Uma determinada organização pública utiliza o Balanced Scorecard como ferramenta em sua gestão estratégia. Ao longo dos últimos seis meses, os diretores de finanças, operações e recursos humanos reuniram-se quinzenalmente com suas equipes para garantir o alinhamento de metas e resultados estratégicos, além de identificar problemas operacionais e soluções.
A etapa da administração estratégica a que essa situação faz referência é a de:
Administração estratégica refere-se ao processo de formulação, implementação e avaliação de estratégias organizacionais para alcançar os objetivos de longo prazo de uma empresa ou organização.
O Balanced Scorecard (BSC) é corretamente definido como:
Acerca do Balanced Scorecard, analise o trecho abaixo:
“O BSC é um sistema de gestão estratégica que traduz a visão de futuro e a estratégia da organização em um conjunto de objetivos estratégicos, indicadores de desempenho e iniciativas estratégicas. Esses elementos são interligados por uma lógica de causa e efeito e distribuídos em um conjunto equilibrado de quatro diferentes perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento”.
(Murilo Baihe, Balance Scorecard e a gestão pública, Gestão em Pauta, 2016).
Além de sua aplicação original no setor privado, o modelo do Balanced Scorecard (BSC) foi adaptado
para uso no planejamento do setor público. Considerando as características, assinale a alternativa que contém a afirmação CORRETA.
O Balanced Scorecard é uma ferramenta que busca equilibrar suas ações e balanceá-las sobre perspectivas que podem afetar o negócio da organização.
Da perspectiva dos processos internos, os objetivos estratégicos adotados pela organização são:
Considere os conceitos de mapas estratégicos e do Balanced Scorecard (BSC).
Qual das afirmações descreve a relação entre mapas estratégicos e o BSC?
Uma das principais contribuições do modelo Balanced Scorecard (BSC) para a gestão é a adição de perspectivas não financeiras ao monitoramento do planejamento estratégico.
Nesse sentido, a capacidade que a organização tem para manter seu capital intelectual com elevado grau de motivação, satisfação interna e produtividade está associada à perspectiva
O Balance Scorecard (BSC) transforma a estratégia organizacional em um abrangente conjunto de indicadores que perfazem um sistema para a gestão estratégica. Para tanto, ele considera quatro perspectivas: financeira, dos processos, dos clientes e da aprendizagem e crescimento organizacional. Embora largamente difundida, a implementação do BSC nem sempre se dá como esperado.
Entre as situações que estão na raiz de algumas dificuldades na implementação do BSC em algumas organizações, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Equilíbrio entre as medidas estratégicas internas e externas permitindo o alinhamento da organização à estratégia.
( ) Falta de envolvimento da alta administração na implementação do BSC dificultando a mobilização para as mudanças necessárias.
( ) Concentração da implementação do BSC em poucas pessoas sem torná-lo um processo contínuo e de toda organização.
As afirmativas são, respectivamente,
Assinale a opção que apresenta uma característica relacionada à perspectiva financeira do balanced scorecard.
O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de administração focada no equilíbrio organizacional e se baseia nas seguintes perspectivas, EXCETO:
A metodologia Balanced scorecard (BSC) é utilizada no setor público para medição e controle da gestão do desempenho e na busca do alinhamento entre a estratégia e as atividades operacionais, para garantir que os objetivos estratégicos sejam alcançados. Focado no equilíbrio organizacional, o BSC tem quatro perspectivas básicas: aprendizagem e crescimento organizacional, além de:
O Balanced Score Card (BSC) é um importante instrumento de gerenciamento que permite a medição e a gestão do desempenho.
Com relação às perspectivas do BSC, analise as afirmativas as seguir.
I. Perspectiva Financeira: representa metas a curto prazo, a fim de gerar retornos acima do capital investido na unidade de negócio.
II. Perspectiva Clientes: representa metas para operações, logística, marketing e desenvolvimento de produtos e serviços da sociedade empresária.
III. Perspectiva Processos Internos: desenvolve objetivos e medidas para orientar o aprendizado e o crescimento organizacional; os processos internos são prioritários para criar um clima que dê suporte à mudança, à inovação e ao crescimento organizacional.
Está correto apenas o que se afirma em
Concebido por David Norton e Robert Kaplan, o Balanced
Scorecard
O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de medição e gestão estratégica desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, integrando e balanceando os principais indicadores de desempenho existentes em uma organização. Permite acompanhar continuamente a organização, girando ao redor de 4 (quatro) perspectivas. Uma das principais críticas que o BSC recebe é justamente não contemplar em suas perspectivas as singularidades das organizações públicas. NÃO corresponde a uma das perspectivas do BSC:
Tendo como base o tema “gestão de projetos”, a gestão de programa é
Certa empresa pretende adotar o balanced scorecard como ferramenta de gestão. A alta direção entende que a empresa encontra-se em fase de colheita e o diretor de finanças foi incumbido de propor indicadores relativos à perspectiva financeira.
Na situação descrita, o diretor deveria propor, como indicadores adequados aos temas estratégicos “redução de custos/melhoria de produtividade” e “utilização dos ativos/estratégia de investimento”, respectivamente: