Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 579 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Os griôs (termo derivado da palavra francesa griot) são contadores de narrativas da África e de afrodescendentes. No caso brasileiro, essa expressão também contempla práticas de narração feitas por indígenas. Essas práticas de tradição oral, na contramão da supremacia da tradição escrita ocidental dos colonizadores, preservam os costumes e as crenças de suas comunidades.

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da educação em contexto étnico e da inserção dos griôs no processo educativo.

Para manter a tradição dos griôs, o ideal é fazer o registro sistemático das narrativas deles por escrito, para divulgar o conhecimento produzido por eles a um público cada vez mais abrangente.

Nos processos de aprendizagem, seja em espaços formais de educação ou em organizações, na aplicação de capacitações para o serviço, é importante que o formador domine a prática de avaliar. Segundo Luckesi (2011, p.171), "Ao desvendar a qualidade da realidade, a avaliação oferecerá ao gestor de uma ação ou de uma instituição bases consistentes para as suas decisões e o seu agir." Dentre as diversas formas de avaliar, uma em específico auxilia na assertividade do planejamento e a especificar o nível prévio de conhecimento dos alunos sobre o que será trabalhado, podendo ser aplicada no início de uma disciplina, curso ou módulos. Trata-se da avaliação:

Sobre a avaliação diagnóstica, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve ocorrer antes de uma ação.

II. Objetiva produzir um diagnóstico da situação.

III. Identifica as circunstâncias que demandam uma ação restauradora.

Está correto o que se afirma em

Leia o fragmento a seguir.

Laura é professora do 6º ano do Ensino Fundamental e comentou com uma colega que estava desenvolvendo com seus alunos um projeto de trabalho sobre o Egito Antigo. A colega de Laura lhe perguntou quais seriam as vantagens desta opção metodológica em relação à metodologia tradicional de ensino.

As opções a seguir apresentam vantagens da prática pedagógica do trabalho com projetos, à exceção de uma. Assinale-a.

Os objetivos gerais expressam propósitos mais amplos acerca do papel da escola e do ensino diante das exigências postas pela realidade social e diante do desenvolvimento da personalidade dos alunos. Além disso, definem, em grandes linhas, perspectivas da prática educativa na sociedade. Estudiosos desse assunto, Bloom e colaboradores dividem, em sua taxonomia, as três dimensões dos objetivos, que são

A linguagem humana, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento, tem, para a teoria vigotskiana, duas funções básicas. Essas funções são

Leia as afirmativas a seguir: I. Conhecer as crenças dos alunos em relação à escola, ao ato de estudar e ao aprendizado de uma língua estrangeira pode auxiliar professores a refletirem sobre suas práticas profissionais. II. Cada aluno fundamenta-se em suas crenças e experiências anteriores no momento do contato com a língua estrangeira durante as aulas. III. A aprendizagem também é resultado da relação entre o comportamento social e as percepções do aprendiz. Posto isso, ao entrar em contato com o universo dos estudantes, os professores refletem sobre as estratégias de ensino e tomam novas decisões sobre as práticas docentes. IV. A aprendizagem de Língua Estrangeira é uma possibilidade de aumentar a autopercepção do aluno como ser humano e como cidadão. Marque a alternativa CORRETA:

Com a finalidade de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita, nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental o foco da ação pedagógica deverá ser a

Entendendo-se que a capacidade de ensinar bem é, sem dúvida, uma nova competência, porque o ofício de professor, conforme nós a conhecemos, não tem mais espaço nos dias atuais, não há padronização nos educandos, no sentido de que cada aluno vivencia a aula em que está inserido de diferentes formas. Conceber e criar situações de aprendizagem é uma nova ferramenta à disposição do educador de forma a envolver, diferenciar e criar situações que se traduzam em objetivos de aprendizagem. De acordo com Perrenoud, a competência global a que se refere essa capacidade chama-se:

“Na sala de aula, nem todos os erros possuem o mesmo valor, e frequentemente este valor depende de quem erra e quem avalia." (ESTEBAN, Maria Teresa. O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.)

Com base na afirmação acima, assinale a opção que NÃO se adequa a uma perspectiva inclusiva de educação.

Para avaliar seus alunos e alunas do 3º ano do ensino médio com o conteúdo handebol, a professora Sofia utilizou uma ficha de verificação das ações dos jogadores nas situações de ataque e defesa. Ela organizou os estudantes em quatro equipes, de forma que o grupo que estava jogando era avaliado pelo grupo que estava na espera do próximo jogo. Cada estudante avaliou apenas um estudante em jogo, formando pares avaliativos. No jogo seguinte, os papéis se inverteram, e ao final dos dois jogos houve uma roda de conversa sobre as fichas e as anotações.

De acordo com González e Bracht, em Metodologia do ensino dos esportes coletivos (2012), essa avaliação é denominada

Segundo Hoffmann, uma tarefa avaliativa bem elaborada favorece: I. A expressão própria de ideias e diferentes estratégias de solução dos alunos. II. Possibilidade de o professor investigar as hipóteses construídas por eles até aquele momento, ou os processos de raciocínio de que se utilizaram. III. Que suscite respostas diferentes de alunos diferentes a uma mesma pergunta. Quais estão corretas?

Para responder à questão, considere o tema Avaliação na Educação Infantil, de acordo com a autora Jussara Hofmann.

Segundo a autora, aponta-se para três princípios norteadores da avaliação mediadora que fundamentam a elaboração de registros de avaliação. Sobre os princípios, assinale a alternativa correta.

Segundo Hoffmann, há dois tipos de instrumentos comumente usados nas tarefas avaliativas elaboradas pelo professor, sendo elas:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282