As tendências pedagógicas são imprescindíveis para a educação, pois contribuem para a condução de uma prática docente consonantes com as demandas atuais e realmente significativa, com sentido para o aluno. Luckesi (1994), afirma que “a Pedagogia não pode ser bem entendida e praticada na escola sem que se tenha alguma clareza do seu significado". Diante dessas questões, é relevante o conhecimento dessas correntes pedagógicas por parte dos professores, visto que possibilitam ao educador compreender todos os elementos do processo de ensino-aprendizagem, apontando diversas possibilidades de ações educativas a partir de suas concepções pessoais, profissionais, políticas e sociais. Sendo assim, é possível afirmar que, as tendências pedagógicas se dividem em:
Instituído pela Emenda Constitucional nº 53, de 19 de dezembro de 2006, regulamentado pela Lei Federal nº 11.494, de 20 de junho de 2007, o FUNDEB é uma das mais importantes fontes de financiamento das ações da Educação Básica. O FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação foi criado para pagar os ―profissionais do magistério da Educação Básica‖, quem são estes profissionais:
A pesquisa de Emília Ferreiro permitiu-lhe identificar quatro níveis de evolução da escrita, até o momento em que se pode considerar que a criança venceu as barreiras do sistema, sendo capaz de interpretar (ler) e reproduzir (escrever) símbolos gráficos. Os níveis de evolução da escrita são:
Com base no livro de Telma Weisz, O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, como foi a pedagogia desenvolvida por Montessori?
Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho:
I. Perigoso, insalubre ou penoso.
II. Realizado em horários e locais que não permitam a frequência à escola.
III. Noturno, realizado entre vinte e três horas de um dia e seis horas do dia seguinte.
De acordo com a Lei 8069/90, está correto o que se afirma
No que se refere às funções do professor é INCORRETO afirmar:
A consciência fonológica se constitui como um importante processo de tomada de consciência por parte dos alunos de que vivemos num mundo letrado, com sistema de signos que são articulados na fala, na escrita, na representação de sons e gestos. Para o desenvolvimento da consciência fonológica na Educação Infantil é CORRETO:
Com relação ao registro da avaliação na Educação Infantil, é CORRETO afirmar:
A avaliação processual dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais deverá ser integrada, podendo ter momentos formalizados que enfatizem uma ou outra categoria. É aconselhável que esse processo integre também a avaliação do aluno, não só como autoavaliação, mas também como reflexão sobre a metodologia e a organização do processo de trabalho, dando subsídios para o professor avaliar seu próprio trabalho e planejar sua continuidade.
Em síntese, os instrumentos de avaliação deverão:
I. Reconhecer o desenvolvimento individual valorizando o aluno e contribuindo com a autoestima.
II. Considerar de forma individual os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
III. Avaliar a construção do conhecimento como um merecimento.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física, indique qual das alternativas acima está correta:
Art. 9º - A escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos:
I- Foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes.
II- Inter-relação entre organização do currículo, do trabalho pedagógico e da jornada de trabalho do professor, tendo como objetivo a aprendizagem do estudante.
III- Realização de parceria com órgãos, tais como os de assistência social e desenvolvimento humano, cidadania, ciência e tecnologia, esporte, turismo, cultura e arte, saúde, meio ambiente.
Com base na Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, está correto o que se afirma em:
Os sinais em Libras são formados a partir da combinação de cinco componentes, denominados parâmetros, com possibilidade de decompor unidades menores dos sinais e/ou enunciados, o qual pode-se equiparar ao fonema. A seguir, segue a descrição de um desses parâmetros: “É o lugar onde incide a mão predominante configurada, podendo tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro.” (FELIPE; MONTEIRO, 2007). Assinale a opção que indica corretamente o parâmetro descrito.
“Com base na função social da aprendizagem de uma língua estrangeira no Brasil e nas condições existentes na maior parte das escolas brasileiras, o foco no que ensinar pode ser melhor entendido ao se pensar, metaforicamente, sobre o que as lentes de uma máquina fotográfica focalizam." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira).
De acordo com o documento especificado acima, qual é o primeiro foco, por meio do uso de uma lente padrão?
Assinale a alternativa incorreta. O planejamento na educação visa garantir:
Em sala de aula são necessárias abordagens de diversos assuntos de importância social, um deles é acerca da diversidade. Quanto a esse assunto é incorreto afirmar que:
Luckesi, em seu livro intitulado Avaliação da aprendizagem - componente do ato pedagógico, afirma que as características dos atos de examinar e de avaliar serão configurados lado a lado, tendo por base comparativa variáveis específicas. Dentre as variáveis listadas pelo autor e indicadas nas alternativas abaixo, marque aquela que está incorreta: