Dentre os novos conceitos aplicados à Administração Pública, destaca-se o de parcerias que, em termos pragmáticos, é considerado como um processo de negociação e definição de objetivos comuns com implicação nas tarefas a serem desenvolvidas. Assim, a dimensão de uma parceria que abrange o grau de compatibilidade das definições dos valores estratégicos assumidos pelas organizações envolvidas ao interagirem na rede é a dimensão denominada:
O estilo de liderança que insiste com os integrantes de sua equipe para que aceitem responsabilidades e tomem a iniciativa de resolver problemas é o estilo:
De acordo com Peter Senge, o conhecimento depende da aprendizagem, que deve ser contínua e organizada. Segundo ele, a disciplina por meio da qual as pessoas aprendem através da compreensão da interdependência e da mudança para lidar eficazmente com as forças que produzam efeito em suas ações, é a disciplina denominada:
A técnica utilizada no processo decisório que analisa a tendência para o impulsionamento da mudança da situação, em confronto com as que tendem a manter a situação, é a técnica denominada:
De acordo com o texto, a melhoria do acesso à água potável depende de:
No sexto parágrafo, o pronome em “Sua retirada” retoma o seguinte elemento do texto:
Atualmente, o dispositivo da figura abaixo tem sido bastante utilizado como meio de armazenamento de dados. 
O nome pelo qual é conhecido, a sigla empregada para o conector e um valor para a capacidade de armazenamento nominal, por meio do qual esse dispositivo é comercializado no Brasil, são, respectivamente:
Município mais extenso do estado também se destaca como o terceiro mais populoso e o terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) do Amapá. Trata-se de
Um interessado apresentou pedido de acesso a informações não sigilosas e que não são de acesso universal a determinada autarquia, por meio legítimo, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (Lei n° 12.527 de 18 de novembro de 2011). Considerando-se apenas os dados fornecidos, a referida autarquia, possuindo a informação e não sendo caso de recusa do acesso pretendido, deverá autorizar ou conceder o acesso
A descentralização político-administrativa é inerente ao modelo de Estado democrático de direito e condição essencial à melhoria das suas instituições democráticas. Nesse contexto de descentralização, as políticas públicas caracterizam-se por
De acordo com uma pesquisa divulgada em 2018, no âmbito federal, o modelo de Gestão da Qualidade mais utilizado pelas empresas públicas é o ISO 9000 e seus desdobramentos e atualizações normativas. Nesse contexto, os documentos normativos considerados normas brasileiras (NBR) são atualizados e aprovados somente no fórum da
Em um processo completo de comunicação, a parte que decodifica a mensagem é o
As guias divisórias dos arquivos têm a finalidade de facilitar a busca de documentos e seu posterior arquivamento. Quanto à sua função, a subdivisão da guia secundária denomina-se guia
No ciclo de compras convencional de uma organização, as “requisições de compras” têm início com o
Os vocábulos “invisíveis”, “países” e “superfície” são acentuados graficamente de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.
Informamos que o documento que nos referimos anteriormente deve ser encaminhado à esta Gerência, no máximo, até o dia 10 do mês vindouro.
Considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram-se a cliques com o botão esquerdo do mouse; e teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.
No Windows 10, por meio do recurso
, é permitido ao usuário escolher as permissões de aplicativos que devem ser ativadas ou desativadas.
Considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram-se a cliques com o botão esquerdo do mouse; e teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.
A ativação do vírus time bomb é inicializada em determinada data, escolhida pelo elaborador do código, ou seja, o programador.
Julgue o item.
Suponha‐se que, em um bairro com mil e oitocentas crianças, 1.260 tenham sido vacinadas contra o sarampo. Sendo assim, em um grupo de 10 crianças, 7 foram vacinadas, atingindo um total de 70%.
Os funcionários de uma empresa precisam criar uma comissão para elaborar um documento sobre determinado assunto. Entretanto, algumas condições deverão ser satisfeitas. Alice só participará da comissão se Bento também participar. Bento não participará se Carlos e Eunice, ambos, participarem. Eduardo, Carlos e Eunice conhecem o assunto, então um deles tem de participar da comissão. Eduardo só participará se Carlos ou Alice ou ambos participarem. Carlos não participará se nem Alice nem Bento participarem.
Uma comissão formada por Carlos, Eduardo, Bento e Alice satisfaz as condições descritas.
Julgue o item a respeito da ética.
Ética é o conhecimento que municia o indivíduo com critérios para a escolha da melhor conduta.
Com relação à moral, julgue:
Segundo Adam Smith, a moral resulta das experiências históricas e se consagra a partir de sua eficiência e utilidade.
Acerca da ética, julgue
A ética empírica utilitarista considera que o comportamento humano tem origem na produção de prazer e de benefícios.
De acordo com o Decreto n.º 68.704/1971, julgue
Os suplentes serão convocados a compor o Plenário somente quando houver falta ou impedimento ocasional do titular.
No que se refere à Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia (Resolução CFO n.º 63/2005), julgue
Compete ao técnico em prótese dentária executar as partes de planejamento e execução dos trabalhos odontológicos.
Conforme a Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia (Resolução CFO n.º 63/2005)
Os cirurgiões‐dentistas não podem realizar cirurgias que demandem anestesia geral.
Atenção: Para responder à questão, considere o texto a seguir:
Entrando na Câmara, verifiquei que a grandiosa representação que eu fazia do legislador, não se me tinha diminuído com o exame da opaca figura do doutor Castro. Era uma exceção, mas certamente os outros deviam ser quase semideuses, mais que homens, pois eu queria-os com força e com faculdades capazes de atender e de pesar tão vários fatos, tão desencontradas considerações, tantas e tão sutis condições da existência de cada e da de todos. Para tirar regras seguras para a vida total desse entrechoque de paixões, de desejos, de ideias e de vontades, o legislador tinha que ter a ciência da terra e a clarividade do céu e sentir bem nítido o alvo incerto para que marchamos, na bruma do futuro fugidio. Quanta penetração! Quanto amor! Que estudo e saber não lhe eram exigidos! Era preciso tudo, tudo! A Teologia e a Física, a Alquimia! ... Era preciso saber tudo e sentir tudo! Era na verdade um vasto e alevantado ofício!
(Adaptado de: BARRETO, Lima. Memórias do escrivão Isaías Caminha. São Paulo: Editora Brasiliense, 1971, p.49)
Os elementos do texto estão predominantemente concentrados no
Atenção: Para responder à questão, considere o texto a seguir:
ILUMINAÇÃO − 7:800$000
A Prefeitura foi intrujada quando, em 1920, aqui se firmou um contrato para o fornecimento de luz. Apesar de ser o negócio referente a claridade, julgo que assinaram aquilo às escuras. É um BLUFF*. Pagamos até a luz que a lua nos dá.
*BLUFF expressão inglesa que foi aportuguesada como “blefe”: atitude enganadora, em jogo de cartas, que busca iludir o adversário.
(RAMOS, Graciliano. O relatório do prefeito Graciliano Ramos. Brasília: Conselho Federal de Administração, 2018, p.13)
Por se tratar de um fragmento de um relatório administrativo, o texto é predominantemente