De acordo com a abordagem neoclássica da administração, a gestão de um processo administrativo percorre, naturalmente, as quatro funções básicas do administrador, universalmente aceitas - planejamento, organização, direção e controle. Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
I - Direção é a função administrativa que orienta e indica o comportamento dos indivíduos no sentido dos objetivos a serem alcançados;
II - Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais os objetivos a alcançar;
III – Organização é a função administrativa que busca assegurar se os objetivos pretendidos realmente foram alcançados;
IV – Controle é a função administrativa que consiste no agrupamento das atividades necessárias para realizar aquilo que foi planejado.
A função do órgão de Gestão de Pessoas, compreende entre outras, em alcançar “eficiência e eficácia" através dos recursos humanos disponíveis.
Qual das opções abaixo define melhor o sentido de “eficiência".
Poder de comandar outros, para que executem ou deixem de executar algo, da maneira considerada pelo possuidor dessa autoridade, como adequada para a realização dos objetivos da empresa ou do órgão. Essa é a definição de:
O recenseador João, ao abordar o responsável por determinado domicílio, constatou que lá existiam dois quartos, um banheiro, uma cozinha americana, um mezanino onde ficava o escritório, uma sala e uma varanda aberta. Com base no texto acima, quantos cômodos tem o domicílio em questão?
Qual a área de trabalho onde se localizam os domicílios e os estabelecimentos que serão visitados pelo Recenseador?
Sobre Setor Censitário e Posto de Coleta é correto o que se afirma em:
Caracterizam-se pelo caráter aglomerado de domicílios, normalmente distantes entre si não mais que 50 m, e separados da franja das cidades e vilas em mais de 1 km, com a exceção aplicada aos núcleos urbanos.
A definição acima refere-se a que situação dos setores censitários?
Assinale a opção em que a palavra destacada foi acentuada de acordo com a mesma regra de acentuação do verbo SAIR em: EU NÃO QUERIA QUE ELES SAÍSSEM.
O substantivo QUINTAS-FEIRAS foi corretamente flexionado no texto. Assinale a opção em que a palavra destacada também está correta no plural.
A fim de facilitar as pesquisas em um determinado município, o IBGE dividiu a área total a ser pesquisada em três regiões de acordo com o número aproximado de habitantes por região e também levando em consideração a dificuldade de acesso aos locais. Desta forma, a região sul ficou com cerca 72.000 habitantes, a região central com cerca de 48.000 habitantes e a região norte com cerca de 46.000 habitantes.
Sabe-se que o censo foi realizado pelo menor número possível de recenseadores, que cada um realizou pesquisa em apenas uma das três regiões e com o mesmo número de habitantes que os demais recenseadores.
Supondo exatos todos os dados fornecidos e que para esta pesquisa todos os 166.000 habitantes deverão responder as perguntas do censo, determine o número de recenseadores que trabalharam nesta pesquisa.
A empresa responsável pela produção dos aparelhos eletrônicos utilizados nos censos realizados pelo IBGE forneceu estas máquinas na promoção, há 5 anos, com 20% de desconto. Hoje, com os reajustes necessários, ela cancelou a promoção e as máquinas deverão voltar ao seu valor original, antes do desconto de 20%, e para tal deverá sofrer um aumento de:
A imagem abaixo exemplifica um:
O Recenseador José, durante seu trabalho de campo, encontrou um trecho retangular de uma área urbana, delimitado por uma estrada de ferro. A partir de seus conhecimentos adquiridos no IBGE, José identificou aquele trecho como um (a):
Joana, Antônia, José, Maria e Hugo dividem uma casa. Joana e Antônia moram no térreo e cada uma com seu quarto. José e Maria são casados e moram no segundo andar da casa, cujo acesso se dá de maneira independente. Hugo mora no porão desta casa, por onde se chega através da sala de estar de Joana e Antônia.
Quantos domicílios existem na situação acima narrada?
Quem é o recenseador?
Maria, recenseadora, ao chegar à residência de João, sabendo que para que seja feita uma abordagem correta, deve explicar para o informante, de forma clara e segura, a importância do Censo Demográfico 2020 para o País. Para tanto, ela informou que:
I - O XIII Censo Demográfico será um “retrato de corpo inteiro" do País com o levantamento do perfil da população e das características de seus domicílios.
II – A partir da conclusão do censo, o Brasil vai dispor de informações necessárias para conhecer as características das pessoas, onde residem, por exemplo, a fim de planejar políticas e investimentos públicos.
III – o Censo Demográfico é a principal fonte de dados sobre a situação de vida da população nos municípios e localidades e o último aconteceu em 2015.
Estão corretos os itens:
Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.
Considere as afirmações abaixo.
I. Escolhas táticas sabiamente visam à realização de objetivos de longo prazo, cujas consequências positivas podem ser sentidas já no momento presente.
II. Por meio de decisões estratégicas, perseguem-se resultados mais duradouros, embora distantes.
III. Segundo a reflexão de David Hume, seria prudente fazer escolhas no presente considerando suas consequências para o futuro. Está correto o que consta de
Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.
É plausível que Shakespeare tenha escrito “Noite de Reis" [...] para comemorar a Epifania. A peça conta a história de Viola e Sebastian, gêmeos que naufragam ao largo do que hoje seria Croácia, Montenegro ou Albânia... (4° parágrafo) Está correta a redação da seguinte frase, em que se contemplam as principais ideias do segmento transcrito acima:
Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

No contexto, o verbo que pode ser flexionado no singular, sem prejuízo das relações de sentido e da correção, está sublinhado em:
Lívia leu um livro nas férias em 4 dias. No 1° dia, leu um terço do livro. No 2° dia, leu um terço do que faltava. No 3o dia, leu 10 páginas a mais do que tinha lido no 2° dia. No 4° dia, Lívia leu as 30 páginas que faltavam para acabar o livro. O número de páginas do livro de Lívia é
A Administração pública municipal instaurou um pregão para aquisição de mobiliário, a cuja sessão compareceram 6 (seis) interessados. Das seis propostas apresentadas, para viabilizar a escolha pela Administração,
Adão desmaiou no jardim de sua casa no momento em que Adelina transitava na frente do imóvel. A pedestre então empurrou o portão e adentrou o imóvel, durante a noite, para prestar socorro a Adão. De acordo com a Constituição Federal, Adelina
João, domiciliado em São Paulo, pretende ajuizar contra Antônio, domiciliado em Salvador, ação para postular a declaração da propriedade de automóvel que foi licenciado no município de Aracaju e se acha na posse de Ricardo, que tem domicílio em Manaus. Nesse caso, segundo as regras de competência previstas no Código de Processo Civil, a ação deverá ser proposta no foro de
Os benefícios previdenciários são uma forma de indenização sobre a eclosão do risco social previdenciário. Sobre esses benefícios é correto afirmar:
O crédito tributário tem características distintas do crédito civil e, conforme o Código Tributário Nacional (CTN),
Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
Ao se deter no tema da esperança, no 2° parágrafo do texto, o autor mostra-se convencido de que esse sentimento
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.
Ao retratar o consumismo moderno no âmbito da vida social e dos valores da pessoa, o autor
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.
Demonstra-se perfeito entendimento de uma expressão do texto em:
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.
O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do singular na frase: