Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias. Para que isso ocorra, faz-se necessário uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades.
As capacidades associadas ao desenvolvimento dos recursos para pensar, o uso e apropriação de formas de representação e comunicação envolvendo resolução de problemas são as de:
Na Tendência Liberal Tecnicista, a(o):
A avaliação escolar, como um instrumento pedagógico voltado para a formação do aluno, ocorre em várias esferas e com vários objetivos. Pode ser classificada como avaliação:
Os instrumentos de acompanhamento e avaliação devem garantir:
Julgue o item seguinte, acerca do processo avaliativo da língua inglesa na educação básica.
A avaliação formativa possibilita a adequação dos conteúdos às necessidades e aos interesses dos alunos de língua inglesa.
Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, relativo a avaliação.
O professor de línguas estrangeiras define as metas e os critérios a serem usados durante a avaliação para distinguir o aluno que tem competência linguística daquele que não a tem; e também para puni-lo caso julgue necessário.
A função básica da avaliação que se dá ao final de um determinado tempo pedagógico para sabermos qual o estado da arte de nosso trabalho, o que alcançamos em relação aos objetivos previstos e emergidos e as necessidades dos alunos, é denominada de função:
Tendo como referência inicial as informações apresentadas no texto precedente, é correto afirmar que a avaliação formativa
enfatiza a compreensão dos processos cognitivos do aluno, os quais, para tanto, são descritos, analisados e interpretados qualitativamente.
Considerando o texto precedente como motivador, julgue o item a seguir, relativo à avaliação e à aprendizagem do conhecimento em química.
A participação de um aluno em uma atividade prática pode ser usada como parâmetro de avaliação qualitativa.
Considerando o texto precedente, julgue o item subsecutivo, acerca do uso de recursos e habilidades didáticos no ensino de química.
A utilização de recursos didáticos pelo professor garante uma aprendizagem significativa do conteúdo pelos alunos.
A imagem acima apresenta um sistema de escrita que pode expressar os movimentos, as formas das mãos, as marcas não-manuais e os pontos de articulação, desenvolvido em 1974 por Valerie Sutton, inspirado no sistema escrito de dança desenvolvido dois anos por ela, denominado DanceWriting. Anterior à data supracitada, as únicas formas de registro das línguas gestuais eram em videocassetes e/ou DVDs. Acrescenta-se, agora, a essa forma, a escrita das línguas, um sistema que mostra a forma das línguas de sinais, que não segue a ordem usual de outros sistemas de escrita, nem a ordem da língua oral do país onde está inserida. O sistema ora apresentado na imagem 02 é denominado de:
Em seu livro: “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa", Paulo Freire (1996) afirma que: “O professor que realmente ensina, quer dizer, que trabalha os conteúdos no quadro da rigorosidade do pensar certo, nega, como falsa, a fórmula farisaica do 'faça o que mando e não o que eu faço' [...] ". Neste trecho, o autor está se referindo à qual exigência inerente ao ato de ensinar:
Ao trabalhar com diferentes gêneros textuais por meio de estratégias que favorecem a compreensão e a participação, o professor estimula a formação de leitores no ensino fundamental.
Marque a alternativa INCORRETA:
Leia as afirmativas a seguir: I. Aprender a construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País é um dos objetivos do Ensino Fundamental. II. Aprender a conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida é um dos objetivos do Ensino Fundamental. III. Aprender a posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva não é um dos objetivos do Ensino Fundamental. IV. Compreender a cidadania como participação social e política não é um dos objetivos do Ensino Fundamental. Marque a alternativa CORRETA:
São atividades que trabalham a linguagem e a alfabetização na educação infantil, exceto: