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Julgue os itens a seguir, relativos a benefícios sociais, recrutamento e seleção de pessoas, treinamento e desenvolvimento de pessoas.

A implementação de um programa de benefícios sociais se

justifica na medida em que os investimentos tendem a retornar

para a organização mediante a maior motivação para o

trabalho, o aumento da produtividade e a retenção de talentos.

Acerca do comportamento organizacional e da gestão de pessoas,

julgue os itens seguintes.

Um dos principais objetivos da gestão de pessoas é realizar

uma seleção eficaz, que busque adequar as características

individuais do trabalhador aos requisitos do cargo a ser

ocupado.

Em um estudo pioneiro sobre liderança, White e Lippitt

fizeram uma pesquisa em 1939 para verificar o impacto

causado por três diferentes estilos de liderança e os climas

sociais resultantes. Para esses autores, existem três tipos

básicos de liderança: a autocrática, a liberal (laissez-faire)

e a democrática. Assinale a única afirmativa referente à

liderança democrática.

Existem muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas. Assinale a alternativa que apresenta a técnica de desenvolvimento de pessoas caracterizada pela ocorrência de algum problema de desempenho e com foco de discussão relacionado com o processo de disciplina.

Desde os primórdios da administração, as relações humanas foram consideradas fundamentais para a atuação das pessoas nas organizações, incluindo a qualidade do tratamento dispensado pela gerência aos trabalhadores, o sistema social formado pelos grupos e o papel dos supervisores como intermediários entre os grupos de trabalho e a administração superior. Quais são as principais decisões que um gerente deve tomar para desenhar um programa de relações com os empregados?

Com relação aos fatores que interferem no comportamento humano nas organizações, julgue os itens subsequentes.

Bem-estar subjetivo, bem-estar no trabalho, percepção de suporte organizacional, percepção de suporte social e otimismo são indicadores psicossociais relevantes de comportamento organizacional positivo.

Em muitas organizações, a denominação administração de recursos humanos (ARH) está sendo substituída por expressões como gestão de pessoas (GP), gestão com pessoas, gestão do talento humano, gestão de parceiros ou colaboradores, gestão de competências, gestão do capital humano ou administração do capital humano. As denominações evidenciam os saltos gradativos da área de recursos humanos. Assinale a opção com a característica da abordagem de gestão de pessoas.

Acerca do comportamento organizacional e da gestão de pessoas,

julgue os itens seguintes.

Em razão da sua importância estratégica para as instituições,

a gestão de pessoas atualmente exerce um papel relevante

na estrutura organizacional da maioria das grandes empresas,

com uma extensa e complexa área de atuação.

Em relação ao comportamento organizacional, julgue os itens seguintes.

Nas organizações, os gestores devem estar preparados para

administrar o comportamento dos profissionais,

independentemente de suas personalidades.

O aprimoramento das competências dos integrantes de um grupo, com a finalidade de torná-los um grupo de alto desempenho, é caracterizado por um processo de desenvolvimento de equipes de trabalho. Quais são os fatores críticos de desempenho que caracterizam um grupo de alto desempenho ou uma equipe de trabalho?

A área de educação corporativa está em transição em vários aspectos. Cada vez mais se buscam mecanismos que articulam aprendizagens individuais e coletivas, de forma a construir e consolidar uma cultura de organização aprendente. Para alcançar esse perfil de “organizações que aprendem”, a empresa precisa estar estruturada sob o paradigma da:

O assédio moral tem por consequência

Uma das dimensões mais centrais do estilo de liderança é relativa ao grau de controle exercido sobre o comportamento dos outros. O controle permeia a vida organizacional. Pode operar aberta ou sutilmente; um gerente pode aparentemente compartilhar o controle embora, na verdade, o conserve, como quando são pedidas opiniões que não serão aceitas a menos que encaixem numa decisão

Acerca de comportamento organizacional, julgue os itens a seguir

Postula a teoria da liderança pautada nos recursos cognitivos que, em situações de baixo estresse, líderes e liderados, para conseguirem um desempenho mais eficaz, dependem mais da experiência que da inteligência.

O comportamento macro-organizacional se refere ao comportamento

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