Para ser capaz de atender um aluno com necessidades educacionais especiais é necessário conhecer de fato suas potencialidades e dificuldades, para que as mesmas sejam trabalhadas durante sua vida acadêmica. A avaliação é um instrumento importante para tal conhecimento sendo também um de seus objetivos:
A abordagem teórica que considera os indivíduos detentores de estruturas de aprendizagem prontas desde o nascimento, sendo o papel da educação expor tal natureza leva o nome de:
Segundo Libâneo (2013), a avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos.
Associe as duas colunas, relacionando algumas das características da avaliação escolar aos termos apresentados.
A sequência CORRETA dessa associação é:
Para ofertar um curso de pós-graduação, determinada instituição de ensino fez uma pesquisa sobre a aceitação desse curso no mercado. O curso, que se propunha a avaliar seus participantes em diferentes momentos, teve início após os resultados indicarem que sua aceitação seria satisfatória entre a maioria dos participantes entrevistados. Antes do início de cada módulo, foi realizada uma avaliação para aferir o nível de conhecimento dos estudantes a respeito do conteúdo proposto. No decorrer de cada módulo, foi proposto aos estudantes que fizessem avaliações sobre seu processo de construção de conhecimento. Ao final do curso, a avaliação do estudante foi qualitativa em vez de quantitativa.
Tendo essa situação hipotética como referência, julgue o item a seguir.
O processo de avaliação do referido curso teve como foco a aprendizagem e o crescimento dos estudantes em habilidades, conteúdos e atitudes.
A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. (LIBANEO, 1994)
Analise as afirmativas abaixo em relação à avaliação escolar segundo o autor:
I - A avaliação é uma tarefa complexa que não se resume a realização de provas e atribuição de notas.
II - A mensuração apenas proporciona dados que devem ser submetidos a uma apreciação qualitativa.
III - A avaliação cumpre funções pedagógico-didáticas, de diagnóstico e de controle em relação às quais se recorrem a instrumentos de verificação do rendimento escolar.
IV - A avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos.
V - A avaliação cumpre a função exclusiva de detectar o nível de rendimento realizando um balanço geral, no final de um período de aprendizagem, podendo classificar de acordo com o nível de aprendizagem.
Está correto o que se afirma em:
A concepção de avaliação dos Parâmetros Curriculares Nacionais vai além da visão tradicional. Relacione as dimensões da avaliação com o trabalho do professor, numerando a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
1ª Coluna
1 Avaliação contínua.
2 Avaliação investigativa inicial.
3 Avaliação final.
2ª Coluna
[__] Informa o que o aluno já sabe sobre determinado conteúdo, para a partir daí estruturar sua programação, definindo os conteúdos.
[__] Identifica sucessos e dificuldade no processo de aprendizagem.
[__] Considera os resultados e principalmente o processo de aprendizagem.
[__] São pertinentes sempre que o professor propuser novos conteúdos ou novas sequências de situações didáticas.
[__] Utiliza falhas detectadas como elementos de reconstrução da aprendizagem.
[__] Averigua a relação entre a construção do conhecimento por parte dos alunos e os objetivos a que o professor se propôs.
A sequência numérica CORRETA é:
Pedir que o aluno se levante e vá ao quadro responder a um exercício é
O pedagogo Flávio refletiu com os professores sobre a avaliação perspectiva de acompanhar sistematicamente os alunos por meio de estratégias que visam observar, documentar, interpretar, compreender o percurso de cada um, no sentido de favorecer a reorientação e qualificação da prática pedagógica. Esse processo de acompanhamento e devolutivas ao discente tem as características de uma avaliação:
Hofmann traz em seu livro Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade uma pesquisa realizada com 30 professores estaduais de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, em Porto Alegre, a respeito da pergunta: Por que um aluno não aprende? Como resposta à pesquisa, a maioria dos professores justificaram que a não aprendizagem do aluno se dá:
Com base em Funayama (2005) “a aprendizagem implica receber, armazenar e integrar informações que poderão ser utilizadas para modificar o próprio indivíduo e seu meio". No caso da aprendizagem escolar a recepção de informações e conhecimentos ocorre de fora para dentro, portanto é relevante que o organismo esteja em equilíbrio, sem fatores de desajustes internos, sofrendo influência dos aspectos psicomotores, cognitivos e sócio-emocionais. Para uma intervenção psicopedagógica pertinente aos problemas de aprendizagem, faz-se relevante um diagnóstico adequado, que implica na compreensão dos recursos a serem utilizados para o manejo das suas dificuldades.
Leia as assertivas:
I- O procedimento diagnóstico inclui a coleta de dados detalhados das vivências familiares e da criança.
II- O diagnóstico em equipe interdisciplinar traça o caminho para as possibilidades do aprendente.
III- O psicopedagogo desenvolve a sua intervenção individualmente e não necessita de outros profissionais e nem de uma avaliação interdisciplinar.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Sobre avaliação podemos afirmar:
Para Bruner o desenvolvimento é caracterizado pelo domínio progressivo de três formas de representação do conhecimento. Não é uma delas:
Não constituirão despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino aquelas realizadas com:
I- Pesquisa, quando não vinculada às instituições de ensino, ou, quando efetivada fora dos sistemas de ensino, que não vise, precipuamente, ao aprimoramento de sua qualidade ou à sua expansão;
II- Subvenção a instituições públicas ou privadas de caráter assistencial, desportivo ou cultural.
Sobre os itens acima:
Sobre avaliação é correto afirmar:
Sobre avaliação, analise as afirmativas:
I- Técnicas avaliativas são instrumentos de feedback para o aluno acompanhar seu desempenho em relação à aprendizagem.
II- Na educação infantil esse processo não deve ter como objetivo a seleção, a promoção ou a classificação das crianças.
III- Planejar o cronograma por unidade favorece a integração da disciplina com ela mesma e com as demais disciplinas do ano letivo, bem como as técnicas avaliativas propostas ao longo do tempo delimitado.
IV- O processo de avaliação deve se colocar também como elemento integrador e motivador e ainda como uma situação frequentemente carregada de ameaça.
V- A prova é uma técnica avaliativa e, como tal, não pode ser identificada como todo o processo de avaliação.
Estão CORRETAS