Com relação a planejamento estratégico, julgue os itens a seguir.
Foi solicitado a um analista de TI que avaliasse, em relação às boas práticas do PMBOK 5 e ao MPS.BR (2016), os critérios elencados pelo órgão e discutidos pelo comitê de TI. Tendo como referência essas informações, julgue os seguintes itens, a respeito de gerenciamento de projetos e qualidade de software.
O BSC (Balanced Scorecard) é fundamentado em quatro
perspectivas, entre as quais se inclui a etapa de definição dos
indicadores de resultado (lagging indicators) e dos indicadores
de desempenho (performance indicators).
Considerando o alinhamento estratégico de TI e o BSC (balanced scorecard), julgue os itens subsequentes.
A construção de um BSC em uma organização inclui o estabelecimento da visão da empresa e sua decomposição nas perspectivas financeira, de aprendizado e crescimento, do cliente e de processos internos, além do estabelecimento dos objetivos estratégicos para todas essas perspectivas.
O Balanced Scorecard é um instrumento de apoio à gestão estratégica, que visa fornecer uma visão de conjunto dos fatores críticos de sucesso para as organizações e enfatiza as seguintes dimensões ou perspectivas, EXCETO:
O Balanced Scorecard - BSC corresponde a um modelo de gestão estratégica que alinha missão, visão e estratégia da organização a um conjunto de indicadores
O Balanced ScoreCard – BSC é responsável por traduzir os objetivos estratégicos em indicadores de desempenho classificados em quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos, e aprendizagem e crescimento organizacional. Embora largamente utilizado em empresas públicas e privadas, quando implementado nas organizações públicas duas dessas perspectivas precisam ser adaptadas:
Julgue os itens a seguir, relativos ao planejamento estratégico na área de tecnologia da informação (TI).
As quatro perspectivas do BSC (balanced scorecard) — de
aprendizado e de conhecimento; dos clientes; financeira;
e de processos internos — estabelecem relações de causa e
efeito, de modo que medidas, metas e iniciativas são traçadas
para cada uma dessas perspectivas.
No que concerne à função e aos processos de planejamento em
organizações, julgue os itens subsequentes.
A perspectiva clientes do balanced scorecard considera, entre
outros aspectos, a relação dos níveis de satisfação e retenção
dos clientes com a percepção deles em relação à organização.
Uma empresa quer adotar o balanced scorecard como ferramenta de gestão. O diretor de recursos humanos precisa propor indicadores relativos à categoria de objetivos “capacidade dos funcionários”, dentro da perspectiva “aprendizado e crescimento” do balanced scorecard. Seria um indicador adequado:
O diretor da área de finanças de uma empresa em fase de crescimento, que pretende adotar o balanced scorecard como ferramenta de gestão, precisa propor indicadores relativos ao tema estratégico “crescimento e mix de receita”, dentro da perspectiva financeira. Seriam indicadores adequados:
No que se refere ao BSC (balanced scorecard), aos macrodesafios do Poder Judiciário e ao mapa estratégico da justiça eleitoral do Rio Grande do Sul, assinale a opção correta.
Em seu processo decisório, o Balanced Scorecard (BSC) prioriza o equilíbrio organizacional a partir de quatro perspectivas, as quais são: I.Perspectiva Financeira. II.Perspectiva dos Clientes. III.Perspectiva dos Processos Internos. IV.Perspectiva dos Concorrentes. V.Perspectiva do Aprendizado e do Crescimento. VI.Perspectiva dos Processos Externos. É correto o que está contido em
O BSC – Balanced Scorecard proposto por Kaplan e
Norton contempla a perspectiva Financeira, a
perspectiva dos Clientes, a perspectiva dos Processos
Internos e a perspectiva do Aprendizado e Crescimento.
Assinale a alternativa que contempla as perspectivas
que NÃO são compatíveis com a administração pública:
Com relação aos indicadores de desempenho, julgue os itens subsequentes.
A subjetividade dos indicadores sociais restringe sua utilização
a sistemas abrangentes de acompanhamento de transformações
sociais, o que torna sua utilização inconsistente com
metodologias de avaliação como o Balanced Scorecard, que
requer indicadores mais objetivos.
A respeito de controle, gestão de pessoas, gestão da qualidade e
modelo de excelências gerencial, julgue os itens seguintes.
A organização que utilize um sistema de medição de desempenho organizacional como o balanced scorecard deverá considerar que as medidas financeiras estão relacionadas diretamente com os objetivos estratégicos específicos que irão prover vantagem competitiva sustentável
Sobre um dos modelos de gestão do planejamento estratégico, o Balanced Scorecard (BSC), é correto afirmar que