Leia a charge abaixo.

A forma de avaliação em que a preocupação central do professor reside em coletar dados para reorientação do processo de ensino-aprendizagem, onde os resultados das avaliações servem de retroalimentação para o planejamento pedagógico, é a avaliação:
Em relação a qualquer experiência de aprendizagem que seja trabalhada pelas crianças, devem ser abolidos os procedimentos que:
O ensino inclusivo requer bastante organização por parte do professor e outros profissionais que formam o contexto escolar. Stainback e Stainback (1999) apresentam alguns componentes práticos interdependentes no ensino inclusivo, entre eles:
O papel da escola ao propiciar condições para o desenvolvimento do aluno com capacidades múltiplas de interação com a sociedade, amplia suas experiências de letramento e deve possibilitar:
Assinale a alternativa correta
Ao elaborar um teste com questões discursivas, alguns requisitos devem ser levados em consideração, como
I. evitar que o item teste a capacidade de memorização em vez do conhecimento do aluno. Se houver necessidade de definição ou de fórmula, forneça-as.
II. evitar a abordagem de temas que são controversos entre os próprios especialistas da área.
III. elaborar itens que possibilitem ao aluno demonstrar seus conhecimentos e/ou habilidades sobre conteúdos do tipo procedimental, se expressando de forma redacional.
IV. apresentar alternativas que não sejam mutuamente excludentes, tenham a mesma estrutura, paralelismo, e a mesma extensão e estejam coerentes com o enunciado quanto ao conteúdo e aos aspectos linguísticos.
As assertivas I, II, III e IV são, respectivamente,
O Saeb, Sistema de Avaliação da Educação Básica, de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é um sistema que avalia:
I. A qualidade de ensino oferecido nas escolas de todo o país.
II. Exclusivamente a Avaliação Nacional da Alfabetização.
III. As áreas de Língua Portugesa, Ciências, Matemática, Geografia e História.
IV. O aluno individualemente em relação as suas competências.
V. As escolas públicas, sendo facultativo para as escolas privadas.
Está CORRETO apenas:
O planejamento, no contexto escolar, é um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado:
Do ponto de vista pedagógico, nas classes do primeiro ano (alfabetização), são muitos os desafios enfrentados pelo professor, um deles é justamente dar atenção individual aos alunos durante a realização das atividades. Nessa perspectiva, uma estratégia eficaz seria:
Visando a uma aprendizagem significativa, a escola de qualidade social adota como centralidade o diálogo, a colaboração, os sujeitos e as aprendizagens, o que pressupõe, sem dúvida, atendimento a requisitos tais como: I. consideração sobre a inclusão, a valorização das diferenças e o atendimento à pluralidade e à diversidade cultural, resgatando e respeitando os direitos humanos, individuais e coletivos e as várias manifestações de cada comunidade. II. inter-relação entre organização do currículo, do trabalho pedagógico e da jornada de trabalho do professor, tendo como foco o bem-estar do professor. III. foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem, e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes. IV. compatibilidade entre a proposta curricular e a infraestrutura entendida como espaço formativo dotado de efetiva disponibilidade de tempos para a sua utilização e acessibilidade. Está correto apenas o que se afirma em:
Os estudos mais recentes no campo da Educação Especial enfatizam que as definições e uso de classificações, devem ser contextualizadas, não se esgotando na mera especificação ou categorização atribuída a um quadro de deficiência, transtorno, distúrbio, síndrome ou aptidão. Considera-se que as pessoas se modificam continuamente exigindo uma atuação pedagógica voltada para alterar a situação de exclusão, reforçando a ideia de que para a promoção da aprendizagem de todos os alunos, são importantes os ambientes:
O encontro entre a linguagem e a consc1encia é considerado, pelos estudiosos do tema, como o momento de maior impacto no curso da constituição do pensamento. É quando objetos são transformados em signos, em um movimento de apropriação em que os signos vão deixando de fazer parte do mundo externo, ganhando significados nos processos psicológicos individuais. O resultado deste processo é uma nova qualidade das interações da criança com o meio, mediado pela(o):
Por definição, segundo Quadros e Karnopp, “orientação da palma da mão é a direção para a qual a palma da mão aponta na produção do sinal”. Ao realizar o sinal corretamente, a palma da mão fica para:
Segundo Ferreira-Brito, é um sinal que utiliza um conjunto específico de configurações de mãos para representar objetos incorporando ações. Marque a alternativa para essa denominação.
Com base no livro Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade, é incorreto o que se afirma em: