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Um dos princípios do Cobit 5 é atender às necessidades das partes interessadas considerando suas expectativas acerca da tecnologia da informação na organização. Com base nesse princípio, assinale a opção que apresenta o objetivo corporativo que atende a dimensão BSC (balanced scorecard) do cliente.

Considerando as noções de gestão estratégica, quanto ao balanced scorecard (BSC), é correto afirmar que

Com base em conhecimentos relativos à administração geral, julgue o item subsequente.

Todos os indicadores selecionados para o balance scorecard devem fazer parte de uma cadeia de causa e efeito que termine em objetivos financeiros e represente um cenário estratégico para a unidade de negócios.

Acerca do BSC (balanced scorecard) nas organizações, assinale a opção correta.

O Balanced Scorecard é um instrumento amplamente divulgado e adotado nas organizações atualmente, como apoio à gestão estratégica. Quando aplicado à gestão estratégica de pessoas, o Scorecard é construído considerando-se quatro dimensões fundamentais, relativas à arquitetura de RH: produtos de RH, sistemas de trabalho de alto desempenho, alinhamento dos sistemas de RH e eficiência com que se geram os produtos de RH. Entre os indicadores de eficiência de RH, na perspectiva do Scorecard de RH, estão:

No que concerne à função e aos processos de planejamento em

organizações, julgue os itens subsequentes.

O balanced scorecard é uma ferramenta estratégica utilizada

na análise das seguintes dimensões associadas ao desempenho

empresarial: perspectiva dos clientes, perspectiva dos

processos internos, perspectiva dos trabalhadores e perspectiva

do desempenho financeiro.

Acerca do BSC (balanced scorecard) nas organizações, assinale a opção correta.

Com relação a planejamento estratégico, julgue os itens a seguir.

Foi solicitado a um analista de TI que avaliasse, em relação às boas práticas do PMBOK 5 e ao MPS.BR (2016), os critérios elencados pelo órgão e discutidos pelo comitê de TI. Tendo como referência essas informações, julgue os seguintes itens, a respeito de gerenciamento de projetos e qualidade de software.

O BSC (Balanced Scorecard) é fundamentado em quatro

perspectivas, entre as quais se inclui a etapa de definição dos

indicadores de resultado (lagging indicators) e dos indicadores

de desempenho (performance indicators).

Considerando o alinhamento estratégico de TI e o BSC (balanced scorecard), julgue os itens subsequentes.

A construção de um BSC em uma organização inclui o estabelecimento da visão da empresa e sua decomposição nas perspectivas financeira, de aprendizado e crescimento, do cliente e de processos internos, além do estabelecimento dos objetivos estratégicos para todas essas perspectivas.

O Balanced Scorecard é um instrumento de apoio à gestão estratégica, que visa fornecer uma visão de conjunto dos fatores críticos de sucesso para as organizações e enfatiza as seguintes dimensões ou perspectivas, EXCETO:

O Balanced Scorecard - BSC corresponde a um modelo de gestão estratégica que alinha missão, visão e estratégia da organização a um conjunto de indicadores

O Balanced ScoreCard – BSC é responsável por traduzir os objetivos estratégicos em indicadores de desempenho classificados em quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos, e aprendizagem e crescimento organizacional. Embora largamente utilizado em empresas públicas e privadas, quando implementado nas organizações públicas duas dessas perspectivas precisam ser adaptadas:

Julgue os itens a seguir, relativos ao planejamento estratégico na área de tecnologia da informação (TI).

As quatro perspectivas do BSC (balanced scorecard) — de

aprendizado e de conhecimento; dos clientes; financeira;

e de processos internos — estabelecem relações de causa e

efeito, de modo que medidas, metas e iniciativas são traçadas

para cada uma dessas perspectivas.

No que concerne à função e aos processos de planejamento em

organizações, julgue os itens subsequentes.

A perspectiva clientes do balanced scorecard considera, entre

outros aspectos, a relação dos níveis de satisfação e retenção

dos clientes com a percepção deles em relação à organização.

Uma empresa quer adotar o balanced scorecard como ferramenta de gestão. O diretor de recursos humanos precisa propor indicadores relativos à categoria de objetivos “capacidade dos funcionários”, dentro da perspectiva “aprendizado e crescimento” do balanced scorecard. Seria um indicador adequado:

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