Com relação à cultura organizacional e ao desenvolvimento organizacional, julgue os próximos itens.
A análise transacional é uma técnica de desenvolvimento organizacional por meio da qual um indivíduo pode modificar seus sistemas de valores e mudar seu comportamento no trabalho.
Julgue os itens seguintes, relativos a modelos de gestão de pessoas.
Nas organizações, os conhecimentos podem ser tangíveis e intangíveis, conforme os mecanismos de compartilhamento e gestão do conhecimento adotados.
Com relação a projetos e modelos de gestão, julgue os itens subsecutivos.
No PMBOK, o gerenciamento do tempo do projeto é composto pelos seguintes processos: definir as atividades, sequenciar as atividades, estimar a duração das atividades, estimar os recursos das atividades, desenvolver cronograma, controlar cronograma e revisar periodicamente o cronograma.
A respeito de linguagens de modelagem, julgue os seguintes itens.
A linguagem BPMN pode ser utilizada para modelar processos internos de uma organização sem considerar detalhes necessários a torná-los executáveis.
Acerca das linguagens de implementação de regras de negócio, julgue os itens seguintes.
O Ruby permite que seja implementada a herança múltipla de classes, desde que as superclasses não tenham conflitos a serem resolvidos.
Com relação aos conceitos e aplicações de gestão eletrônica de documentos, julgue os itens a seguir.
Em um documento XML, não é possível definir regras de tipos de dados para elementos e atributos, uma vez que o documento é um arquivo do tipo texto.
Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação de documentos.
Documento que tem valor secundário potencial pertence à fase intermediária.
A legislação arquivística brasileira reconhece o exercício profissional do arquivista, com base na Lei n.º 6.546/1978. De acordo com essa lei, as atribuições desse profissional incluem
orientar as etapas de avaliação e seleção de documentos, objetivando sua preservação.
Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas e métodos de arquivamento.
No sistema direto de arquivamento de documentos, a busca pela informação depende essencialmente da utilização de instrumentos de pesquisa.
A respeito da gestão e digitalização de documentos arquivísticos, julgue os itens subsequentes.
Os documentos digitais devem ser armazenados de forma a estarem protegidos da destruição, reprodução, alteração, uso e acesso não autorizados.
Em relação aos códigos, planos de classificação de documentos e tabelas de temporalidade e destinação de documentos de arquivos, julgue os itens a seguir.
A criação de um plano de classificação que represente as atividades da instituição deve ocorrer em três etapas: identificação da procedência, do conteúdo e da tipologia dos documentos do acervo.
Com relação à gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.
A atividade de expedição de documentos, incluída na fase de utilização dos documentos, não é parte do programa de gestão de documentos.
Com relação à gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.
A sugestão de criação de modelos e formulários, o controle da criação de cópias e o controle de recebimento de documentos são atividades típicas da etapa de produção de documentos.
Julgue os itens seguintes, relativos aos instrumentos de pesquisa em arquivos permanentes e intermediários.
A atividade de descrição possui três níveis. O primeiro ocorre no ato da classificação do documento; o segundo, no processo de avaliação; e o terceiro acontece nos arquivos permanentes.
Acerca da digitalização e da microfilmagem de documentos em arquivos, julgue os itens subsequentes.
Os documentos arquivísticos que forem digitalizados dependerão de aprovação da autoridade competente na sua esfera de atuação para serem eliminados.
Julgue os itens seguintes, relativos aos procedimentos adotados para preservação, conservação e restauração de documentos arquivísticos.
A exposição à luz solar de documento danificado por água é indicada, pois não oxida as fibras do papel.
Considerando as diretrizes para a gestão arquivística do correio eletrônico corporativo, elaboradas pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), julgue os itens a seguir.
As cópias de mensagens eletrônicas encaminhadas a grupos de trabalho, com a finalidade de informar ou referenciar uma situação, devem ser inseridas na categoria de documento de arquivo.
Com relação aos procedimentos adotados na gestão de documentos, julgue os itens a seguir.
A frequência de uso constitui fator determinante tanto para a transferência quanto para o recolhimento dos documentos aos arquivos.
Com relação aos instrumentos de gestão documental, julgue os itens que se seguem.
Na tabela de temporalidade, no campo denominado destinação, registra-se o prazo, estimado em anos, de manutenção de documento no arquivo.
No que se refere aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e às funções essenciais à justiça, julgue os itens seguintes.
A possibilidade de determinação da quebra do sigilo bancário e fiscal encontra-se no âmbito dos poderes de investigação das comissões parlamentares de inquérito.
Com relação à organização político-administrativa do Estado brasileiro,julgue os próximos itens.
A organização da polícia civil é estabelecida no âmbito da competência legislativa concorrente dos estados, do DF e da União, cabendo a esta a determinação de normas gerais.
Considerando os princípios fundamentais da CF, julgue os itens que se seguem.
Ampara-se no princípio federativo, a instituição constitucional da União, dos estados, dos municípios, do Distrito Federal (DF) e dos territórios como entidades políticas dotadas de autonomia.
Após denúncia anônima, João foi preso em flagrante pelo crime de moeda falsa no momento em que fazia uso de notas de cem reais falsificadas. Ele confessou a autoria da falsificação, confirmada após a perícia.Com base nessa situação hipotética e nos conhecimentos específicos relativos ao direito processual penal, julgue os itens subsecutivos.
João deverá ser investigado pela polícia federal e processado pela justiça federal do lugar em que ocorreu o fato criminoso.
Julgue os itens seguintes, considerando os dispositivos constitucionais e o processo penal.
A presunção de inocência da pessoa presa em flagrante delito, ainda que pela prática de crime inafiançável e hediondo, é razão, em regra, para que ela permaneça em liberdade.
Julgue os próximos itens, relativos a crimes contra a fé pública.
Considere que Silas, maior, capaz, ao examinar os autos do inquérito policial no qual figure como investigado pela prática de estelionato, encontre os documentos originais colhidos pela autoridade, nos quais seja demonstrada a materialidade do delito investigado, e os destrua.Nessa situação, em razão desse ato, Silas responderá pelo crime de supressão de documento
No que se refere a crimes contra o patrimônio, julgue os itens subsequentes.
O reconhecimento do furto privilegiado é condicionado ao valor da coisa furtada, que deve ser pequeno, e à primariedade do agente, sendo o privilégio um direito subjetivo do réu.
Julgue os itens subsecutivos, acerca de crimes contra a pessoa.
Nos crimes contra a honra calúnia, difamação e injúria , o Código Penal admite a retratação como causa extintiva de punibilidade,desde que ocorra antes da sentença penal, seja cabal e abarque tudo o que o agente imputou à vítima.
Considerando que determinada adolescente de dezessete anos de idade seja encontrada morta em uma praia, julgue os itens subsequentes.
Caso o corpo da jovem esteja rígido, ou seja, com a musculatura tensa e as articulações inflexíveis, é correto concluir que ela lutou intensamente antes de morrer.
Acerca da perícia médico-legal, dos documentos legais relacionados a essa perícia e da imputabilidade penal, julgue o itens a seguir.
Quando solicitado por autoridade competente, o relatório do médico-legista acerca de exame feito em vestígio relacionado a ato delituoso recebe a denominação de atestado médico.
Julgue os itens subsequentes,com base no que estabelece o Manual de Redação da Presidência da República.
Embora as redações oficiais devam ser redigidas, em regra, de forma clara e objetiva,há situações em que se recomenda a prolixidade, como nas exposições de motivos, nas quais a redundância é necessária