Um dos princípios do Cobit 5 é atender às necessidades das partes interessadas considerando suas expectativas acerca da tecnologia da informação na organização. Com base nesse princípio, assinale a opção que apresenta o objetivo corporativo que atende a dimensão BSC (balanced scorecard) do cliente.
Considerando as noções de gestão estratégica, quanto ao balanced scorecard (BSC), é correto afirmar que
Com base em conhecimentos relativos à administração geral, julgue o item subsequente.
Todos os indicadores selecionados para o balance scorecard devem fazer parte de uma cadeia de causa e efeito que termine em objetivos financeiros e represente um cenário estratégico para a unidade de negócios.
Acerca do BSC (balanced scorecard) nas organizações, assinale a opção correta.
O Balanced Scorecard é um instrumento amplamente divulgado e adotado nas organizações atualmente, como apoio à gestão estratégica. Quando aplicado à gestão estratégica de pessoas, o Scorecard é construído considerando-se quatro dimensões fundamentais, relativas à arquitetura de RH: produtos de RH, sistemas de trabalho de alto desempenho, alinhamento dos sistemas de RH e eficiência com que se geram os produtos de RH. Entre os indicadores de eficiência de RH, na perspectiva do Scorecard de RH, estão:
No que concerne à função e aos processos de planejamento em
organizações, julgue os itens subsequentes.
O balanced scorecard é uma ferramenta estratégica utilizada
na análise das seguintes dimensões associadas ao desempenho
empresarial: perspectiva dos clientes, perspectiva dos
processos internos, perspectiva dos trabalhadores e perspectiva
do desempenho financeiro.
Acerca do BSC (balanced scorecard) nas organizações, assinale a opção correta.
Com relação a planejamento estratégico, julgue os itens a seguir.
Foi solicitado a um analista de TI que avaliasse, em relação às boas práticas do PMBOK 5 e ao MPS.BR (2016), os critérios elencados pelo órgão e discutidos pelo comitê de TI. Tendo como referência essas informações, julgue os seguintes itens, a respeito de gerenciamento de projetos e qualidade de software.
O BSC (Balanced Scorecard) é fundamentado em quatro
perspectivas, entre as quais se inclui a etapa de definição dos
indicadores de resultado (lagging indicators) e dos indicadores
de desempenho (performance indicators).
Considerando o alinhamento estratégico de TI e o BSC (balanced scorecard), julgue os itens subsequentes.
A construção de um BSC em uma organização inclui o estabelecimento da visão da empresa e sua decomposição nas perspectivas financeira, de aprendizado e crescimento, do cliente e de processos internos, além do estabelecimento dos objetivos estratégicos para todas essas perspectivas.
O Balanced Scorecard é um instrumento de apoio à gestão estratégica, que visa fornecer uma visão de conjunto dos fatores críticos de sucesso para as organizações e enfatiza as seguintes dimensões ou perspectivas, EXCETO:
O Balanced Scorecard - BSC corresponde a um modelo de gestão estratégica que alinha missão, visão e estratégia da organização a um conjunto de indicadores
O Balanced ScoreCard – BSC é responsável por traduzir os objetivos estratégicos em indicadores de desempenho classificados em quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos, e aprendizagem e crescimento organizacional. Embora largamente utilizado em empresas públicas e privadas, quando implementado nas organizações públicas duas dessas perspectivas precisam ser adaptadas:
Julgue os itens a seguir, relativos ao planejamento estratégico na área de tecnologia da informação (TI).
As quatro perspectivas do BSC (balanced scorecard) — de
aprendizado e de conhecimento; dos clientes; financeira;
e de processos internos — estabelecem relações de causa e
efeito, de modo que medidas, metas e iniciativas são traçadas
para cada uma dessas perspectivas.
No que concerne à função e aos processos de planejamento em
organizações, julgue os itens subsequentes.
A perspectiva clientes do balanced scorecard considera, entre
outros aspectos, a relação dos níveis de satisfação e retenção
dos clientes com a percepção deles em relação à organização.
Uma empresa quer adotar o balanced scorecard como ferramenta de gestão. O diretor de recursos humanos precisa propor indicadores relativos à categoria de objetivos “capacidade dos funcionários”, dentro da perspectiva “aprendizado e crescimento” do balanced scorecard. Seria um indicador adequado: