Warning: SessionHandler::read(): open(/var/lib/php/sessions/sess_2f336aea20449e0ef6c3f2b4178f7e2c, O_RDWR) failed: No space left on device (28) in /application/vendor/symfony/symfony/src/Symfony/Component/HttpFoundation/Session/Storage/Proxy/SessionHandlerProxy.php on line 69

Warning: SessionHandler::write(): open(/var/lib/php/sessions/sess_2f336aea20449e0ef6c3f2b4178f7e2c, O_RDWR) failed: No space left on device (28) in /application/vendor/symfony/symfony/src/Symfony/Component/HttpFoundation/Session/Storage/Proxy/SessionHandlerProxy.php on line 77
Questões de Concurso – Aprova Concursos
Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 579 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

"A alfabetização refere-se à aquisição da escrita enquanto aprendizagem de habilidades para leitura, escrita e as chamadas práticas de linguagem" (TFOUNY, 1997, p.9).

Nesse sentido, a alfabetização é

No que se refere ao erro no processo de aprendizagem, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – O erro está relacionado a estratégias reguladoras, devendo ser evitado através de ações de auto-orientação e controle pelo professor.

II – Possibilita uma intervenção mais significativa, a partir da compreensão de como o aluno constrói suas hipóteses.

III – O erro é uma evidência do processo extrínseco da aprendizagem do aluno, sendo parte do processo de aprender construtivamente.

IV – O erro é uma demonstração de como o aluno pensa, que dificuldades apresenta e o que é necessário aprender.

V – O erro é a tentativa de acerto para evitar o conflito cognitivo, resultante do processo de elaboração particular de cada indivíduo.

No que se refere ao processo de avaliação, diz-se que ela é mediadora quando o(a) professor(a):

Fernando Becker leciona que é preciso compreender o processo de construção do conhecimento como condição prévia, em cada patamar, de qualquer aprendizagem. Condição prévia significa estrutura construída; o conteúdo deve ser compreendido como meio e não como objetivo. Para o autor supracitado, o processo de aprendizagem humana:

Para a formação profissional a aprendizagem é um processo continuo e requer aprender por meio de etapas, conceitos e novos conhecimentos. Educar não é meramente passar informações ou mostrar um determinado caminho a ser seguido, mas oferecer ferramentas para o processo ensino-aprendizado. Assinale a alternativa em que encontramos a prática reflexiva do educador para o desenvolvimento das competências de ensinar.

Para Emília Ferreiro a linguagem escrita é objetivamente:

“A avaliação do rendimento do aluno tem sido uma preocupação constante dos professores, pois faz parte do trabalho docente verificar e julgar o rendimento dos alunos, avaliando os resultados do ensino, e o progresso alcançado por eles e a eficácia do ensino.”

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo:

A avaliação _____________ caracteriza-se por um processo interpretação-intervenção sobre o desenvolvimento do ensino-aprendizagem com a finalidade de garanti-lo, aprimorá-lo, direcioná-lo, enfim, de dar condições efetivas para que o ensino e a aprendizagem ocorram com sucesso e a avaliação _____________é usada para registrar ou descrever o que foi aprendido no passado, realizada ao final de um curso, período letivo ou unidade de ensino. A avaliação__________________ auxilia o aluno a aprender e a se desenvolver, ou seja, colabora para a regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), referente à Prova Brasil aplicada em novembro de 2015, revelou que as médias dos estudantes na disciplina de Língua Portuguesa progrediu em todos os níveis de Ensino - 2013 para 2015. No entanto, grande número de alunos ainda apresentam rendimento baixo de proficiência nessa disciplina. Ciente do resultado da sua escola na Prova Brasil, o coordenador pedagógico junto com a equipe de professores resolveram averiguar o trabalho que a escola desenvolveu nesses dois anos, considerando tanto os alunos que alcançaram bons resultados, quanto aqueles que tiveram baixo desempenho e exigiam medidas de apoio. Assinale a alternativa que apresenta uma atitude inadequada do coordenador pedagógico.

A avaliação é uma importante ferramenta no processo ensino-aprendizagem. No Atendimento Educacional Especializado, o aluno com Deficiência Intelectual poderá ser avaliado preferencialmente por meio de situações lúdicas, as quais devem permitir a livre expressão desse aluno. Essa avaliação terá como finalidade verificar os avanços desse aluno em relação aos aspectos abaixo relacionados, exceto:

O diagnóstico psicopedagógico abre possibilidades de intervenção. É visto como um momento de transição, um passaporte para a intervenção, devendo seguir alguns princípios. Em relação ao diagnóstico psicopedagógico, assinale a alternativa incorreta.

Para desenvolvimento da escola é importante que a direção escolar seja capaz de demonstrar que os insumos escolares adquiridos com os recursos provindos do governo, da comunidade e dos pais são alocados de acordo com as necessidades detectadas pela escola. No contexto da “gestão de processos" essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:

A Educação é um campo do conhecimento humano composto por saberes de inúmeras áreas, notadamente das ciências sociais. Filosofia, História, Psicologia, Sociologia e outras fornecem-lhe as bases conceituais... “os pressupostos filosóficos e os conteúdos ideológicos, considerando a Educação em seu caráter múltiplo, oriundo da diversidade de contribuições que recebe de outras ciências.” Portanto quando se trata de Fundamentos da Educação: os diversos olhares do educar reforçam a necessidade de desenvolvimento dos Fundamentos nos cursos superiores de Pedagogia e demais Licenciaturas. Sobre este conteúdo, assinale o que for CORRETO. I. A educação escolar brasileira é formada pela educação básica, englobando educação infantil, ensino fundamental e médio e educação superior. A educação infantil é a primeira etapa da educação básica brasileira, e segundo a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), tem “[...] como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. II. Com a educação e a propagação de ideias que contribuem para a formação ética e política do sujeito educando no decorrer do desenvolvimento sócio-histórico do homem; como ser convivente com o outro; percebeu que a educação é um forte fio condutor de filosofias e ideologias. III. A educação básica se compõe da educação infantil e ensino fundamental. O que a lei de diretrizes da educação prega no seu corpo, significa que o cidadão tem o direito de concluir seu processo educacional básico e consequentemente prosseguir para estudos em nível superior. IV. O Brasil é um país com marcante igualdade regional em termos de educação e fundamentos, bem como o processo de municipalização da educação infantil, adotado desde 1990. V. Aspectos importantes para a oferta de uma educação infantil de qualidade, tais como a formação inicial, as condições de trabalho, os espaços, equipamentos necessários, salários e condições de trabalho do docente, dentre outros, ficaram em segundo plano e ainda estão longe de atender as reais necessidades dessa parcela da população.

Analise as afirmativas abaixo:

I. A decisão de estabelecer determinados programas de desenvolvimento deve depender da necessidade de preparar as pessoas ou melhorar o nível dos empregados disponíveis.

II. O material de ensino deve ser cuidadosamente planejado, a fim de facilitar a execução do treinamento.

III. O treinamento deve ser feito com todo o pessoal da empresa, em todos os níveis e funções.

Está CORRETO o que se afirma em:

Perrenoud (2002), defende que os percursos de aprendizagem dos alunos são necessariamente diferenciados, ainda que não pareçam à primeira vista, uma vez que a história de vida, as aspirações e até mesmo a atenção que o aluno tem a determinadas aulas interferem no que cada um aprende, sendo portanto impossível avaliar o percurso de cada aluno.

São definições dos percursos diferenciados de aprendizagem apontadas por Perrenoud, EXCETO:

Para a efetivação da aprendizagem é indispensável a criação de um ambiente seguro e ordenado, que ofereça a todos os alunos a oportunidade de participar, num clima com multiplicidade de interações que promovam a cooperação e a coesão do grupo. Interações essas presididas pelo afeto, que contemplem a possibilidade de se enganar e realizar as modificações oportunas; onde convivam a exigência de trabalhar e a responsabilidade de trabalhar e de realizar o trabalho autonomamente, a emulação e o companheirismo, a solidariedade e o esforço; determinadas interações que gerem sentimentos de segurança e contribuam para formar no aluno uma percepção positiva e ajustada de si mesmo. Diante dessa afirmação podemos chegar às seguintes conclusões: A) Esse autoconceito não influi na maneira de se situar frente à aprendizagem. B) As características das atividades propostas não são essenciais à aprendizagem. C) A tarefa do professor consistirá em criar um ambiente motivador, que gere o autoconceito positivo dos alunos, a confiança em sua própria competência para enfrentar os desafios que se apresentam. D) É assim, porque na aprendizagem intervêm numerosos aspectos do tipo afetivo e relacional, de maneira que o processo seguido e os resultados obtidos adquirem papel definitivo na construção do conceito de si mesmo. Assinale a alternativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282