Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado
  • 16
    • Certo
    • Errado
  • 17
    • Certo
    • Errado
  • 18
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 19
    • Certo
    • Errado
  • 20
    • Certo
    • Errado
  • 21
    • Certo
    • Errado
  • 22
    • Certo
    • Errado
  • 23
    • Certo
    • Errado
  • 24
    • Certo
    • Errado
  • 25
    • Certo
    • Errado
  • 26
    • Certo
    • Errado
  • 27
    • Certo
    • Errado
  • 28
    • Certo
    • Errado
  • 29
    • Certo
    • Errado
  • 30
    • Certo
    • Errado

Acerca dos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas, dos procedimentos de segurança da informação e das noções de vírus, julgue o item subsequente.

Para facilitar o gerenciamento de arquivos no Windows 8.1, é permitido ao usuário abrir mais de uma janela do Explorador de Arquivos.

Em um gabinete, há seis computadores distintos disponíveis e três pessoas para os utilizarem. Dois deles são muito mais rápidos que os outros e sempre serão escolhidos para uso caso estejam vagos. Todos possuem uma senha formada por quatro algarismos, ordenados dentro do conjunto {0, 1, 2,..., 9}. Em cada senha, nenhum algarismo é repetido.

Com base nesse caso hipotético, julgue o seguinte item.

Se a soma dos algarismos de uma senha é igual a 7, então ela é formada pelos elementos do conjunto {0, 1, 2, 4}.

Uma pesquisa entrevistou 200 pessoas para responder "sim" ou "não" às seguintes questões:

A) tem facilidade com computadores?

B) gosta de trabalho com atendimento ao público?

Entre os entrevistados, 130 responderam "sim" à pergunta A e 120 responderam "sim" à pergunta B.

Considerando esse caso hipotético, julgue o item seguinte.

Se 100 pessoas responderam “sim” a ambas as perguntas, então 50 pessoas responderam “não” para ambas as perguntas.

Considerem-se as seguintes proposições.

Se o tempo está nublado, há ventos.

Se está chovendo, o tempo está nublado.

Se Marisa saiu a pé, não está chovendo.

Se não está chovendo, Marisa está contente.

Acerca das proposições acima apresentadas, julgue o item subsequente.

Se Marisa não está contente, ela não saiu a pé.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o seguinte item acerca de ética, seus princípios e valores, e moral.

Não adianta o homem saber os sistemas e valores humanos, o que é bom, correto e justo, se não sabe para que e como usá-los. O comportamento ético deve expressar-se em ações do homem, e não apenas no conhecimento do que é ético.

João, servidor público federal, demonstra ter apreço por determinado grupo de pessoas, composto por seus amigos e familiares, quando o procuram durante o serviço. Sempre que essas pessoas solicitam seu trabalho como servidor público, ele as atende prontamente, com tratamento adequado.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item subsequente de acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.171/1994).

João jamais poderá desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto.

Quanto ao direito ao livre exercício de trabalho, ofício ou profissão, previsto na CF, julgue o próximo item.

O livre exercício de trabalho, ofício ou profissão é norma constitucional de eficácia plena, insuscetível de sofrer restrição pela legislação infraconstitucional.

No que se refere ao direito de acesso a informações constantes de órgãos públicos, previsto na CF, julgue o item subsequente.

Mais que um direito da sociedade, a informação acessível e transparente é um dever da Administração, que abarca valores de vencimentos e nomes de seus servidores.

Julgue o item seguinte, relativo ao princípio do livre acesso à justiça.

Assegurado como alternativa o benefício da gratuidade de justiça, não viola a CF a ausência de limites mínimo e máximo ao cálculo de taxa ou de custas judiciárias.

Com relação à ordem social na CF, julgue o item que se segue.

As contribuições para a seguridade social ostentam natureza tributária e destinação prioritária, mas não exclusiva, podendo servir para financiar outros projetos de interesse nacional.

Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue o item subsequente.

As relações públicas precisam apoiar a construção de uma comunicação própria e autônoma para as organizações a fim de que possam estabelecer relações com os diversos grupos.

Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue o item abaixo.

Planejar é definir objetivos para a organização, determinando que resultados devem ser alcançados e quando isso deve ocorrer.

Com relação à gestão de estoques, julgue o item a seguir.

No sistema de reposição periódica, sempre que o estoque atingir uma determinada quantidade, um novo pedido de compra será emitido.

No que se refere à entrada, à conferência, aos critérios e às técnicas de armazenagem, julgue o item subsequente.

A entrada é considerada como a primeira fase, representando o início do processo de recebimento.

No que se refere à entrada, à conferência, aos critérios e às técnicas de armazenagem, julgue o item subsequente.

No sistema de armazenagem centralizado, a entrega e o inventário são mais rápidos.

Acerca das noções de arquivologia, julgue o seguinte item.

Os documentos de arquivo, após o cumprimento dos prazos de guarda nos arquivos correntes da instituição, podem ser eliminados ou transferidos ao arquivo intermediário.

Quanto à qualidade no atendimento ao público e ao trabalho em equipe, julgue o item a seguir.

A atenção dispensada pelo servidor no atendimento deve variar de acordo com os aspectos socioeconômicos do público.

A respeito do controle, da fiscalização e da responsabilidade da Administração Pública, assinale a alternativa correta.


No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.

A forma verbal “tem” (linha 19) está flexionada no singular porque concorda com o substantivo “bilhão” (linha 18).

Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item que se segue.

“se sustenta" (linha 8) por sustenta-se

Julgue o seguinte item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.

Dados os resultados constantes no Relatório de Fiscalização encaminhado a esta Comissão de Controle e Fiscalização, recomenda-se a realização de supervisão técnica junto à entidade fiscalizada.

A respeito do sistema operacional Windows 8, do programa de correio eletrônico MS Outlook 2016 e dos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas, julgue o item subsequente.

No Explorador de Arquivos do Windows 8, ao clicar o botão direito do mouse sobre um arquivo e, posteriormente, selecionar a opção Compartilhar com, esse arquivo poderá ser compartilhado com pessoas específicas.

Um nutricionista fiscal deverá comparecer às visitas de fiscalização a locais conforme as possibilidades da tabela abaixo. No total, serão necessárias 4 h presenciais em cada local para concluir as visitas e o tempo de deslocamento entre os locais é desprezível.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

É possível concluir a visita à universidade e ao hospital em uma quarta-feira de trabalho.

Para formar uma equipe, são necessários quatro estagiários que estejam cursando bacharelado em nutrição, sendo dois da primeira metade do curso e dois da segunda metade. O nutricionista responsável pela seleção possui cinco candidatos da primeira metade do curso e três candidatos da segunda metade para preencher as vagas da equipe.

Com base nesse caso hipotético, julgue o item subsequente.

Existem dez possibilidades para preencher as vagas de estagiários que cursam a primeira metade do curso.

Em uma receita, utilizaram-se X colheres de sopa de óleo de girassol, Y xícaras de farinha de trigo e Z colheres de chá de fermento em pó. Os valores das incógnitas X, Y e Z são inteiros e positivos, 15 mL = 1 colher de sopa = 3 colheres de chá = xícara e o volume total da receita é de 415 mL.

Com base nesse caso hipotético, julgue o próximo item.

Se são necessárias 2 colheres de chá de fermento, então 15X + 180Y = 405.

O número de pessoas que sofrem com a fome na América Latina e no Caribe aumentou em 2,4 milhões de 2015 a 2016, alcançando um total de 42,5 milhões de pessoas, segundo relatório das Nações Unidas, que alertou para uma deterioração da situação, especialmente na América do Sul.

Tendo o texto acima e a situação por ele apontada como referência inicial, julgue o item que se segue.

As contrações da economia, com os consequentes ajustes realizados pelos governos, minam a capacidade dos países de manter as redes de proteção social aos mais pobres.

Considerando o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir acerca de ética, seus princípios e valores, e moral.

A ética é influenciada por fatores sociais e históricos, já a moral pauta-se pela universalidade. Dessa forma, os modismos alimentares, uma vez incorporados aos hábitos da sociedade, fazem com que tais dietas sejam consideradas como morais e éticas.

Acerca da tabela de temporalidade, julgue o item seguinte.

São duas as possíveis destinações dos documentos: a guarda permanente ou a eliminação.

Acerca do acondicionamento e armazenamento de documentos de arquivo, julgue o próximo item.

Acondicionamento é a embalagem usada para a guarda dos documentos para preservação e acesso.

Em relação à preservação e à conservação de documentos de arquivo, julgue o item subsequente.

A reformatação de suportes constitui um método de restauração de documentos.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282