Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 579 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Delia Lerner, em seu livro “Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário", afirma que para concretizar o propósito de formar todos os alunos como praticantes da cultura escrita, é necessário reconceitualizar o objeto de ensino e construí-lo tomando como referência fundamental:

Telma Weisz diz que “[...] o conhecimento só avança quando o aprendiz tem bons problemas sobre os quais pensar [...].” A qual perspectiva a autora se refere?

Tal estilo de avaliação se preocupa e tem o foco no processo de ensino-aprendizagem, não possuindo uma finalidade comprovativa, mas busca integrar-se no processo de formação do indivíduo, possuindo um caráter pedagógico e busca meios contínuos de auxiliar o aluno a solucionar seus problemas e dificuldades surgidas durante a aprendizagem. Leva o nome de avaliação:

Considerando as possibilidades de aprendizagem que se apresentam nas diferentes faixas etárias, faz-se necessário uma atuação que propicie o desenvolvimento de capacidades de ordem afetiva e cognitiva, embora a criança desenvolva suas capacidades de formas diversas. Dessa forma, assinale a alternativa correta a seguir.

“A avaliação formativa está associada a formas de regulação e de autorregulação que influenciam de forma imediata os processos de ensino e aprendizagem, enquanto a avaliação somativa, em geral, proporciona informação sintetizada que se destina a registrar e a tornar público o que parece ter sido aprendido pelos alunos" (FERNANDES, D. Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens. Estudos em avaliação educacional, v. 19, n. 41, set./dez. 2008, p. 347-372).

A partir da distinção realizada por Fernandes, é correto afirmar que a avaliação formativa deve:

Cipriano Luckesi é um dos nomes mais citados quando o assunto é avaliação de aprendizagem escolar. Para ele, o processo de avaliação precisa auxiliar e melhorar a qualidade de ensino, para que isso aconteça é necessário que:

Existe uma prática educacional escolar que é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes tendo em vista uma tomada de decisão. Quando o professor se utiliza desta prática educacional escolar ele está praticando a:

São considerados objetivos gerais do Ensino Fundamental:

I – Aprender a utilizar diferentes linguagens como meio de comunicação e expressão de suas ideias;

II – Interpretar e usufruir de produtos culturais da sociedade;

III – Estabelecer metas de aprendizagem rigorosas, pautadas em um sistema pedagógico complexo e dedicado;

IV – Desenvolver capacidades técnicas e laborais, tal com o objetivo de desenvolver as capacidades ocupacionais desde cedo nos alunos.

Assinale a alternativa correta:

As expectativas de aprendizagem definem o que se espera que:

Aponte a alternativa que completa corretamente a afirmação abaixo sobre avaliação.

É formativa toda a avaliação que auxilia o aluno a aprender e a se desenvolver, ou seja, que colabora para a regulação:

“A avaliação é importante em qualquer etapa educativa, pois se trata de um componente particularmente sensível de qualquer proposta curricular e exige uma competência especial dos profissionais da educação." (ZABALZA, 2006) Assinale a alternativa INCORRETA:

Jussara Hofmann afirma que existem várias formas para que o professor possa elaborar uma questão para a avaliação de seu aluno. A questão objetiva é aquela que apresenta resposta única. Com relação à questão subjetiva, assinale a opção incorreta:

Telma Weisz afirma que para terem valor pedagógico e serem boas situações de aprendizagem, as atividades propostas devem reunir algumas condições e respeitar alguns princípios. Boas situações de aprendizagem costumam ser aquelas em que ________________. Assinale a alternativa que preenche incorretamente a lacuna acima;

Abaixo estão listados alguns itens a serem avaliados nos alunos, de modo que sejam atendidas as dimensões de conteúdo. Os itens listados atendem a dimensão procedimental. Contudo, uma das alternativas está errada. Assinale-a.

A avaliação como parte de uma ação coletiva de formação dos estudantes, ocorre:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282