Warning: SessionHandler::read(): open(/var/lib/php/sessions/sess_18e9bc14e6f0e48397150b19bf8ed839, O_RDWR) failed: No space left on device (28) in /application/vendor/symfony/symfony/src/Symfony/Component/HttpFoundation/Session/Storage/Proxy/SessionHandlerProxy.php on line 69

Warning: SessionHandler::write(): open(/var/lib/php/sessions/sess_18e9bc14e6f0e48397150b19bf8ed839, O_RDWR) failed: No space left on device (28) in /application/vendor/symfony/symfony/src/Symfony/Component/HttpFoundation/Session/Storage/Proxy/SessionHandlerProxy.php on line 77
Questões de Concurso – Aprova Concursos
Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 579 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O Professor pode promover ação educativa onde a letra inicial do nome da criança possa utilizar fichas de letras para colagem com bolinha de algodão. Observe a imagem a seguir:

No contexto do desenvolvimento infantil e, de forma específica, tal atividade possibilita:

Toda situação didática imposta de maneira uniforme a todos os alunos será totalmente inadequada para o grupo, pois, para alguns, será fácil demais, para outros, difícil demais. Daí, então, a importância do ensino diferenciado e também da avaliação diferenciada, para que possibilite a cada aluno ser avaliado de acordo com suas habilidades orais, visuais e escritas. Fonte: PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

Analise as seguintes afirmações com base no texto de Perrenoud:

I. Deve-se proceder unicamente a uma avaliação afetiva porque o carinho e a atenção são cuidados que superam todas as formas de avaliar pessoas com necessidades educacionais especiais,

II. A avaliação deve ser qualitativa e processual, se pautando no diagnóstico e em instrumentos variados para que as reais necessidades educacionais sejam atendidas no processo de inclusão,

III. A avaliação e o processo de ensino e aprendizagem são ações distintas e devem acontecer em momentos diferenciados quando a questão é a da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais.

Está CORRETO afirmar que as proposições

I. A música “Estudo Errado", de Gabriel Pensador (1995), faz uma crítica à escola tradicional/tecnicista no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem e ao processo avaliativo.

PORQUE

II. De acordo com Vasconcellos (2003), existe um equívoco na concepção de avaliação que não permite avanços no processo de ensino e aprendizagem. Esses equívocos estão relacionados ao referencial da avaliação, ao objeto da avaliação, ao conteúdo solicitado na avaliação, à forma da avaliação e à avaliação desarticulada da organização escolar.

É CORRETO afirmar que

O momento que a criança desenvolve suas capacidades mais plenas e concretas, é chamado pela teoria piagetiana de operatório-concreto, momento que o egocentrismo é menos presente, há diferenciação entre o real e o concreto, além de conseguir desenvolver exercícios mentais mais complexos. Sendo assim o ponto de partida de três operações mentais que são plenamente desenvolvidas nessa etapa; são elas, exceto:

Analise a prática da avaliação desenvolvida pela professora.

A professora Joana do ensino fundamental observou que alguns alunos apresentaram notas baixas no conteúdo de História e Geografia. Ela trabalhava com questionários onde as respostas eram transcritas do livro didático, e suas provas continham as mesmas perguntas do questionário, pois para a professora o que importa na avaliação é a memorização mecânica do conteúdo.

Na prática avaliativa da professora Joana é possível verificar que:

I. O foco da sua avaliação está no sujeito que aprende e não nos resultados já determinados.

II. A avaliação é realizada predominantemente visando a exatidão da reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula.

III. A avaliação está voltada para acolher e valorizar os avanços dos alunos.

IV. A avaliação da aprendizagem é reduzida apenas ao ato de atribuir notas ou conceitos aos alunos.

Estão corretas apenas:

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.

Arte-educadores, principalmente norte-americanos, lançaram as bases para uma transformação da perspectiva de ensino de arte no Brasil, ao questionarem a ideia do desenvolvimento espontâneo da expressão artística na criança e ao procurarem definir uma contribuição específica da arte para a educação do ser humano.

“Se a escola é o lugar da construção da autonomia e da cidadania, a avaliação dos processos, sejam eles das aprendizagens, da dinâmica escolar ou da própria instituição, não deve ficar sob a responsabilidade apenas de um ou de outro profissional, é uma responsabilidade tanto da coletividade, como de cada um, em particular". (FREITAS; FERNANDES, 2008, p. 18)

Com base nas concepções sobre o processo avaliativo, apresentadas pelos autores, considere:

I- A avaliação é uma atividade que envolve legitimidade técnica e legitimidade política na sua realização.

II- A avaliação formativa é aquela que orienta os estudantes para a realização de seus trabalhos e de suas aprendizagens, ajudando-os a localizar suas dificuldades e suas potencialidades, redirecionando-os em seus percursos.

III- Do ponto de vista educacional, avaliar a aprendizagem dos estudantes perpassa, necessariamente, pela atribuição de uma nota ou conceito sobre o conhecimento adquirido.

IV- A avaliação da aprendizagem, da instituição e do sistema escolar tem o protagonismo central do professor, do coletivo de profissionais e do poder público, respectivamente. Esses três níveis de avaliação apresentam sua autonomia e são independentes entre si.

Estão INCORRETAS as afirmações:

Considerando o texto precedente, julgue o item subsecutivo, acerca do uso de recursos e habilidades didáticos no ensino de química.

A formação do professor nem sempre atende a todas as demandas das novas tecnologias e dos recursos didáticos; por isso são necessários comprometimento e dedicação do docente na busca de cursos de aperfeiçoamento e de formação continuada.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, relativo a avaliação.

A avaliação engloba testes que servem como instrumento de verificação de conhecimento dos alunos.

Na avaliação formativa-reguladora, os instrumentos devem ser aplicados de forma:

1) contínua.

2) periódica.

3) sistemática.

4) transversal.

Está(ão) correta(s), apenas:

Tendo como referência inicial as informações apresentadas no texto precedente, é correto afirmar que a avaliação formativa

leva em consideração que as aprendizagens dos alunos constituem uma realidade objetiva, passível de ser estudada e apreendida na sua totalidade por meio do processo de avaliação.

Tendo como referência inicial as informações apresentadas no texto precedente, é correto afirmar que a avaliação formativa

tem como principal característica a quantificação dos comportamentos, das atitudes ou capacidades observáveis dos alunos.

Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item, com relação ao uso da resolução de problemas nas atividades avaliativas.

A utilização desse método para identificar a origem dos erros cometidos pelos alunos deve ser excluída do processo avaliativo em função da diversidade de respostas encontradas.

Os distúrbios de aprendizagem são disfunções psiconeurológicas, em que a causa é neurológica e o comportamento é a manifestação de que algo não está bem. Em relação ao Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), não é correto afirmar que:

Observe:

I. Oportunizar aos alunos muitos momentos de expressar suas ideias.

II. Transformar os registros de avaliação em anotações significativas sobre o acompanhamento dos alunos em seu processo de construção de conhecimento.

III. Garantir que os alunos sejam avaliados somente por meio de provas teóricas.

De acordo com Jussara Hoffmann, indique as alternativas que estão de acordo com a concepção mediadora:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282