Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

No Brasil, as descobertas da síndrome do trabalho vazio entre bancários, da paranoia entre digitadores, da histeria em trabalhadores de creches e do burnout em educadores foram alcançadas por meio de um método de investigação utilizado para identificar quadros psicopatológicos associados a determinadas categorias profissionais. A partir desta elucidação, considere:
I. Este método estuda a distribuição, determinação e modos de expressão, para fins de planejamento, prevenção e produção de conhecimento, de qualquer elemento do processo saúde/doença em relação à determinada população. II. Há o entendimento de que o sofrimento psíquico e a doença mental ocorrem quando, e apenas quando, afetam esferas da nossa vida que são significativas, geradoras e transformadoras de significado, como por exemplo, a esfera do trabalho.
III. A relação deste método de investigação com o, chamado hoje, campo da saúde do trabalhador se faz a partir da obra de Ramazzini, a primeira publicação sistematizada sobre os efeitos do trabalho nos processos de adoecimento dos trabalhadores.
IV. O modelo da determinação social da doença, com a aplicação dos conhecimentos das ciências sociais, empobreceu este método de investigação, com contribuições que não permitiram comprovar o caráter social do processo saúde/doença. V. A concepção monocausal, que se deu apenas a partir da 2a guerra mundial, tem se apresentado como marco explicativo predominante em substituição ao paradigma multicausal, favorecendo a aplicação da epidemiologia no campo da saúde/doença mental.
Está correto o que consta APENAS em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282