Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 579 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Para ser capaz de atender um aluno com necessidades educacionais especiais é necessário conhecer de fato suas potencialidades e dificuldades, para que as mesmas sejam trabalhadas durante sua vida acadêmica. A avaliação é um instrumento importante para tal conhecimento sendo também um de seus objetivos:

A abordagem teórica que considera os indivíduos detentores de estruturas de aprendizagem prontas desde o nascimento, sendo o papel da educação expor tal natureza leva o nome de:

Segundo Libâneo (2013), a avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos.

Associe as duas colunas, relacionando algumas das características da avaliação escolar aos termos apresentados.

A sequência CORRETA dessa associação é:


Para ofertar um curso de pós-graduação, determinada instituição de ensino fez uma pesquisa sobre a aceitação desse curso no mercado. O curso, que se propunha a avaliar seus participantes em diferentes momentos, teve início após os resultados indicarem que sua aceitação seria satisfatória entre a maioria dos participantes entrevistados. Antes do início de cada módulo, foi realizada uma avaliação para aferir o nível de conhecimento dos estudantes a respeito do conteúdo proposto. No decorrer de cada módulo, foi proposto aos estudantes que fizessem avaliações sobre seu processo de construção de conhecimento. Ao final do curso, a avaliação do estudante foi qualitativa em vez de quantitativa.

Tendo essa situação hipotética como referência, julgue o item a seguir.

O processo de avaliação do referido curso teve como foco a aprendizagem e o crescimento dos estudantes em habilidades, conteúdos e atitudes.

A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. (LIBANEO, 1994)

Analise as afirmativas abaixo em relação à avaliação escolar segundo o autor:

I - A avaliação é uma tarefa complexa que não se resume a realização de provas e atribuição de notas.

II - A mensuração apenas proporciona dados que devem ser submetidos a uma apreciação qualitativa.

III - A avaliação cumpre funções pedagógico-didáticas, de diagnóstico e de controle em relação às quais se recorrem a instrumentos de verificação do rendimento escolar.

IV - A avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos.

V - A avaliação cumpre a função exclusiva de detectar o nível de rendimento realizando um balanço geral, no final de um período de aprendizagem, podendo classificar de acordo com o nível de aprendizagem.

Está correto o que se afirma em:

A concepção de avaliação dos Parâmetros Curriculares Nacionais vai além da visão tradicional. Relacione as dimensões da avaliação com o trabalho do professor, numerando a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

1ª Coluna

1 Avaliação contínua.

2 Avaliação investigativa inicial.

3 Avaliação final.

2ª Coluna

[__] Informa o que o aluno já sabe sobre determinado conteúdo, para a partir daí estruturar sua programação, definindo os conteúdos.

[__] Identifica sucessos e dificuldade no processo de aprendizagem.

[__] Considera os resultados e principalmente o processo de aprendizagem.

[__] São pertinentes sempre que o professor propuser novos conteúdos ou novas sequências de situações didáticas.

[__] Utiliza falhas detectadas como elementos de reconstrução da aprendizagem.

[__] Averigua a relação entre a construção do conhecimento por parte dos alunos e os objetivos a que o professor se propôs.

A sequência numérica CORRETA é:

Pedir que o aluno se levante e vá ao quadro responder a um exercício é

O pedagogo Flávio refletiu com os professores sobre a avaliação perspectiva de acompanhar sistematicamente os alunos por meio de estratégias que visam observar, documentar, interpretar, compreender o percurso de cada um, no sentido de favorecer a reorientação e qualificação da prática pedagógica. Esse processo de acompanhamento e devolutivas ao discente tem as características de uma avaliação:

Hofmann traz em seu livro Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade uma pesquisa realizada com 30 professores estaduais de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, em Porto Alegre, a respeito da pergunta: Por que um aluno não aprende? Como resposta à pesquisa, a maioria dos professores justificaram que a não aprendizagem do aluno se dá:

Com base em Funayama (2005) “a aprendizagem implica receber, armazenar e integrar informações que poderão ser utilizadas para modificar o próprio indivíduo e seu meio". No caso da aprendizagem escolar a recepção de informações e conhecimentos ocorre de fora para dentro, portanto é relevante que o organismo esteja em equilíbrio, sem fatores de desajustes internos, sofrendo influência dos aspectos psicomotores, cognitivos e sócio-emocionais. Para uma intervenção psicopedagógica pertinente aos problemas de aprendizagem, faz-se relevante um diagnóstico adequado, que implica na compreensão dos recursos a serem utilizados para o manejo das suas dificuldades.

Leia as assertivas:

I- O procedimento diagnóstico inclui a coleta de dados detalhados das vivências familiares e da criança.

II- O diagnóstico em equipe interdisciplinar traça o caminho para as possibilidades do aprendente.

III- O psicopedagogo desenvolve a sua intervenção individualmente e não necessita de outros profissionais e nem de uma avaliação interdisciplinar.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:

Sobre avaliação podemos afirmar:

Para Bruner o desenvolvimento é caracterizado pelo domínio progressivo de três formas de representação do conhecimento. Não é uma delas:

Não constituirão despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino aquelas realizadas com:

I- Pesquisa, quando não vinculada às instituições de ensino, ou, quando efetivada fora dos sistemas de ensino, que não vise, precipuamente, ao aprimoramento de sua qualidade ou à sua expansão;

II- Subvenção a instituições públicas ou privadas de caráter assistencial, desportivo ou cultural.

Sobre os itens acima:

Sobre avaliação é correto afirmar:

Sobre avaliação, analise as afirmativas:

I- Técnicas avaliativas são instrumentos de feedback para o aluno acompanhar seu desempenho em relação à aprendizagem.

II- Na educação infantil esse processo não deve ter como objetivo a seleção, a promoção ou a classificação das crianças.

III- Planejar o cronograma por unidade favorece a integração da disciplina com ela mesma e com as demais disciplinas do ano letivo, bem como as técnicas avaliativas propostas ao longo do tempo delimitado.

IV- O processo de avaliação deve se colocar também como elemento integrador e motivador e ainda como uma situação frequentemente carregada de ameaça.

V- A prova é uma técnica avaliativa e, como tal, não pode ser identificada como todo o processo de avaliação.

Estão CORRETAS

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282