Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Além da sua dimensão propriamente material, a cultura abarca todo um conjunto de crenças, ideias e valores. Nesse sentido, a cultura apresenta afinidades com as noções de ideologia formuladas por teóricos de inclinação marxista. NÃO figura entre as análises calcadas no marxismo a ideia de que a cultura:

Política social é o campo de ação por meio do qual instituições e governos promovem o bem-estar dos indivíduos numa sociedade, reduzindo as desigualdades existentes. É INCORRETO afirmar que:

A cidade sempre foi objeto de interesse e estudo da Sociologia. Em relação aos aspectos históricos e estruturais desses assentamentos humanos, é correto afirmar que:

O debate contemporâneo sobre o Serviço Social tem   destacado a importância de se reconhecer um conjunto de mediações necessárias à compreensão do exercício profissional frente à diversidade dos espaços ocupacionais em que os assistentes sociais se inscrevem. Dentre essas mediações uma, em particular, tem sido abordada ora como terreno da atuação profissional, ora como integrante dos meios que integram o fazer profissional. Assinale a alternativa que a indica.

“Ao realizar um atendimento, uma Assistente Social procurou conduzir a entrevista de primeira vez de forma a conhecer as condições de vida e de trabalho da usuária. As perguntas foram dirigidas de forma dialogada a partir de uma exposição por parte da profissional das razões daquelas interrogações, de como elas seriam tratadas institucionalmente e do sigilo em relação às informações prestadas. Procurou, ao longo de todo o processo de entrevista, esclarecer sobre a dinâmica da instituição e socializar informações necessárias à tomada de decisões por parte da usuária. Ao final da entrevista a assistente social informou as ações subsequentes e arguiu a usuária sobre a existência de alguma dúvida, agendando o seu retorno.”   Em relação ao exemplo apresentado, assinale a afirmativa incorreta.

“Uma instituição contratou uma equipe especializada em avaliação de programas e projetos para a realização de um estudo sobre as ações que realiza a cada ano como parte de suas funções sociais numa determinada área de atuação no campo das políticas sociais. Esse estudo avaliativo deveria identificar a efetividade, a eficiência e a eficácia de suas ações, assim como o impacto das mesmas. Para tanto, a equipe contratada teria que realizar uma avaliação ex-post.”   A partir da situação apresentada identificam-se diferentes tipos de avaliação de políticas e programas. Eles estão classificados, na sequência em que aparecem no texto, respectivamente,  

Uma ONG desenvolveu uma proposta de avaliação das suas ações. A ONG atua em processos de capacitação de conselheiros e na assessoria aos movimentos sociais na área da infância, desenvolvendo também atividades de monitoramento das decisões dos Conselhos Municipais, que, de forma direta ou indireta, tratam das questões relativas à infância. Seu perfil de atuação estava focado numa dimensão essencialmente político-organizativa.   A grande dificuldade encontrada pela equipe foi a de   construir os indicadores de avaliação da experiência., porque alguns deles não se coadunavam com os focos de intervenção da ONG. Ao final do processo de elaboração da proposta de avaliação foram construídos cinco indicadores, mas um deles não se relaciona com o perfil das ações da ONG. Assinale-o.

O ECA institui a política de atendimento de crianças e adolescentes por meio de ações governamentais e não- governamentais. Dentre as ações previstas situam-se as Políticas de Garantia voltadas para  

A política de atendimento ao idoso é realizada por um conjunto de ações governamentais e não-governamentais. Sobre as linhas de ação dessa política, assinale a afirmativa correta.

En “AUNQUE el agua cubre más de dos tercios de la superficie de la Tierra” (primer párrafo), la expresión destacada sirve para:

“INCLUYENDO ciencias, extracción de agua, saneamiento e higiene […].” El verbo que forma el gerundio como el vocablo destacado es:

La inserción la Literatura Española en clase tiene garantizado su lugar, a la medida que:

A cabeça de um alfinete de ouro é uma esfera, cujo diâmetro iguala 0,001 cm. O ouro tem massa atômica 197u e uma densidade igual a 19,3 g/L. Considerando π=3 NNúmero de átomos de ouro contido na cabeça do alfinete é aproximadamente igual a:

Uma solução de acetato de sódio (NaC2H3 O2) foi preparada de modo que sua concentração é 0,1 mol/L.Aequação que representa sua hidrólise é: C2H4O2-+ H2O > C2H4O2+ OH- Sabendo-se que:
KC2H4O2 = 1,8.10-5 ; Kw = 1,0.10-14 e log 1,3 = 0,114, o pH desta solução é:

Determine o número de divisores naturais de 2520

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282