A constante modificação cujo aperfeiçoamento reflete,não só na necessidade de reduzir custos e poupar recursos naturais utilizados pelas empresas, mas também no grande aumento da conscientização por parte da sociedade referese ao conceito de
A mala direta é uma das ferramentas estratégicas para o sucesso, na organização de um evento. Fazer a gestão das informações, de forma eficiente, dessas informações é papel do profissional de relações públicas. De que forma esse gerenciamento deve ser feito para ser considerado eficiente?
É de conhecimento público que o Presidente da República presidirá a cerimônia, a qual comparecer. De acordo com a ordem de precedência, caso o Presidente da República não esteja no local, assinale a alternativa que apresenta corretamente a ordem a ser seguida pelo cerimonial.
A ordem da fala é um ponto importante que deverá ser observado e respeitado nos eventos. A regra geral estabelece que
A comunicação dirigida funciona de forma direta e segmentada com os públicos que se quer atingir, afirma Kunsch (2003). “Na comunicação dirigida, o emissor, dirigindo-se a um receptor (público) restrito e determinado, usa, além disso, um código (linguagem) adequado a ele, facilmente decifrável por ele”. No aspecto relacionado à linguagem, o principal aspecto a ser observado diz respeito à (ao )
O Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas se baseia no respeito aos princípios da “Declaração Universal dos Direitos do Homem”. Desta forma, é vedado ao profissional de Relações Públicas
Numa obra, o andaime cai próximo a um trabalhador que consegue sair a tempo e não sofre lesão. Esta ocorrência, mesmo sem ter causado danos à saúde ou integridade física do trabalhador, é considerada um(a )
Em caso de eventos adversos, a prestação de primeiros socorros, remoção e acompanhamento das vítimas, de acordo com as determinações legais, é uma ação em nível de resposta
No combate ao fogo, qual dos agentes extintores possui o princípio de extinção por reação química?
Assinale a alternativa que apresenta todos os exames médicos de realização obrigatória para funcionários.
Conforme a NR-6, Equipamento de Proteção Individual – EPI é todo dispositivo de uso individual utilizado pelo empregado, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Sobre este assunto, julgue os itens a seguir. I - Luva de Proteção em PVC (Hexanol) é utilizada para proteção das mãos e braços do empregado contra agentes abrasivos e escoriantes. II - A manga de borracha isolante é utilizada para proteção do braço e antebraço do empregado, contra choque elétrico, durante os trabalhos em circuitos elétricos energizados. III - Nas empresas desobrigadas de constituir CIPA, cabe ao designado, sob a orientação de profissional, tecnicamente habilitado, recomendar o EPI adequado à proteção do trabalhador. IV - Protetor auditivo, tipo inserção (plug), é utilizado para proteção dos ouvidos, nas atividades e nos locais que apresentem ruídos excessivos. A quantidade de itens certos é igual a
Com base na definição dada pela Comissão Nacional sobre
os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), do Ministério
da Saúde, assinale a alternativa que não indica fatores
determinantes sociais da saúde (DSS).
Encontram-se disponíveis no mercado programas computacionais (softwares), em variedade para os mais diferentes usos na engenharia civil. Há programas para planejamento, gestão e controle, orçamento, dimensionamento de estruturas metálicas, dimensionamento de estruturas de concreto armado e desenhos. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Por meio de qual ferramenta o planejamento dos desembolsos, a serem realizados numa obra, deve ser feito?
Em relação às instalações sanitárias, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o aparelho separador responsável por impedir a passagem dos gases, do interior das tubulações para o ambiente sanitário.
O Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais – SIASG auxilia a gestão das atividades de compra e contratações de serviços, no âmbito do Governo Federal. Assinale a alternativa que não corresponde a um módulo desse sistema.
Assinale a alternativa que não apresenta uma função essencial do Sistema de Informação em Saúde (SIS).
Denominados como resíduos perigosos são aqueles que, em função de suas propriedades físicas, químicas ou biológicas, podem apresentar riscos à saúde e ao meio ambiente. São caracterizados por possuírem uma, ou mais, das seguintes propriedades: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade. O texto faz referência aos resíduos classe
O Programa Nacional de Gestão Pública e desburocratização – GESPÚBLICA tem como finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do País. Observe as assertivas a seguir. I - O GESPÚBLICA, em conformidade com o Plano Plurianual, afasta a possibilidade da participação de pessoas e organizações, públicas ou privadas, em cará- ter voluntário, quando tais participações se referem às ações do GESPÚBLICA, por força do interesse público que modela as respectivas ações. II - O GESPÚBLICA, em conformidade com o Plano Plurianual, deverá contemplar a formulação e implementação de medidas integradas de gestão que objetivem, entre outros fins, eliminar o deficit institucional, visando ao integral atendimento das competências constitucionais do Poder Executivo Federal. III - O GESPÚBLICA, em conformidade com o Plano Plurianual, deverá contemplar a formulação e implementação de medidas integradas de gestão que objetivem, entre outros fins, promover a gestão democrática, participativa, transparente e ética. Está correto o que se afirma em
A instituição da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, a ser implementada pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, apresenta diversas finalidades previstas no Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. NÃO constitui uma dessas finalidades a(o )
O Decreto nº 7.746/2012 que regulamentou o art. 3º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, estabeleceu critérios, práticas e diretrizes gerais para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável por meio das contratações realizadas pela administração pública federal direta, autárquica e fundacional e pelas empresas estatais dependentes, bem como instituiu a Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública – CISAP. Nessa linha, considera-se como diretriz, dentre as medidas de sustentabilidade previstas no respectivo Decreto a(o )
Pesquisas recentes em planejamento do trabalho oferecem evidências de que a maneira como os elementos do trabalho são organizados pode aumentar ou diminuir a motivação. Para que um trabalho seja considerado de alto potencial motivador, é preciso que ele apresente as seguintes características:
Para que alguém seja considerado um líder autêntico, é necessário
Um determinado Estado da Federação celebra contrato administrativo com uma empresa do ramo alimentício para fornecimento de alimentos in natura a escolas públicas no valor total de um milhão e quinhentos mil reais. Consoante o que dispõe a legislação aplicável, é CORRETO afirmar que, nessa hipótese,
Leia as afirmativas a seguir: I.Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica. II.A indenização mede-se pela extensão do dano. Assim, se houver excessiva desproporção entre a gravidade da culpa e o dano, poderá o juiz reduzir, equitativamente, a indenização. III.A responsabilidade civil é independente da criminal, não se podendo questionar mais sobre a existência do fato, ou sobre quem seja o seu autor, quando estas questões se acharem decididas no juízo criminal. IV.Havendo usurpação ou esbulho do alheio, além da restituição da coisa, a indenização consistirá em pagar o valor das suas deteriorações e o devido a título de lucros cessantes; faltando a coisa, dever-se-á reembolsar o seu equivalente ao prejudicado. São VERDADEIRAS as afirmativas.
Acerca da interpretação e integração da legislação tributária é CORRETO afirmar que
Conforme dispõe a Lei n. 9.433/1997, a outorga de direito de uso de recursos hídricos poderá ser
suspensa parcial ou totalmente, em definitivo ou por prazo determinado, nas seguintes
circunstâncias, EXCETO para
O manejo correto de bacias hidrográficas envolve a elaboração de diversos diagnósticos que
levantam todos os problemas de manejo da bacia, identificam os conflitos e indicam soluções em
todos os níveis.
Os diagnósticos necessários ao manejo de bacias hidrográficas são:
I.o diagnóstico físico conservacionista.
II.o diagnóstico sócio econômico.
III.o diagnóstico ambiental, da vegetação, da água, da fauna, do solo.
IV.o diagnóstico empresarial.
Considerando-se o enunciado, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
As classificações de empreendimentos, segundo o porte e potencial poluidor, de
empreendimentos e atividades modificadoras do meio ambiente passíveis de autorização
ambiental de funcionamento ou de licenciamento ambiental no nível estadual, são estabelecidas
em Deliberação Normativa COPAM em seis classes.
É CORRETO afirmar que a classificação desses empreendimentos e atividades, sendo de
pequeno porte e grande potencial poluidor ou de médio porte e médio potencial poluidor,
corresponde à:
Para efeito didático, os processos de tratamento de esgotos domésticos podem ser classificados
em função dos fenômenos da remoção ou transformação e de acordo com o grau de eficiência
obtido por um ou mais dispositivos de tratamento. Em função da eficiência das unidades de
tratamento de esgotos domésticos, é comum classificar as instalações de tratamento em função
do grau de redução dos sólidos em suspensão e da demanda bioquímica do oxigênio, proveniente
da eficiência de uma ou mais unidades de tratamento.
Considerando-se essas afirmativas, é CORRETO afirmar que o processo de lodos ativados é
classificado como