Warning: SessionHandler::read(): open(/var/lib/php/sessions/sess_9e4ea77a3189c1d8111faa7cdd25dc55, O_RDWR) failed: No space left on device (28) in /application/vendor/symfony/symfony/src/Symfony/Component/HttpFoundation/Session/Storage/Proxy/SessionHandlerProxy.php on line 69

Warning: SessionHandler::write(): open(/var/lib/php/sessions/sess_9e4ea77a3189c1d8111faa7cdd25dc55, O_RDWR) failed: No space left on device (28) in /application/vendor/symfony/symfony/src/Symfony/Component/HttpFoundation/Session/Storage/Proxy/SessionHandlerProxy.php on line 77
Questões de Concurso – Aprova Concursos
Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 579 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias. Para que isso ocorra, faz-se necessário uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades.

As capacidades associadas ao desenvolvimento dos recursos para pensar, o uso e apropriação de formas de representação e comunicação envolvendo resolução de problemas são as de:

Na Tendência Liberal Tecnicista, a(o):

A avaliação escolar, como um instrumento pedagógico voltado para a formação do aluno, ocorre em várias esferas e com vários objetivos. Pode ser classificada como avaliação:

Os instrumentos de acompanhamento e avaliação devem garantir:

Julgue o item seguinte, acerca do processo avaliativo da língua inglesa na educação básica.

A avaliação formativa possibilita a adequação dos conteúdos às necessidades e aos interesses dos alunos de língua inglesa.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, relativo a avaliação.

O professor de línguas estrangeiras define as metas e os critérios a serem usados durante a avaliação para distinguir o aluno que tem competência linguística daquele que não a tem; e também para puni-lo caso julgue necessário.

A função básica da avaliação que se dá ao final de um determinado tempo pedagógico para sabermos qual o estado da arte de nosso trabalho, o que alcançamos em relação aos objetivos previstos e emergidos e as necessidades dos alunos, é denominada de função:

Tendo como referência inicial as informações apresentadas no texto precedente, é correto afirmar que a avaliação formativa

enfatiza a compreensão dos processos cognitivos do aluno, os quais, para tanto, são descritos, analisados e interpretados qualitativamente.

Considerando o texto precedente como motivador, julgue o item a seguir, relativo à avaliação e à aprendizagem do conhecimento em química.

A participação de um aluno em uma atividade prática pode ser usada como parâmetro de avaliação qualitativa.

Considerando o texto precedente, julgue o item subsecutivo, acerca do uso de recursos e habilidades didáticos no ensino de química.

A utilização de recursos didáticos pelo professor garante uma aprendizagem significativa do conteúdo pelos alunos.

A imagem acima apresenta um sistema de escrita que pode expressar os movimentos, as formas das mãos, as marcas não-manuais e os pontos de articulação, desenvolvido em 1974 por Valerie Sutton, inspirado no sistema escrito de dança desenvolvido dois anos por ela, denominado DanceWriting. Anterior à data supracitada, as únicas formas de registro das línguas gestuais eram em videocassetes e/ou DVDs. Acrescenta-se, agora, a essa forma, a escrita das línguas, um sistema que mostra a forma das línguas de sinais, que não segue a ordem usual de outros sistemas de escrita, nem a ordem da língua oral do país onde está inserida. O sistema ora apresentado na imagem 02 é denominado de:

Em seu livro: “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa", Paulo Freire (1996) afirma que: “O professor que realmente ensina, quer dizer, que trabalha os conteúdos no quadro da rigorosidade do pensar certo, nega, como falsa, a fórmula farisaica do 'faça o que mando e não o que eu faço' [...] ". Neste trecho, o autor está se referindo à qual exigência inerente ao ato de ensinar:

Ao trabalhar com diferentes gêneros textuais por meio de estratégias que favorecem a compreensão e a participação, o professor estimula a formação de leitores no ensino fundamental.

Marque a alternativa INCORRETA:

Leia as afirmativas a seguir: I. Aprender a construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País é um dos objetivos do Ensino Fundamental. II. Aprender a conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida é um dos objetivos do Ensino Fundamental. III. Aprender a posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva não é um dos objetivos do Ensino Fundamental. IV. Compreender a cidadania como participação social e política não é um dos objetivos do Ensino Fundamental. Marque a alternativa CORRETA:

São atividades que trabalham a linguagem e a alfabetização na educação infantil, exceto:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282