomendado na tentativa de maximizar a eficácia da comunicação organizacional?
Acerca de estrutura e cultura organizacional, julgue os itens que se
seguem.
A cultura organizacional pode ser definida como o conjunto de valores e normas que são compartilhados pelos membros de uma organização e controlam a forma como eles se relacionam entre si, com fornecedores, clientes e membros externos.
Com relação à ferramenta de gestão denominada balanced scorecard, julgue os itens subsequentes.
Existem duas formas de comunicação organizacional: a oral e a escrita, que podem ser auxiliadas por recursos visuais, e podem ocorrer de cima para baixo, de baixo para cima e lateralmente.
Sistema de informação é um conjunto de recursos humanos e materiais dentro de uma entidade, sendo responsável pela coleta e pelo processamento de dados, para produzir informações que sejam úteis a todos os segmentos dessa entidade. Uma informação, para ser considerada como tal, deve atender a alguns atributos:
Acessibilidade
Abrangência
Precisão
Propriedade
Oportunidade
Clareza
Flexibilidade
Verificabilidade
Não preconcepção
Quantificabilidade
Assinale a única alternativa correta.
Nas organizações mais bem sucedidas do mundo, a área de comunicação interna recebe a máxima prioridade. Analise as proposições abaixo.
I - Dado é um registro ou anotação a respeito de um determinado evento ou ocorrência.
II - Emissor ou fonte é a pessoa, coisa ou processo que emite uma mensagem.
III - Informação é o conjunto de dados com um determinado significado.
IV - Ruído é uma interferência estranha que afeta a mensagem. É um elemento prejudicial ao processo de comunicação.
V - Comunicação é o processo de transmissão de uma informação de uma pessoa para outra, sendo então compartilhada por ambas.
Assinale a alternativa correta.
O processo de comunicação é essencial para que as informações passem de uma pessoa a outra dentro das organizações. Quando a informação não ocorre de maneira clara, surgem as barreiras no processo de comunicação. Representa uma barreira humana à comunicação
No atendimento telefônico, o atendente deve transmitir uma imagem de
A respeito de comunicação empresarial, julgue os próximos itens.
Em uma empresa, estabelece-se entre pessoas de mesmo nível hierárquico a comunicação horizontal, considerada prejudicial ao bom funcionamento das atividades organizacionais, que devem ser pautadas pela competição entre departamentos.
A partir das ideias apresentadas no texto acima, julgue os itens
subsecutivos.
Os fenômenos cognitivos, papéis e normas sociais estão relacionados, independentemente da organização, às informações interdepartamentais
A respeito de comunicação empresarial, julgue os próximos itens.
Para que haja adequado posicionamento da marca de uma empresa, é necessário que, ao se adotar uma estratégia de comunicação, sejam considerados tanto o público interno, formado pelos funcionários e administradores, quanto o externo, composto de clientes, parceiros comerciais, acionistas, entre outros participantes.
A partir das ideias apresentadas no texto acima, julgue os itens
subsecutivos.
A organização, ao fazer uso de um sistema de comunicação, deve considerar, tanto no contexto formal quanto no informal, os níveis referidos no texto.
A partir das ideias apresentadas no texto acima, julgue os itens
subsecutivos.
Dentro da organização, a eficiência da comunicação interpessoal independe da capacidade de cada indivíduo, sendo influenciada por regras, normas e outros múltiplos fatores.
A respeito de comunicação empresarial, julgue os próximos itens.
Uma das grandes barreiras à comunicação interpessoal diz respeito aos aspectos semânticos da linguagem, ou seja, aos diferentes sentidos que as pessoas associam às palavras de outrem, o que pode causar desentendimentos decorrentes de interpretações equivocadas.