De acordo com Hoffmann, tarefas avaliativas, em uma visão mediadora, são:
O governo de Pernambuco criou o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco - SAEPE -, que tem por objetivo
O professor Rui trabalhou com os estudantes do 6º ano do ensino fundamental a temática “circo". Em um trimestre letivo, destacaram-se três atividades avaliativas:
1) o professor solicitou que os estudantes escrevessem em uma cartolina todos os conhecimentos que tinham a respeito da temática e, a seguir, propôs uma roda de conversa sobre o cartaz elaborado;
2) o professor pediu que elaborassem, em grupos, uma atividade circense para apresentar ao grupo;
3) o professor orientou os estudantes para que anotassem, em outra cartolina, todos os conhecimentos trabalhados em aula; a seguir, propôs uma roda de conversa, em que colocou os dois cartazes e lado a lado e pediu que os estudantes refletissem sobre o que aprenderam.
Assinale a alternativa que, segundo Darido, no artigo A avaliação da Educação Física na escola (2012), caracteriza o processo de avaliação utilizado pelo professor.
Durante a coordenação pedagógica coletiva, uma professora do 2.º ano relatou a grande diferença nos níveis de aprendizagem de seus alunos. Segundo ela, era possível subdividir os alunos em quatro grupos distintos. A coordenadora pedagógica lembrou que o ato educativo deve compreender as aprendizagens dos alunos com base em seu próprio desenvolvimento. Considerando essa situação hipotética e a função da avaliação na prática pedagógica, assinale a alternativa que apresenta o que a professora deveria observar ao planejar e construir seus instrumentos de avaliação.
Como um planejamento histórico e contextualizado de todas as ações da escola, o PP- Projeto Político-Pedagógico - "envolve etapas que se complementam e que são interligadas, realimentando todo o processo." Essas etapas são, respectivamente:
Dentre as etapas para elaborar um plano de formação continuada na escola, o supervisor escolar precisa, em um primeiro momento:
Para ofertar um curso de pós-graduação, determinada instituição de ensino fez uma pesquisa sobre a aceitação desse curso no mercado. O curso, que se propunha a avaliar seus participantes em diferentes momentos, teve início após os resultados indicarem que sua aceitação seria satisfatória entre a maioria dos participantes entrevistados. Antes do início de cada módulo, foi realizada uma avaliação para aferir o nível de conhecimento dos estudantes a respeito do conteúdo proposto. No decorrer de cada módulo, foi proposto aos estudantes que fizessem avaliações sobre seu processo de construção de conhecimento. Ao final do curso, a avaliação do estudante foi qualitativa em vez de quantitativa.
Tendo essa situação hipotética como referência, julgue o item a seguir.
A avaliação realizada antes do início de cada módulo configura uma avaliação formativa.
Para Libâneo (2013), a avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Através dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos e dificuldades e reorientar o trabalho para as correções necessárias. Analise as afirmativas que seguem e coloque V para verdadeira e F para falsa, considerando as tarefas da avaliação.
( ) Verificação: coleta de dados sobre o aproveitamento dos alunos, por meio de provas, exercícios e tarefas ou de meios auxiliares, como observação de desempenho, entrevistas etc.
( ) Qualificação: comprovação dos resultados alcançados em relação aos objetivos e, conforme o caso, atribuição de notas ou conceitos.
( ) Apreciação qualitativa: avaliação propriamente dita dos resultados, referindo-os a padrões de desempenho esperados.
( ) Apreciação quantitativa: avaliação que tem a função de controle, mediante a qual se faz uma classificação quantitativa dos alunos nas provas.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA.
Como forma de assegurar que as escolas desempenhem sua função: qualidade social na educação pública e se o direito de aprendizagem está sendo garantido como direito individual, a avaliação nas Diretrizes Curricula-res Municipais (2012) considera as dimensões da avaliação, definidas no Art. 46 da Resolução CNE/CEB Nº 04/2010: I- Avaliação da aprendizagem; II- avaliação institucional interna e externa; III- avaliação de redes de educação básica. De acordo com as dimensões apresentadas, analise as afirmativas abaixo e identifique a(s) correta(s): I- A avaliação institucional interna é a instância na qual somente o professor é avaliado. No Projeto Político- Pedagógico, são estabelecidos os indicadores que serão avaliados, como as ações a serem articuladas, voltadas para o compromisso constante, como a melhoria da qualidade social da educação. II- A avaliação da aprendizagem é uma ferramenta pedagógica que possibilita um olhar diferenciado sobre o processo de ensinar e aprender, considerando-se os protagonistas (o educando e o educador). III- As avaliações de rede e as do sistema escolar são realizadas periodicamente e promovidas por órgãos externos à instituição, com o objetivo central de sinalizar a qualidade social da educação oferecida ao pú-blico-alvo. IV- Participam da avaliação institucional todos os atores que compõem a comunidade escolar, e, por conse-guinte, construtores do Projeto Político-Pedagógico. Assinale a alternativa correta:
A respeito da concepção de avaliação da aprendizagem presente nas Diretrizes Curriculares Municipais (2012), analise as opções abaixo e identifique a opção correta:
Tendo por base a Resolução nº 07, de 14 de dezembro de 2010, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 09 anos, estabelece que o Projeto Político-Pedagógico, de acordo com seus ciclos, séries e outras formas de organização, será:
Em Alfabetização e Letramento (2014), Magda Soares propõe que o conceito de letramento surgiu em função da/do:
Para o professor João Paulo, a avaliação é um processo, por isso deve fazer parte da rotina da sala de aula, é usada por ele periodicamente como um dos aspectos integrantes do processo ensino-aprendizagem. O professor para ajudar os alunos a dominarem os conteúdos da disciplina fornece informações sobre o que os mesmos acharam mais ou menos claro ou mais confuso, permitindo a eles se auto avaliarem para determinar as suas dificuldades. O professor João Paulo utiliza-se da avaliação:
Segundo as definições elaboradas por Jussara Hoffmann acerca dos métodos avaliativos, é correto afirmar que a avaliação mediadora é uma definição que parte dos seguintes princípios:
A professora Ana Cecília, dos anos iniciais de uma Escola Municipal da rede de ensino do Município de São Domingos do Azeitão, ao iniciar o ano letivo, propõe uma avaliação aos seus alunos para constatar a realidade de cada um com o objetivo de avaliar a aprendizagem anterior e evitar as dificuldades futuras. A professora realiza uma avaliação: