Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 358 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Organizações públicas, privadas e do terceiro setor têm responsabilidade de se relacionar com os mais diversos públicos, não apenas pelo interesse da organização em si, mas em decorrência dos impactos sobre a sociedade, a democracia e a formação do pensamento social. Com base nessa informação, julgue o item.

Ao desenvolver mecanismos de relacionamento entre pessoas, públicos e instituições, as relações públicas contribuem para um desenvolvimento sustentável, com impactos sobre o capital humano e o capital social.

Utilizando o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item.

Os comportamentos considerados como bons e maus em determinada sociedade são indicados pela moral.

Comunicar é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana. A comunicação organizacional, termo predominante no meio acadêmico, é também chamada de “comunicação institucional. Qual a alternativa que aparenta uma definição da comunicação no meio organizacional?

Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue o item subsequente.

O trabalho do profissional de relações públicas é mais estratégico que social, portanto limita-se às suas ações em meio corporativo e empresarial.

Quando é necessário oferecer instruções sobre o trabalho, informações sobre políticas da organização e contrapartidas em relação ao desempenho, a direção da comunicação organizacional a ser adotada é a comunicação

No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item que se segue.

A identidade institucional consiste no resultado do balanço entre percepções positivas e negativas que a empresa transmite a determinado público.

Cada vez mais o servidor precisa desenvolver novas habilidades de comunicação oral, que vão desde a demonstração de conhecimento profundo dos serviços que a Organização oferece até a capacidade de interagir com o administrado – o que inclui falar e ouvir bem. Dentre as alternativas abaixo, são técnicas e estratégias de comunicações, EXCETO.



Atualmente, todas as empresas e instituições possuem o Sistema de Identidade Visual (SIV), que pode ser definido como:

“Sistema de normatização para proporcionar unidade e identidade a todos os itens de apresentação de um dado objeto, por meio de seu aspecto visual. Este objeto pode ser uma empresa, um grupo ou uma instituição, bem como uma ideia, um produto ou um serviço."

(PEÓN, Maria Luísa; Sistemas de identidade visual. Teresópolis: 2AB.)

São considerados elementos primários de um SIV:

Para a área de Comunicação Organizacional de uma instituição financeira, é vital que se tenha uma mailing list. Contudo, tendo em vista as mudanças de funções e profissionais, dados cadastrais, endereços e formas de contato, faz-se necessária a paulatina atualização das informações daquele banco de dados. É mais eficiente, também, o trabalho compartilhado, isto é, aquele que não fica sob a incumbência de um único profissional da Comunicação Organizacional.

Dessa forma, tendo em vista parâmetros como agilidade, facilidade em acessar as informações e cooperação, a mailing list deve:

São consideradas vantagens da descentralização da autoridade nas organizações, EXCETO:

As falhas nos fluxos de comunicação organizacional afetam diretamente o resultado de um processo de mudança. Diante das possíveis disfunções capazes de comprometer o processo de comunicação, duas são as estratégias e ação indicadas:

As publicações se enquadram no processo de comunicação empresarial. Elas constituem canais de comunicação entre a empresa e o sistema cultural-interno, ambiental e competitivo, podendo ser caracterizadas quanto a alguns aspectos. Em relação a esses aspectos, assinale a alternativa no qual a afirmação não é verdadeira:

Considerando a produção multimídia e as possibilidades trazidas pelos meios digitais, julgue o item a seguir.

Hipertexto é um ambiente de narrativa não linear que oferece ao usuário a possibilidade de criar seus caminhos de arquitetura de leitura e pode ser, também, hipermidiático.

Em relação aos tipos de organização, julgue o item a seguir.

A organização linear possui como característica a presença de linhas diretas de comunicação, sem intermediações entre órgãos e cargos.

A respeito de comunicação, julgue o item a seguir.

Há ruído na comunicação entre duas pessoas quando a mensagem não é captada e a comunicação é interrompida.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282