O BSC também pode ser entendido como uma metodologia administrativa baseada no equilíbrio organizacional e estruturada em quatro categorias básicas (denominadas perspectivas). Uma delas está voltada para analisar o negócio do ponto de vista do que é básico para alcançar o futuro com sucesso, considera as pessoas em termos de capacidades, habilidades, competências, motivação, empowerment, alinhamento e estrutura organizacional em termos de investimentos no seu futuro. Essa categoria (perspectiva) é a de
O Balanced Scorecard – BSC é um método de administração utilizado para auxiliar na execução e monitoramento da estratégia organizacional, baseando-se em quatro perspectivas: Finanças, Clientes, Processos internos e Aprendizagem/Crescimento Organizacional. Assim sendo, a utilização do BSC requer que cada organização passe a focalizar a estratégia através de vários meios e em diferentes sequências, utilizando princípios norteadores (CHIAVENATO, 2011). Assinale a alternativa cujo conteúdo NÃO está de acordo com esses princípios.
Atenção: A questão é referente ao conteúdo programático de Noções de Administração Pública.
A aplicação do Balanced Scorecard (BSC), como metodologia no planejamento estratégico das organizações, contempla os mapas estratégicos, os quais têm por escopo precípuo a
Uma empresa do setor de e-commerce elabora o mapa estratégico para a realização do Balanced Scorecard.
Relacione os objetivos estratégicos, listados a seguir, às perspectivas correspondentes.
1- Aumentar o lucro líquido.
2- Aumentar o nível de satisfação dos funcionários.
3- Reduzir as devoluções de produtos.
4- Aumentar o market-share.
( ) Perspectiva Financeira.
( ) Perspectiva do Cliente.
( ) Perspectiva dos Processos Internos.
( ) Perspectiva do aprendizado e crescimento.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
O Balanced Scorecard traduz a visão e a estratégia da organização em um conjunto de medidas de desempenho. Esse método pauta-se em quatro perspectivas básicas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento organizacional. Assinale a alternativa que representa um indicador/medida referente à perspectiva de aprendizado e crescimento organizacional.
Uma empresa, pensando em traduzir sua missão e estratégias empresariais em medidas tangíveis financeiras e não financeiras, decidiu adotar como instrumento gerencial o Balanced Scorecard. Para tanto, esse instrumento prevê a necessidade de dividir em quatro as estratégias de perspectivas de negócios. Quais são elas?
A XYZ é uma empresa do ramo editorial que atua no mercado há cerca de dez anos. A empresa construiu uma sólida posição no mercado e atrai investimentos e reinvestimentos de acionistas diversos, cuja expectativa é obter excelente retorno sobre o capital investido. Devido a seu porte médio, a XYZ constitui uma única Unidade Estratégica de Negócio (UEN). A empresa está implantando o balanced scorecard como ferramenta de gestão, e o diretor financeiro precisa identificar uma medida adequada para o tema estratégico “redução de custos/melhoria da produtividade".
Na situação descrita, seria uma medida adequada:
O mapeamento estratégico utilizado na metodologia do Balanced Scorecard é uma importante ferramenta para visualizar e comunicar os processos pelos quais a organização cria valor.
Sobre o mapa estratégico, assinale a afirmativa correta.
Um dos princípios do Cobit 5 é atender às necessidades das partes interessadas considerando suas expectativas acerca da tecnologia da informação na organização. Com base nesse princípio, assinale a opção que apresenta o objetivo corporativo que atende a dimensão BSC (balanced scorecard) do cliente.
Considerando as noções de gestão estratégica, quanto ao balanced scorecard (BSC), é correto afirmar que
Com base em conhecimentos relativos à administração geral, julgue o item subsequente.
Todos os indicadores selecionados para o balance scorecard devem fazer parte de uma cadeia de causa e efeito que termine em objetivos financeiros e represente um cenário estratégico para a unidade de negócios.
Acerca do BSC (balanced scorecard) nas organizações, assinale a opção correta.
O Balanced Scorecard é um instrumento amplamente divulgado e adotado nas organizações atualmente, como apoio à gestão estratégica. Quando aplicado à gestão estratégica de pessoas, o Scorecard é construído considerando-se quatro dimensões fundamentais, relativas à arquitetura de RH: produtos de RH, sistemas de trabalho de alto desempenho, alinhamento dos sistemas de RH e eficiência com que se geram os produtos de RH. Entre os indicadores de eficiência de RH, na perspectiva do Scorecard de RH, estão:
No que concerne à função e aos processos de planejamento em
organizações, julgue os itens subsequentes.
O balanced scorecard é uma ferramenta estratégica utilizada
na análise das seguintes dimensões associadas ao desempenho
empresarial: perspectiva dos clientes, perspectiva dos
processos internos, perspectiva dos trabalhadores e perspectiva
do desempenho financeiro.
Acerca do BSC (balanced scorecard) nas organizações, assinale a opção correta.