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Acerca dos requisitos para sistemas informatizados de gestão

arquivística de documentos, julgue os itens seguintes.

Os documentos arquivísticos digitais, nas três idades, devem

ser gerenciados por meio de um sistema informatizado de

gestão arquivística de documentos (SIGAD).

Conjunto de documentos que preservam a memória da instituição; tem valor histórico, definitivo:

Acerca dos instrumentos de gestão arquivística, julgue os itens a

seguir.

O plano de destinação é um instrumento de avaliação aplicado

nos arquivos correntes.

A respeito de ações culturais e educativas e da difusão nos arquivos

permanentes, julgue os próximos itens.

Ações culturais, educativas e de difusão são, originariamente,

desenvolvidas nos arquivos correntes.

A tabela de temporalidade e destinação de documentos (TTD) é um instrumento arquivístico resultante do processo de avaliação que tem por objetivo definir prazos de guarda e destinação de documentos, com vistas a garantir o acesso à informação a quantos dela necessitem, constituindo-se, ainda, num registro esquemático do ciclo de vida documental do órgão. Sua estrutura básica deve, necessariamente, apresentar: os conjuntos documentais produzidos e recebidos pela instituição no exercício de suas atividades, os prazos de guarda nas fases corrente e intermediária, a destinação final – eliminação ou guarda permanente –, além de um campo para observações necessárias à sua compreensão e aplicação. Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas.
I. Os prazos de guarda que se referem ao tempo necessário para arquivamento dos documentos, nas fases corrente e intermediária, visando atender exclusivamente às necessidades da administração que os gerou, devem ser representados, preferencialmente, em anos. Excepcionalmente, podem ser expressos a partir de uma ação estabelecida em dispositivos ou rotinas administrativas. Entretanto, a definição da ação deve ser objetiva. Exemplos: “até aprovação das contas”, “até homologação da aposentadoria”, “até quitação da dívida”, “até o trânsito em julgado”. II. O prazo estabelecido para a fase corrente relaciona-se ao período em que o documento é frequentemente consultado, exigindo sua permanência junto às unidades organizacionais. A fase intermediária se refere ao período em que o documento ainda é necessário à administração, porém com menor frequência de uso, podendo ser transferido para depósito em outro local, porém próximo da administração.
III. A destinação final pode ser a guarda permanente – quando as informações contidas no documento são consideradas importantes para fins de prova, informação e pesquisa, e, portanto, imprescindíveis ao órgão produtor e à sociedade – ou a eliminação, se o documento não apresenta valor probatório ou informativo.
Está correto o que se afirma em:

Os documentos devem ser classificados no ato de

Para fins de avaliação, o valor secundário dos documentos divide-se em valores

A respeito de conceitos e princípios da arquivologia, julgue os itens que se seguem

Um documento de arquivo com valor primário pertence ao

arquivo corrente ou arquivo intermediário.

Conjunto de documentos utilizados no prosseguimento das atividades administrativas, jurídicas e funcionais. Tem maior frequência de consulta:

A respeito das técnicas de organização de arquivos, julgue os itens subsequentes.

O arquivo intermediário, por ser pouco consultado pela

administração, pode ficar fisicamente afastado do seu

acumulador.

Acerca de gestão de documentos aplicada aos arquivos

governamentais, julgue os itens seguintes.

A diminuição do valor primário dos documentos indica a

necessidade do recolhimento desses documentos aos arquivos

correntes.

O ciclo vital dos documentos surgiu quando os norte-americanos e canadenses precisaram racionalizar a produção e destinação dos documentos. Isso se deu após a

O ciclo de vida dos documentos ou teoria das 3 idades visam estabelecer prazos para a guarda dos documentos ou eliminação, contribuindo para a eficiência administrativa e preservação do patrimônio documental. Escolha a alternativa correta que corresponde a idade e a fase do ciclo de vida do documento.

De acordo com os prazos de guarda, os documentos podem ser considerados: de guarda eventual, de guarda temporária ou de guarda permanente. Os de guarda temporária são aqueles em que prevalece o interesse administrativo como determinante de seu valor e, consequentemente, de seu prazo de retenção. Nesse grupo estão incluídos os seguintes documentos, exceto:

Os tipos de arquivos relacionam-se à frequência do uso ou consulta e são denominados:
1) ativo.
2) morto.
3) inativo.
4) temporário.
5) permanente.
Estão corretas, apenas:

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