O problema da avaliação é de todo o sistema de ensino. No entanto, precisamos responder a uma questão fundamental: Como é que ocorre a mediação desse problema numa realidade específica, ou seja, como se concretiza essa determinação geral em cada caso particular, em cada escola, em cada sala de aula? Assinale a alternativa que melhor explica essa situação.
“[...] constitui-se em processo contínuo e permanente de análise das variáveis que interferem no processo de ensino e de aprendizagem, objetivando identificar potencialidades e necessidades educacionais dos alunos e das condições da escola e da família". (Avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais, p. 9).
A definição acima se trata da(o):
“Em outras palavras, trata-se mais de um problema de dimensões sociais do que da consequência de vontades individuais. Por essa razão, acreditamos que, em lugar de “males endêmicos", deveria se falar em ____________________ do sistema educativo; em lugar de se chamar “deserção" ao abandono da escola, teríamos de chamá-lo de ____________________. E não se trata de uma mudança de terminologia, mas de um outro referencial interpretativo, porque a desigualdade social e econômica se manifesta também na distribuição desigual de oportunidades educacionais." (FERREIRO, Emilia & TEBEROSKY, Ana, A psicogênese da língua escrita, p. 20).
Quais são os termos que as autoras utilizam para substituir aqueles que estão destacados no trecho acima?
O Projeto Político-Pedagógico de uma escola vai além de um conjunto de planos de ensino ou de atividades diversas. É um documento construído com a participação da comunidade escolar, onde estão expressas, entre tantas outras, as concepções de homem, mundo e sociedade que temos e queremos. Além disso, tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis (Veiga, 1995): a organização da escola como um todo e a organização da sala de aula. Essa abordagem está fundamentada nos princípios que devem nortear a escola democrática, pública e gratuita. Esses princípios são:
O processo de avaliação, na perspectiva da construção do conhecimento, parte de duas premissas básicas, quais sejam:
No tocante aos componentes do processo de ensino, analise os itens abaixo e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Os meios de ensino dizem respeito aos recursos, materiais utilizados pelos docentes e pelos alunos na organização e na condução do processo de aprendizagem.
II – Na escolha dos conteúdos, o professor deve levar em consideração a herança cultural, a experiência e a prática social vivida por seus alunos.
III - A prática educativa na educação formal orienta-se por objetivos que direcionam ação intencional e sistemática.
IV – Os objetivos gerais são aqueles que determinam as exigências de ensino, independente da intervenção dos professores para sua elaboração.
V – O processo didático é caracterizado como mediação escolar de objetivos, conteúdos e métodos, tendo em vista as finalidades da educação.
Na condução da aprendizagem dos seus alunos o professor tem duas funções básicas que são:
A forma de conceber a avaliação reflete uma postura filosófica diante da educação. Para o aluno, a avaliação é um meio de superar as dificuldades e continuar progredindo na aprendizagem, enquanto, para o professor, a avaliação é um meio de aperfeiçoar seus procedimentos de ensino.
Duas funções da avaliação da aprendizagem estão indicadas em:
O ensino e a aprendizagem são processos distintos: nem tudo aquilo que o professor propõe é apreendido pelos alunos. Uma única metodologia não garante a compreensão dos conteúdos, pois cada indivíduo constrói conhecimentos apoiados em suas experiências de vida e em sua bagagem cultural. Quando se elabora uma avaliação, devemos levar em conta tanto aquilo que foi aprendido quanto às condições oferecidas pelo contexto escolar. Nesse sentido, o aluno:
Para o conhecimento, não basta o contato com a informação. É preciso que ela seja organizada, contextualizada, criticada em suma, relacionada para que haja sentido. Neste processo, ao sujeito que quer aprender, se faz necessário dentre outros aspectos, aqueles apresentados a seguir, com exceção somente de:
Ao discutir a importância da avaliação no cotidiano da escola, a professora e escritora Jussara Hoffmann assim se posiciona:
―A avaliação deve ser entendida como uma prática investigativa e não sentenciva, mediadora e não constatativa. Não são os julgamentos que justificam avaliação, as afirmações inquestionáveis sobre o que a criança é ou não é capaz de fazer.‖ (2000, p. 15).
Quanto à avaliação na Educação Infantil é INCORRETO afirmar:
No trabalho docente, a avaliação deve fazer parte da ação didática e acompanhar todo processo de aprendizagem dos alunos. Uma das funções da avaliação é:
Art. 2º - A participação da União no Compromisso (Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação) será pautada pela realização direta, quando couber, ou, nos demais casos, pelo incentivo e apoio à implementação, por Municípios, Distrito Federal, Estados e respectivos sistemas de ensino, das seguintes diretrizes:
I. Alfabetizar as crianças até, no máximo, os seis anos de idade, aferindo os resultados por exame periódico específico.
II. Zelar pela transparência da gestão pública na área da educação, garantindo o funcionamento efetivo, autônomo e articulado dos conselhos de controle social.
III. Organizar um comitê local do Compromisso, com representantes das associações de empresários, trabalhadores, sociedade civil, Ministério Público, Conselho Tutelar e dirigentes do sistema educacional público, encarregado da mobilização da sociedade e do acompanhamento das metas de evolução do IDEB.
Em consonância com o Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, é correto o que se afirma em:
As características dos atos de examinar e de avaliar serão configurados lado a lado, tendo por base comparativa as seguintes variáveis:
I. Função do exame e da avaliação.
II. Abrangência das variáveis consideradas.
III. Dimensão política do exame e da avaliação.
De acordo com o livro Avaliação da aprendizagem – componente do ato Pedagógico, está correto o que se afirma em:
Existem diferentes concepções de avaliação. A avaliação onde o professor como mediador refletirá sobre o processo e tomada de decisões para re-planejar suas ações para intervir e adequar suas práticas em sala de aula com o objetivo do aluno aprender e não simplesmente melhorar sua nota é a: