Lúcia, maior e capaz, foi vítima do crime de estelionato na data do seu aniversário de trinta anos de idade, suportando um
prejuízo financeiro de dois mil reais. Registre-se que a ofendida somente procurou as autoridades públicas incumbidas da
persecução penal sete meses após os fatos, mesmo tendo ciência de quem foi o autor do delito desde o dia da empreitada
criminosa.
Nesse cenário, considerando as disposições do Código Penal, é correto afirmar que se operou a extinção de punibilidade em razão da:
Segundo Mioto (2013), em uma das concepções contemporâneas da família, a relação entre família e assistência social é concebida como direito de cidadania.
Nessa perspectiva, a assistência social passa a ser pensada:
A assistente social Vanessa está realizando um levantamento para o estudo da situação socioeconômica da família de uma usuária. No entanto, as informações obtidas são insuficientes para conhecer em profundidade as questões problematizadas pela usuária.
Nesse caso, a profissional poderia utilizar, a fim de elucidar melhor os dados de seu trabalho, o(a):
Para Borgianni (2013) um dos desafios para o trabalho do assistente social no interior das instituições do sociojurídico, é o fato de o “jurídico” configurar-se como o(a):
João, analista de suporte de TI, está trabalhando em um ambiente Linux (Ubuntu) e precisa instalar, configurar e manipular recursos de um novo software. Ele decide usar o terminal para executar a instalação.
O comando que João deve usar para instalar o software com sucesso, utilizando o gerenciador de pacotes padrão, é o:
O Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS) decidiu por adquirir servidores com maior capacidade, de forma que pudessem ser virtualizados para um melhor gerenciamento. A implementação de máquinas virtuais envolve vários componentes. Um desses componentes, o gerenciador de máquinas virtuais (VMM), conhecido também como hipervisor, cria e executa máquinas virtuais fornecendo uma interface que é idêntica ao hospedeiro.
A gerência optou por usar o hipervisor tipo 2, pois trata-se de:
João foi acusado, pelo Ministério Público, da prática de crime contra o patrimônio, sendo-lhe aplicada pena restritiva de direitos, além da imposição do dever de reparar o dano que causara. Pouco após o trânsito em julgado da sentença penal condenatória, João faleceu sem deixar patrimônio para os seus dois filhos.
À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar que os dois filhos de João
Leia o trecho abaixo, extraído do verbete “Quilombo”, escrito por José Maurício Arruti e publicado no livro "Raça: Perspectivas Antropológicas”:
“O tema dos quilombos coloca em pauta, enfim, o poder de nominação (que cria o nome) e nomeação (que o atribui) de que é instituído o Direito e o seu garantidor, o Estado, detentor da palavra autorizada por excelência. O poder de se atribuir uma identidade garantida aos agentes e grupos, por meio da qual se distribuem direitos, deveres, encargos, sanções e compensações. É a nomeação oficial que põe um termo ou ao menos um limite à luta travada no mundo social em torno das identidades e, por meio delas, das qualidades dos grupos – que está na origem desses próprios grupos.”
Nesse trecho, o autor discute o seguinte aspecto do debate sobre quilombos no Brasil:
O antropólogo franco-holandês Arnold van Gennep (1873-1957) éconhecido autor da antropologia das análises rituais. Em um deseus textos, ele diz: “Frequentemente ̶ e isso é um fato sobre o qual chamo a atenção ̶ os vínculos do moço ou da moça com os ambientesanteriores (de idade, sexo, parentesco, tribo) são consideradostão poderosos que é preciso agir com cautela para rompê-los. Daías fugas e perseguições múltiplas, na floresta ou na montanha, ospagamentos de dotes ou compras por frações, as repetições dosritos.”
Essa análise trata dos ritos:
Com o lançamento de 100 moedas não viciadas, e possíveis resultados equiprováveis de cara ou coroa, é correto afirmar que:
Em seu livro “A interpretação da cultura”, o antropólogo Clifford
Geertz diz:
“Os textos antropológicos são eles mesmos interpretações e, na verdade, de segunda e terceira mão. Trata-se, portanto, de
ficções; ficções no sentido de que são ‘algo construído’, ‘algo modelado’, não que sejam falsas, não fatuais, ou apenas experimentos do pensamento.”
O autor se refere ao estilo narrativo antropológico denominado:
A Convenção sobre os Povos Indígenas e Tribais, publicada em 1989 pela Organização Internacional do Trabalho, é amplamente conhecida por fundamentar o debate que envolve o trabalho dos antropológos em instâncias do judiciário.
Nos dois parágrafos do Art. 10 dessa convenção, afirma-se o seguinte:
1. Quando sanções sejam impostas pela legislação geral amembros dos povos mencionados, deverão ser levadas em conta as suas características econômicas, sociais e culturais.
2. Dever-se-á dar preferência a tipos de punição outros que o encarceramento.
O procedimento que poderá ser solicitado ao antropólogo em situações envolvendo acusações criminais e minorias étnicas é o(a):
O Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS) recebeu novos integrantes da área de infraestrutura de TI via concurso público. Esses novos servidores terão a responsabilidade de conectar um novo prédio cedido ao TJMS ao prédio principal. A nova instalação deve possuir um nó central que conecte nós secundários. Esses nós têm uma relação pai-filho com os dispositivos. A topologia é extremamente flexível e escalável, oferecendo facilidade na identificação de erros. Porém, a estrutura pode ser difícil de gerenciar e possuir ponto único de falha.
Essa nova equipe implementará a topologia em:
A Estratégia Nacional de Segurança da Informação e Cibernética do Poder Judiciário (ENSEC-PJ) tem o objetivo de aprimorar o nível de maturidade em segurança cibernética nos órgãos do Poder Judiciário.
Conforme estabelecido na ENSEC-PJ, é um objetivo da Rede de Cooperação do Judiciário na área de segurança cibernética:
Considere os seguintes processos:
I. Mário, com transtorno bipolar e curatelado, ajuizou uma demanda indenizatória em face de uma instituição financeira;
II. o Condomínio Lagoa Blue aciona Sérgio, temporariamente incapaz de andar por força de recente cirurgia nos membros
inferiores, para ver declarada a ausência de direito a vaga especial;
III. Robervelino, com cegueira apenas no olho esquerdo, demanda indenização por danos materiais em face de Getulina.
Terão prioridade, por envolverem direitos de pessoas com deficiência, à luz da Lei 13.146/2015, também conhecida como
Estatuto da Inclusão: