Julgue os seguintes itens, relativos à evolução da administração e
do processo administrativo.
A utilização do Balanced scorecard deve considerar que a estratégia da organização é uma tarefa diária de cada colaborador.
Acerca do balanced scorecard, julgue os itens que se seguem.
Por meio do balanced scorecard, mede–se o desempenho organizacional como um todo, de acordo com as seguintes perspectivas: financeiras; processos internos do negócio; aprendizado e crescimento; e clientes.
Julgue os próximos itens acerca do planejamento e controle da produção.
O plano de ação, o plano de atividade e o controle por BSC (balanced score card) são funções de planejamento e controle que devem ser rompidas nos sistemas de produção.
O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta da administração que pode ser usada para gerenciar o desempenho organizacional.
Analisando–se essa ferramenta, verifica–se que ela
Medir o desempenho organizacional é um grande desafio para
as organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Nesse
sentido, merecem destaque os modelos de medição de
desempenho balanced scorecard (BSC) e performance prism
(PP). Uma das críticas do PP em relação ao BSC é que o
segundo trata de forma superficial os
Com relação a gestão de produto, gestão estratégica e organizacional e gestão de conhecimento organizacional, julgue os itens subsequentes.
Kaplan e Norton propuseram o BSC (balanced scorecard) considerando os objetivos de curto e longo prazos, medidas financeiras e não financeiras, indicadores de performance e as perspectivas interna e externa do desempenho empresarial.
No que diz respeito aos métodos e processos administrativos, julgue os itens seguintes.
Em um sistema de formulação de estratégias, a análise de possíveis associações entre a matriz SWOT e as perspectivas do Balanced Scorecard antes da composição de um mapa estratégico possibilita a otimização do processo ao permitir, por exemplo, a antecipação de resultados futuros por meio do estabelecimento de hipóteses estratégicas com base nos cenários externos e internos e na visão de futuro da organização.
Segundo Kaplan & Norton, o Balanced Scorecard é uma
ferramenta que materializa a visão e a estratégia da
organização. Ao se implantar essa ferramenta, a
organização deve considerar os seguintes componentes:
O BSC (Balanced ScoreCard) é utilizado na Gestão Estratégica das organizações e envolve ações diversas para atingimento dos resultados, EXCETO:
A estratégia vem tendo um papel cada vez maior nas discussões acadêmicas, na literatura da
administração e nas ações organizacionais. Sobre a evolução do conceito de estratégia e sua
aplicação na gestão de pessoas, analise as proposições abaixo.
I. O Balanced Scored Card (BS(C), proposto por Kaplan e Norton (2001), transformou-se em
um processo gerencial eficaz que possibilita não apenas mensurar resultados estratégicos,
mas também focar e alinhar as estratégias de gestão de pessoas à estratégia organizacional,
por considerar indicadores de desempenho ligados às pessoas na organização.
II. O termo “administração estratégica de recursos humanos" surgiu na literatura internacional
no início da década de 1980, com a publicação das obras “Estratégia competitiva: criando e
desenvolvendo um desempenho superior" e “Vantagem competitiva das nações", de
Michael Porter.
III. Na gestão estratégica de pessoas, tanto a estratégia de controle como a estratégia de
comprometimento se unem em busca da excelência no desempenho organizacional,
fazendo com que essas duas visões percebam o papel do ser humano no trabalho de
maneira similar, pois a filosofia de administração que as conduz é a mesma.
IV. A estratégia de gestão de pessoas integra-se ao processo de formulação e implementação
da estratégia organizacional, pautando-se na visão da organização para fomentar as
diversas etapas da estratégia funcional que integrarão a estratégia da organização, sendo
necessária a retroalimentação das informações em todo processo.
V. Na integração da estratégia de gestão de pessoas à estratégia organizacional, necessita-se
investigar as capacidades internas da organização, o que implica, de forma ampla,
conhecer sua estrutura, seus sistemas e processos, sua cultura, além das pessoas que nela
trabalham, oportunizando a construção de vantagens competitivas sustentáveis.
Estão CORRETAS apenas as proposições que correspondem aos itens:
Julgue os próximos itens acerca da gestão de processos.
O balanced scorecard é uma ferramenta de gestão que possui como limitação não permitir a associação de indicadores de processos aos indicadores financeiros, de clientes, de mercado e inovação e de crescimento.
Como ferramenta de gerenciamento do
desempenho organizacional, o balanced scorecard
focaliza quatro dimensões ou perspectivas
importantes do desempenho organizacional.
Assinale a alternativa que apresenta a questão
básica que a perspectiva dos processos internos
procura responder sobre o desempenho da
organização.
O Balanced Scorecard pode ser utilizado pelas empresas para
verificar se dispõem de controles estratégicos e financeiros para
avaliar seu desempenho. Essa técnica é mais aproveitada quando
se está lidando com estratégias em nível de negócios.
Assinale a opção que apresenta perspectivas que se integram
para formar a estrutura do Balanced Scorecard.
Uma das vantagens da utilização do Balanced Scorecard é permitir que a empresa
O BSC, acrônimo do inglês Balanced Scorecard, tem como principal objetivo o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais de uma empresa. Ele é dividido em quatro dimensões, ou perspectivas de negócio. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa que apresenta as quatro perspectivas do BSC.