Delia Lerner, em seu livro “Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário", afirma que para concretizar o propósito de formar todos os alunos como praticantes da cultura escrita, é necessário reconceitualizar o objeto de ensino e construí-lo tomando como referência fundamental:
Telma Weisz diz que “[...] o conhecimento só avança quando o aprendiz tem bons problemas sobre os quais pensar [...].” A qual perspectiva a autora se refere?
Tal estilo de avaliação se preocupa e tem o foco no processo de ensino-aprendizagem, não possuindo uma finalidade comprovativa, mas busca integrar-se no processo de formação do indivíduo, possuindo um caráter pedagógico e busca meios contínuos de auxiliar o aluno a solucionar seus problemas e dificuldades surgidas durante a aprendizagem. Leva o nome de avaliação:
Considerando as possibilidades de aprendizagem que se apresentam nas diferentes faixas etárias, faz-se necessário uma atuação que propicie o desenvolvimento de capacidades de ordem afetiva e cognitiva, embora a criança desenvolva suas capacidades de formas diversas. Dessa forma, assinale a alternativa correta a seguir.
“A avaliação formativa está associada a formas de regulação e de autorregulação que influenciam de forma imediata os processos de ensino e aprendizagem, enquanto a avaliação somativa, em geral, proporciona informação sintetizada que se destina a registrar e a tornar público o que parece ter sido aprendido pelos alunos" (FERNANDES, D. Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens. Estudos em avaliação educacional, v. 19, n. 41, set./dez. 2008, p. 347-372).
A partir da distinção realizada por Fernandes, é correto afirmar que a avaliação formativa deve:
Cipriano Luckesi é um dos nomes mais citados quando o assunto é avaliação de aprendizagem escolar. Para ele, o processo de avaliação precisa auxiliar e melhorar a qualidade de ensino, para que isso aconteça é necessário que:
Existe uma prática educacional escolar que é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes tendo em vista uma tomada de decisão. Quando o professor se utiliza desta prática educacional escolar ele está praticando a:
São considerados objetivos gerais do Ensino Fundamental:
I – Aprender a utilizar diferentes linguagens como meio de comunicação e expressão de suas ideias;
II – Interpretar e usufruir de produtos culturais da sociedade;
III – Estabelecer metas de aprendizagem rigorosas, pautadas em um sistema pedagógico complexo e dedicado;
IV – Desenvolver capacidades técnicas e laborais, tal com o objetivo de desenvolver as capacidades ocupacionais desde cedo nos alunos.
Assinale a alternativa correta:
As expectativas de aprendizagem definem o que se espera que:
Aponte a alternativa que completa corretamente a afirmação abaixo sobre avaliação.
É formativa toda a avaliação que auxilia o aluno a aprender e a se desenvolver, ou seja, que colabora para a regulação:
“A avaliação é importante em qualquer etapa educativa, pois se trata de um componente particularmente sensível de qualquer proposta curricular e exige uma competência especial dos profissionais da educação." (ZABALZA, 2006) Assinale a alternativa INCORRETA:
Jussara Hofmann afirma que existem várias formas para que o professor possa elaborar uma questão para a avaliação de seu aluno. A questão objetiva é aquela que apresenta resposta única. Com relação à questão subjetiva, assinale a opção incorreta:
Telma Weisz afirma que para terem valor pedagógico e serem boas situações de aprendizagem, as atividades propostas devem reunir algumas condições e respeitar alguns princípios. Boas situações de aprendizagem costumam ser aquelas em que ________________. Assinale a alternativa que preenche incorretamente a lacuna acima;
Abaixo estão listados alguns itens a serem avaliados nos alunos, de modo que sejam atendidas as dimensões de conteúdo. Os itens listados atendem a dimensão procedimental. Contudo, uma das alternativas está errada. Assinale-a.
A avaliação como parte de uma ação coletiva de formação dos estudantes, ocorre: