Sobre a Progressão Continuada, da qual fala a autora Jussara Hoffmann, é incorreto afirmar que:
A avaliação é um importante instrumento na organização e no planejamento pedagógico. Alguns autores classificam a avaliação em classificatória e formativa. Assinale a alternativa que apresenta uma característica da avaliação classificatória.
Leia com atenção:
(__) É fundamental transformar prática avaliativa em práticas de aprendizagem;
(__) Avaliar é o único motivo da prática educativa;
(__) É necessário avaliar como condição para a mudança de prática e para o redimensionamento do processo ensino aprendizagem;
(__) Uma avaliação que não seja classificatória é desperdício didático.
Levando-se em consideração que [V] significa verdadeiro e [F] significa Falso a sequência das proposições acima é:
A teoria da psicogênese da escrita, elaborada por Ferreiro e Teberosky, os aprendizes passam por quatro períodos nos quais têm diferentes hipóteses ou explicações para como a escrita alfabética funciona: pré-silábico, silábico, silábico- alfabético e alfabético. Analise os contextos abaixo e assinale a alternativa CORRETA sobre pré- silábico:
Assinale a alternativa INCORRETA em relação à avaliação na perspectiva Construtivista.
De acordo com a legislação vigente a avaliação da aprendizagem baseia-se na concepção de educação que norteia a relação professor-estudante-conhecimento-vida em movimento, devendo ser:
Sobre o processo relacional da teoria da aprendizagem, assinale a alternativa correta:
Tanto a avaliação _____ quanto a avaliação _____ podem levar a processos de _____ e classificação nas dependências das concepções que _____ o processo educativo.
Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, marque apenas a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo:
Diferente dos outros níveis da educação básica, onde a avaliação além de formativa é também de caráter somativo com atribuição de notas às aprendizagens dos alunos, na Educação Infantil, segundo a lei, deverá ser somente ____________, visando o diagnóstico e o acompanhamento da criança em todos os seus aspectos.
A alternativa CORRETA é:
De um ponto de vista histórico, na educação brasileira, três significados distintos de qualidade foram construídos e circularam simbólica e concretamente na sociedade: um primeiro, condicionado pela oferta limitada de oportunidades de escolarização; um segundo, relacionado à ideia de fluxo, definido como número de alunos que progridem ou não dentro de determinado sistema de ensino; e, finalmente, a ideia de qualidade associada à aferição de desempenho mediante testes em larga escala. (OLIVEIRA e ARAÚJO, 2005, p. 8)
O Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005/2014, em sua meta 07, dispõe sobre o fomento à qualidade da educação. A referida meta atrela a ideia de qualidade da educação à(s):
As verificações e qualificações da aprendizagem escolar que permitem ao/a professor/a identificar como os alunos estão se apropriando dos conhecimentos, desenvolvendo as habilidades e criando os meios para que todos tenham sucesso escolar, caracteriza a avaliação:
Dadas as afirmativas em relação à avaliação da aprendizagem,
I. A avaliação envolve necessariamente uma ação que promova
a melhoria da aprendizagem.
II. Na avaliação, o professor assume o papel de investigador, de
esclarecedor e de organizador de experiências significativas.
III. A avaliação mediadora confronta os objetivos pretendidos e
os alcançados com o objetivo de classificar os estudantes.
verifica-se que está(ão) correta(s)
No livro Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade, Jussara Hoffmann diz que a realidade de nossas escolas está distante de ser considerada eficiente, já que enfrentamos quase que os mesmos problemas no ensino público, como muitas turmas, salas superlotadas e, ao final de cada ciclo:
Em relação a avaliação da aprendizagem escolar, Luckesi (1997, p. 66) aponta que uma avaliação escolar conduzida de forma inadequada pode possibilitar a repetência e esta tem consequências na evasão. Por isso, uma avaliação escolar realizada com desvios pode estar contribuindo significativamente para um processo que inviabiliza a democratização do ensino. Referente a avaliação da aprendizagem, avalie as assertivas e indique a assertiva INCORRETA:
A avaliação em crianças da Educação infantil não deve ser realizada como forma de medir conhecimentos, mas como ponto de partida para novas descobertas, servirá como diagnóstico das necessidades dos alunos, ao mesmo tempo que será usada pelo educador como forma de transformar sua prática. Assinale a alternativa CORRETA que condiz com a avaliação na educação infantil: