No Planejamento Estratégico do órgão em que Ana Maria trabalha, listou-se os seguintes indicadores:
- Prazo médio de tramitação dos processos originários.
- Índice de redução de processos em tramitação.
- Índice de processos recursais tramitados no prazo.
Eles podem ser classificados, de acordo com o Balanced Scorecard, como indicadores de qual perspectiva?
Diversas ferramentas podem ser utilizadas para realização de um diagnóstico no ambiente interno. São elas:
I- brainstorming de forças e oportunidades;
II- questionários ou entrevistas pessoais;
IIl- avaliação de desempenho individuais, das equipes e dos setores.
Estão corretos:
A respeito do processo de planejamento, julgue o item.
No balanced scorecard, a perspectiva dos processos internos inclui indicadores que garantam a qualidade intrínseca aos produtos e processos, a inovação, a criatividade, a capacidade de produção e o alinhamento com as demandas.
Considerando a aplicação da metodologia de planejamento estratégico (BSC – balanced scorecard) em um tribunal, assinale a opção que apresenta uma iniciativa estratégica integrante da perspectiva processos internos.
A respeito do processo de planejamento, julgue:
No balanced scorecard, a perspectiva de processos internos inclui indicadores e medidas como satisfação, participação no mercado, tendências, retenção de clientes e aquisição de clientes potenciais.
As organizações que utilizam como metodologia de planejamento estratégico o BSC (balanced scorecard) devem contar com o envolvimento ativo da equipe executiva, para que as mudanças corram e a estratégia seja implementada com vistas ao alcance dos melhores desempenhos.
O pressuposto abordado no texto anterior está de acordo com o princípio de
A gestão de desempenho é o processo de criar um ambiente de trabalho no qual as pessoas possam realizar o melhor de suas habilidades, a fim de alcançar as metas da empresa. No que se refere a esse tema, julgue o item.
O balanced scorecard (BSC) é uma ferramenta de planejamento estratégico que também pode ser utilizada para avaliar o desempenho de unidades de
negócio, equipes ou indivíduos.
A respeito da gestão organizacional, julgue o item a seguir
Pela metodologia BSC (balanced scorecard), um objetivo estratégico que vise à expansão de receitas e ao aumento de valor para os clientes deve ser devidamente classificado na perspectiva interna do mapa estratégico.
Dada a definição técnica abaixo, assinale a alternativa que corresponda respectivamente e especificamente a esse conceito:
"Ferramenta indispensável que integra os fundamentos do Balanced Scorecard e que traduz os projetos estratégicos de forma prática, e este, por sua vez se correlaciona com a gestão estratégica. Em suma, diagrama que mostra a estratégia de uma organização"
No que se refere à função de planejamento, julgue o item
A perspectiva de aprendizagem/crescimento do balanced scorecard inclui indicadores que garantam a qualidade intrínseca aos produtos e aos processos, a inovação, a criatividade e a capacidade de produção.
Ferramenta elaborada por Kaplan e Norton que procura fornecer a visão de conjunto dos fatores críticos de sucesso, viabilizando um sistema de controle que permite analisar as dimensões de desempenho, demonstrando não apenas resultados finais, mas também os fatores que os produzem, integrando medidas financeiras e não financeiras de desempenho, como cliente, inovação, finanças e processos internos. Qual o nome dessa ferramenta?
Método ou modelo administrativo, criado por Peter F. Drucker em 1954, define metas em conjunto pelo gerente e subordinado. Esclarece as responsabilidades específicas para cada um em função dos resultados esperados, constitui os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos serão avaliados. E, por fim, a avaliação conjunta promove uma reciclagem do processo, com reavaliação e redimensionamento das metas. Trata-se de
No que se refere à função de planejamento, julgue o item
A perspectiva de clientes do balanced scorecard inclui indicadores e medidas, como, por exemplo, satisfação, participação no mercado, tendências, retenção de clientes, aquisição de clientes potenciais e valor agregado aos produtos/serviços.
O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia comumente utilizada pelas organizações para a implementação de seu planejamento estratégico e possui, como uma de suas principais características,
No que se refere a sistemas de medição de desempenho, indicadores de desempenho e balanced scorecard (BSC), julgue o item subsecutivo.
Conforme a metodologia BSC, a redução de custos dos processos administrativos, enquanto parte dos objetivos estratégicos de um órgão público, deve integrar a perspectiva financeira do mapa estratégico.