A confiança é uma questão atual e cada vez mais importante nas organizações, principalmente por ser considerada um atributo essencial, associado à liderança. Sobre os tipos de confiança existentes nas relações organizacionais e os princípios básicos que regem as relações de confiança, analise as proposições a seguir:
I. A confiança baseada na identificação permite que uma parte faça as vezes da outra e a substitua nas transações interpessoais, sendo esse o tipo de confiança que os executivos buscam nas equipes.
II. “A confiança aumenta a coesão”, “O downsizing testa o mais alto grau de confiança” e “A desconfiança destrói a confiança” são alguns dos princípios básicos definidos após pesquisas realizadas que permitem uma melhor compreensão sobre a criação da confiança e da desconfiança.
III. A confiança baseada na intimidação se baseia no medo de represálias. As pessoas que se encontram nesse tipo de relacionamento fazem o que dizem por medo das consequências, no caso de não cumprirem suas obrigações.
IV. A confiança baseada no conhecimento tem por base a previsibilidade do comportamento que resulta de um histórico de interações. No entanto, o conhecimento da outra parte e a previsibilidade de seu comportamento não substitui os contratos e as penalidades a que as partes estão sujeitas.
V. A confiança baseada na intimidação funciona independente da efetiva possibilidade de aplicação da penalidade, mesmo que as consequências não estejam efetivamente claras para aquele que traiu a confiança do outro.
Estão CORRETAS, apenas,
Julgue os próximos itens, referentes a comportamento
organizacional.
Para decidir entre o estilo de liderança focado na tarefa e o
estilo de liderança focado nas relações humanas, deve–se
considerar o grau de motivação e de qualificação dos
subordinados.
Julgue os próximos itens, referentes a comportamento
organizacional.
Um sistema de recompensas somente motivará o funcionário
a trabalhar melhor se oferecer–lhe condições de aprimorar seus
desempenhos, estimulá–lo a desejar as recompensas e
disponibilizar um ambiente físico e psicologicamente
apropriado para que o funcionário exerça suas atividades.
No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens
subsecutivos.
O apoio técnico, social e psicológico provido pelas lideranças e pelos colegas de trabalho é tanto ou mais importante para o desempenho individual que intervenções nas competências dos empregados.
Na administração pública, há a tendência de substituição gradual dos métodos tradicionais de avaliação pelo que se denomina atualmente de gestão do desempenho. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Desempenho refere–se ao conjunto de comportamentos manifestados pelo indivíduo no exercício de suas atribuições e responsabilidades no trabalho, bem como aos resultados decorrentes dessa expressão comportamental.
Julgue os próximos itens, referentes a comportamento
organizacional.
As organizações priorizam iniciativas de treinamento
e desenvolvimento de recursos humanos devido ao fato de o
desempenho ser resultado direto das competências que o
empregado expressa em seu trabalho.
O principal recurso organizacional que tem por função promover a competitividade e a sustentabilidade garantindo a capacidade do trabalhador de participar ativa e proativamente dos negócios da empresa é
A respeito dos aspectos relacionados à função de gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.
A escolha final das pessoas que devem constituir uma equipe de trabalho é responsabilidade pessoal do executivo, de caráter intransferível; sendo assim, os serviços de recrutamento e de seleção da empresa ou terceirizados devem ser acionados apenas subsidiariamente.
No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
Ao liderar sua equipe de trabalho, o chefe estabelece uma relação de dependência com respeito a seus liderados, uma vez que, em seu relacionamento com as pessoas da equipe, conhece e domina a base principal do poder interpessoal, exercendo a legitimidade de seu cargo.
Com relação à cultura organizacional e ao desenvolvimento organizacional, julgue os próximos itens.
Ao nível da organização, a formação de equipes, uma técnica de desenvolvimento organizacional, contribui para o aumento da eficácia dos processos de trabalho, possibilitando o rápido diagnóstico das barreiras ao desempenho e a melhoria do relacionamento entre os membros das equipes.
Com referência a comportamento organizacional, julgue os itens
que se seguem.
Quando uma chefia valoriza de modo mais evidente as habilidades interpessoais de um subordinado em detrimento de sua capacidade de realização e entrega de desempenho, pode estar havendo a predominância de um estilo de liderança que se baseia na execução de tarefas e atividades.
As recentes mudanças que ocorrem no mundo moderno provocam diversas alterações nas empresas. Uma das mais significativas alterações sobre alguns "entendimentos" que se tinha e que atualmente se tem, no que diz respeito à Área de Recursos Humanos, é:
No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
A eficácia das equipes de trabalho depende, inicialmente, do contexto organizacional, que condiciona tamanho, papéis, composição e tipo de configuração das equipes de trabalho.
Muitos especialistas em comportamento organizacional sugerem que as culturas organizacionais podem ser gerenciadas. Uma das maneiras é pela Administração Simbólica. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
O comprometimento organizacional está fortemente relacionado à satisfação no trabalho, mas com diferenças significativas. Para vários autores, o comprometimento vai muito além de uma postura de lealdade passiva para com a organização, envolve também um relacionamento ativo que busca seu bem–estar. Sobre esse assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O comprometimento afetivo ocorre quando o funcionário deseja permanecer na organização por não conseguir outro emprego.
( ) O comprometimento contínuo ocorre quando o funcionário deseja permanecer na organização devido a ligações emocionais.
( ) Os valores dos funcionários não foram considerados nos estudos sobre comprometimento organizacional, apenas os da empresa.
( ) O comprometimento pode ser caracterizado por uma forte crença e aceitação dos objetivos e valores da organização.
( ) O comprometimento pode ser caracterizado pelo desejo do funcionário de se manter membro da organização.