Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Marcos Masetto (2017) em entrevista à Revista Docência do Ensino Superior da UFMG, destaca aspectos relevantes que nos ajudam a refletir sobre o conceito e finalidades da educação superior. Dentre elas destacamos:

 

 

"A UNESCO, em 1998, pela primeira vez produziu um documento para todas as universidades do mundo, apresentando uma nova visão e uma nova missão para o ensino superior para o século XXI. Trata-se de um documento que abre a universidade para os problemas do nosso mundo em termos da formação de profissionais, de formação para o trabalho, de pesquisa e integração desta com os contextos e problemas reais contemporâneos."

"Já não é mais suficiente para a universidade e para a formação de profissionais conhecimentos disciplinares, congelados, estabelecidos em disciplinas fechadas, estanques. O conhecimento que se exige hoje do profissional é um conhecimento interdisciplinar, que integre áreas de conhecimentos, ciências, novas pesquisas, diferentes perspectivas para entender melhor as realidades e os fenômenos com os quais nos encontramos dia a dia. Todo fenômeno humano é por si interdisciplinar e não se resolve, não se encaminha apenas com respostas de uma disciplina ou de disciplinas justapostas. Adquirir informações e construir conhecimento de forma interdisciplinar é uma exigência."

 

No contexto desses desafios que se apresentam para o ensino superior analise as afirmativas abaixo e identifique a afirmativa na qual o elemento fundamental para que o ensino superior ocorra de maneira adequada é melhor definido.

Não constituirão despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino aquelas realizadas com:

I- Pesquisa, quando não vinculada às instituições de ensino, ou, quando efetivada fora dos sistemas de ensino, que não vise, precipuamente, ao aprimoramento de sua qualidade ou à sua expansão;

II- Subvenção a instituições públicas ou privadas de caráter assistencial, desportivo ou cultural.

Sobre os itens acima:

A criança desenha desde de cedo, ao tempo em que brinca, aprende a escrever, e conhece o mundo. O ambiente externo em que ela vive oferece diversos estímulos visuais, sonoros, e isso faz com que ela seja influenciada pela cultura em que está inserida. Sobre o

desenho infantil, analise as sentenças a seguir:

I- Meios como livros, gibis, vídeos e produções artísticas modificam a maneira como as crianças enxergam o mundo.

II- A criança é completamente dependente do meio em que vive, por isso seus desenhos são sempre o resultado dessa vivência.

III- O ensino tradicional influenciou a maneira de entender o desenho infantil no século XIX, sendo extremamente rigorosa a avaliação.

V- De acordo com o ensino tradicional, a criança é livre para expressar suas ideias e concepções por meio do desenho.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

Alonga trajetória de lutas dos professores do ensino superior na Paraíba, que culminou na transformação da URNE em UEPB, envolveu muitos atores. Dentre os principais envolvidos na finalização desse processo, dois marcaram a história, representando a URNE e o Governo do Estado, respectivamente:

Assinale a alternativa que não indica uma das finalidades da educação superior, de acordo com a Lei nº 9.394/96:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282