"A alfabetização refere-se à aquisição da escrita enquanto aprendizagem de habilidades para leitura, escrita e as chamadas práticas de linguagem" (TFOUNY, 1997, p.9).
Nesse sentido, a alfabetização é
No que se refere ao erro no processo de aprendizagem, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – O erro está relacionado a estratégias reguladoras, devendo ser evitado através de ações de auto-orientação e controle pelo professor.
II – Possibilita uma intervenção mais significativa, a partir da compreensão de como o aluno constrói suas hipóteses.
III – O erro é uma evidência do processo extrínseco da aprendizagem do aluno, sendo parte do processo de aprender construtivamente.
IV – O erro é uma demonstração de como o aluno pensa, que dificuldades apresenta e o que é necessário aprender.
V – O erro é a tentativa de acerto para evitar o conflito cognitivo, resultante do processo de elaboração particular de cada indivíduo.
No que se refere ao processo de avaliação, diz-se que ela é mediadora quando o(a) professor(a):
Fernando Becker leciona que é preciso compreender o processo de construção do conhecimento como condição prévia, em cada patamar, de qualquer aprendizagem. Condição prévia significa estrutura construída; o conteúdo deve ser compreendido como meio e não como objetivo. Para o autor supracitado, o processo de aprendizagem humana:
Para a formação profissional a aprendizagem é um processo continuo e requer aprender por meio de etapas, conceitos e novos conhecimentos. Educar não é meramente passar informações ou mostrar um determinado caminho a ser seguido, mas oferecer ferramentas para o processo ensino-aprendizado. Assinale a alternativa em que encontramos a prática reflexiva do educador para o desenvolvimento das competências de ensinar.
Para Emília Ferreiro a linguagem escrita é objetivamente:
“A avaliação do rendimento do aluno tem sido uma preocupação constante dos professores, pois faz parte do trabalho docente verificar e julgar o rendimento dos alunos, avaliando os resultados do ensino, e o progresso alcançado por eles e a eficácia do ensino.”
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo:
A avaliação _____________ caracteriza-se por um processo interpretação-intervenção sobre o desenvolvimento do ensino-aprendizagem com a finalidade de garanti-lo, aprimorá-lo, direcioná-lo, enfim, de dar condições efetivas para que o ensino e a aprendizagem ocorram com sucesso e a avaliação _____________é usada para registrar ou descrever o que foi aprendido no passado, realizada ao final de um curso, período letivo ou unidade de ensino. A avaliação__________________ auxilia o aluno a aprender e a se desenvolver, ou seja, colabora para a regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), referente à Prova Brasil aplicada em novembro de 2015, revelou que as médias dos estudantes na disciplina de Língua Portuguesa progrediu em todos os níveis de Ensino - 2013 para 2015. No entanto, grande número de alunos ainda apresentam rendimento baixo de proficiência nessa disciplina. Ciente do resultado da sua escola na Prova Brasil, o coordenador pedagógico junto com a equipe de professores resolveram averiguar o trabalho que a escola desenvolveu nesses dois anos, considerando tanto os alunos que alcançaram bons resultados, quanto aqueles que tiveram baixo desempenho e exigiam medidas de apoio. Assinale a alternativa que apresenta uma atitude inadequada do coordenador pedagógico.
A avaliação é uma importante ferramenta no processo ensino-aprendizagem. No Atendimento Educacional Especializado, o aluno com Deficiência Intelectual poderá ser avaliado preferencialmente por meio de situações lúdicas, as quais devem permitir a livre expressão desse aluno. Essa avaliação terá como finalidade verificar os avanços desse aluno em relação aos aspectos abaixo relacionados, exceto:
O diagnóstico psicopedagógico abre possibilidades de intervenção. É visto como um momento de transição, um passaporte para a intervenção, devendo seguir alguns princípios. Em relação ao diagnóstico psicopedagógico, assinale a alternativa incorreta.
Para desenvolvimento da escola é importante que a direção escolar seja capaz de demonstrar que os insumos escolares adquiridos com os recursos provindos do governo, da comunidade e dos pais são alocados de acordo com as necessidades detectadas pela escola. No contexto da “gestão de processos" essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:
A Educação é um campo do conhecimento humano composto por saberes de inúmeras áreas, notadamente das ciências sociais. Filosofia, História, Psicologia, Sociologia e outras fornecem-lhe as bases conceituais... “os pressupostos filosóficos e os conteúdos ideológicos, considerando a Educação em seu caráter múltiplo, oriundo da diversidade de contribuições que recebe de outras ciências.” Portanto quando se trata de Fundamentos da Educação: os diversos olhares do educar reforçam a necessidade de desenvolvimento dos Fundamentos nos cursos superiores de Pedagogia e demais Licenciaturas. Sobre este conteúdo, assinale o que for CORRETO. I. A educação escolar brasileira é formada pela educação básica, englobando educação infantil, ensino fundamental e médio e educação superior. A educação infantil é a primeira etapa da educação básica brasileira, e segundo a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), tem “[...] como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. II. Com a educação e a propagação de ideias que contribuem para a formação ética e política do sujeito educando no decorrer do desenvolvimento sócio-histórico do homem; como ser convivente com o outro; percebeu que a educação é um forte fio condutor de filosofias e ideologias. III. A educação básica se compõe da educação infantil e ensino fundamental. O que a lei de diretrizes da educação prega no seu corpo, significa que o cidadão tem o direito de concluir seu processo educacional básico e consequentemente prosseguir para estudos em nível superior. IV. O Brasil é um país com marcante igualdade regional em termos de educação e fundamentos, bem como o processo de municipalização da educação infantil, adotado desde 1990. V. Aspectos importantes para a oferta de uma educação infantil de qualidade, tais como a formação inicial, as condições de trabalho, os espaços, equipamentos necessários, salários e condições de trabalho do docente, dentre outros, ficaram em segundo plano e ainda estão longe de atender as reais necessidades dessa parcela da população.
Analise as afirmativas abaixo:
I. A decisão de estabelecer determinados programas de desenvolvimento deve depender da necessidade de preparar as pessoas ou melhorar o nível dos empregados disponíveis.
II. O material de ensino deve ser cuidadosamente planejado, a fim de facilitar a execução do treinamento.
III. O treinamento deve ser feito com todo o pessoal da empresa, em todos os níveis e funções.
Está CORRETO o que se afirma em:
Perrenoud (2002), defende que os percursos de aprendizagem dos alunos são necessariamente diferenciados, ainda que não pareçam à primeira vista, uma vez que a história de vida, as aspirações e até mesmo a atenção que o aluno tem a determinadas aulas interferem no que cada um aprende, sendo portanto impossível avaliar o percurso de cada aluno.
São definições dos percursos diferenciados de aprendizagem apontadas por Perrenoud, EXCETO:
Para a efetivação da aprendizagem é indispensável a criação de um ambiente seguro e ordenado, que ofereça a todos os alunos a oportunidade de participar, num clima com multiplicidade de interações que promovam a cooperação e a coesão do grupo. Interações essas presididas pelo afeto, que contemplem a possibilidade de se enganar e realizar as modificações oportunas; onde convivam a exigência de trabalhar e a responsabilidade de trabalhar e de realizar o trabalho autonomamente, a emulação e o companheirismo, a solidariedade e o esforço; determinadas interações que gerem sentimentos de segurança e contribuam para formar no aluno uma percepção positiva e ajustada de si mesmo. Diante dessa afirmação podemos chegar às seguintes conclusões: A) Esse autoconceito não influi na maneira de se situar frente à aprendizagem. B) As características das atividades propostas não são essenciais à aprendizagem. C) A tarefa do professor consistirá em criar um ambiente motivador, que gere o autoconceito positivo dos alunos, a confiança em sua própria competência para enfrentar os desafios que se apresentam. D) É assim, porque na aprendizagem intervêm numerosos aspectos do tipo afetivo e relacional, de maneira que o processo seguido e os resultados obtidos adquirem papel definitivo na construção do conceito de si mesmo. Assinale a alternativa correta.