Considerando o conceito de vulnerabilidade social, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Vulnerabilidade social é uma condição que remete à fragilidade da situação socioeconômica de determinado grupo ou indivíduo.
( ) A vulnerabilidade social é medida através da linha de pobreza, que é definida através dos hábitos de consumo das pessoas, o valor equivalente a meio salário mínimo. Os grupos em vulnerabilidade social encontram-se em acentuado declínio do bem-estar básico e de direito dos seres humanos.
( ) Uma das hipóteses mais eficazes para garantir, a médio e longo prazo, a diminuição da vulnerabilidade social é o aumento da escolaridade, principalmente a qualidade da educação e da cultura.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Os programas socioassistenciais são um conjunto de serviços destinados à superação de situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza ou da falta de acesso aos serviços públicos e aos direitos sociais. Assinale a alternativa INCORRETA em relação a esse assunto.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto no texto constitucional e regulado na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS),
Parte significativa dos assistentes sociais trabalha na gestão e na execução da Política de Assistência Social. Com relação ao serviço social e à Política de Assistência Social, julgue o item abaixo.
Para atuar na Política de Assistência Social, o assistente social deve priorizar as análises totalizantes, a leitura crítica da realidade e a compreensão de que os problemas vivenciados pelos usuários devem ser compreendidos como problemas sociais e pessoais e devem ser resolvidos individualmente, pois "cada caso é um caso".
A Pesquisa, enquanto elemento constitutivo da formação profissional do serviço social, deve dotar o assistente social da capacidade de
I. desvendar as dimensões constitutivas da questão social;
II. prescindir dos instrumentos de pesquisa das ciências naturais e biológicas;
III. utilizar ferramentas ideológicas de pesquisa no exercício da militância profissional;
IV. identificar as motivações morais do capitalismo na prática social dos usuários da política social;
V. desvendar o padrão de intervenção social do Estado nas expressões da questão social, do significado e da funcionalidade das ações instrumentais a este padrão;
VI. identificar e construir estratégias que orientem e instrumentalizem a ação profissional.
Estão corretos os itens
O Código de Ética de 1993 busca trazer importantes e decisivas discussões sobre a intervenção do assistente social, objetivando um compromisso ético político e profissional com a classe trabalhadora, com base na dimensão e fundamento
A temática da assessoria/consultoria no serviço social tem se expandido como emergente no cenário profissional em face das constantes demandas tanto das esferas públicas como das privadas e terceiro setor.
Em relação à temática, é correto afirmar:
A respeito da assistência social como campo de política pública, julgue o seguinte item.
O serviço social está subordinado à política de assistência social, sem prejuízo da autonomia e da ética profissionais.
A respeito da assistência social como campo de política pública, julgue o seguinte item.
A assistência social é um bem essencial à sociedade e à dignidade humana.
A respeito da política de seguridade social e do parâmetro para atuação de assistentes sociais na política de assistência social, julgue o item a seguir.
O assistente social, assim como outros profissionais atuantes na implementação do SUAS, deve compreender a política de assistência social como responsável por responder a todas as situações de exclusão, vulnerabilidade e desigualdade social, devendo, ainda, lutar por essa política.
Leia as afirmativas abaixo e assinale a opção correta:
I- O SUAS, cujo modelo de gestão é descentralizado e participativo, constitui-se na regulação e organização em todo o território nacional das ações socioassistenciais. Os serviços, programas, projetos e benefícios têm como foco prioritário a atenção às famílias, seus membros e indivíduos e o território como base de organização, que passam a ser definidos pelas funções que desempenham, pelo número de pessoas que deles necessitam e pela sua complexidade;
II- O SUAS materializa o conteúdo da LOAS, cumprindo no tempo histórico dessa política as exigências para a realização dos objetivos e resultados esperados que devem consagrar direitos de cidadania e inclusão social;
III- O SUAS define e organiza os elementos essenciais e imprescindíveis à execução da política de assistência social possibilitando a normatização dos padrões nos serviços, qualidade no atendimento, indicadores de avaliação e resultado, nomenclatura dos serviços e da rede socioassistencial.
Ana Paula, 14 anos, em situação de violência sexual, foi abordada pela equipe técnica do Serviço Especializado em Abordagem Social. Tendo como base a situação de violação de direitos vivenciada por Ana Paula, ela deve ser acompanhada pela equipe de referência do CREAS por meio do
Sobre o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos - PAEFI, assinale a alternativa correta.
Ainda considerando as proteções afiançadas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, tendo como referência as características dos serviços e programas existentes na rede socioassistencial.
Coluna 1
1.Proteção Social Básica.
2.Proteção Social Especial.
3.Proteção Social Especial de Média Complexidade.
4.Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
Coluna 2
( ) Tem como seus serviços aqueles que oferecem atendimentos às famílias e aos indivíduos com seus direitos violados, mas cujos vínculos familiar e comunitário não foram rompidos.
( ) São serviços que requerem acompanhamento individual e maior flexibilidade nas soluções protetivas. Da mesma forma, comportam encaminhamentos monitorados, apoios e processos que assegurem qualidade na atenção protetiva e efetividade na reinserção almejada.
( ) São exemplos de serviços de proteção: Casa Lar, República, Casa de Passagem, Albergue, Família Substituta, Família Acolhedora, Medidas socioeducativas restritivas e privativas de liberdade (semiliberdade, internação provisória e sentenciada), Trabalho protegido.
( ) Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e/ou fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A respeito dos direitos de ordem social, julgue o item que se segue.
A assistência social, ao contrário da previdência social, é prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social.