A ordem alfabética, utilizada em listas, índices, catálogos, bibliografias e trabalhos similares, foi consolidada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. De acordo com a norma,
Os historiadores reescrevem a história produzida pelos seus contemporâneos e, ocasionalmente, ainda revisam suas próprias conclusões. De modo similar, os arquivistas deveriam estar sempre vendo sua política de avaliação à luz das exigências cambiantes e expansivas da pesquisa. A opinião de Meyer H. Fishbein, partilhada por outros autores, tem como desdobramentos:
I. a presença de historiadores nas comissões de avaliação.
II. a possibilidade de reavaliar periodicamente os critérios utilizados no processo de avaliação.
III. políticas cautelosas de eliminação de documentos, garantindo a preservação de material cujo uso futuro é insuspeitado.
Do ponto de vista lógico, há coerência entre o postulado do autor e o que está enunciado em
Originalmente relacionada à herança material de famílias, a palavra patrimônio há muito designa também o conjunto de bens culturais herdados pelas sociedades. Ampliada da esfera do direito privado para o público, no século X V III, patrimônio passaria a expressar o conjunto de bens materiais - edifícios, logradouros, obras de arte e coleções documentais - cujo valor foi reconhecido pelo poder público, tornando-se, por isso, objeto de proteção jurídica advinda do tombamento. A afirmação é da historiadora Marly Rodrigues, em artigo publicado em 1999. Poder-se-ia estender o conceito aos arquivos, não fossem as particularidades que impedem lhes seja aplicado o instituto do tombamento. A expressão patrimônio arquivístico, no âmbito dos arquivos públicos, corresponde aos documentos
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei nº 9394/96, estabelece as incumbências das escolas e dos docentes. De acordo com a lei não é correto afirmar que cabe à escola:
A Ponte da Amizade foi inaugurada de março de 1965 estreitando os laços dos dois países fronteiriços. Os países interligados pela Ponte da Amizade são:
No Ensino Fundamental, a partir do Ensino de História ao aluno é possibilitado “refletir sobre as mudanças inseridas pelos europeus na pratica da escravidão no continente africano". Esta habilidade pode ser desenvolvida através da seguinte temática:
No Ensino Fundamental, a partir do Ensino de História ao aluno é possibilitado “conhecer o cotidiano dos tropeiros e as principais atividades desenvolvidas por eles”. Esta habilidade pode ser desenvolvida através da seguinte temática:
Um professor de História que deseja desenvolver a temática “A Idade Antiga: a evolução de Roma” com os alunos deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
A Segunda Revolução Industrial foi o período grandes mudanças econômicas e sociais realizadas na Europa, na metade do século XIX. Acerca da Segunda Revolução Industrial é adequado afirmar que:
O Reino de Gana destacou-se pela produção de um produto que abasteceu por um longo período as regiões mediterrâneas africanas e europeias. Esse produto era:
Ao término da guerra Franco-Prussiana foi assinado o tratado de Frankfurt entre a França e a Alemanha, em 1871. Este tratado estabelecia:
A crise de 1929, conhecida popularmente como A Grande Depressão, atingiu vários países, inclusive o Brasil. Essa crise, no Brasil do ano 1929, afetou o setor:
Que entidade administrativa é instituída pelo Poder Público com o patrimônio, total ou parcialmente público, dotado de personalidade jurídica de direito público ou privado e destinado, por lei, ao desempenho de atividades do Estado de ordem social, com capacidade de autoadministração e mediante controle da Administração Pública, nos limites da lei?
São instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, exceto:
Nas afirmações abaixo sobre Resoluções CONAMA nº 1/86, assinale V se forem verdadeiras e F se forem falsas, e em seguida assinale a alternativa correta:
( ) Dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo RIMA, a serem submetidos à aprovação da SEMA, o licenciamento de atividades que, por lei, seja de competência federal.
( ) O estudo de impacto ambiental será realizado por equipe multidisciplinar habilitada, não dependente direta ou indiretamente do proponente do projeto e que será responsável tecnicamente pelo resultados apresentados.
( ) Respeitado o sigilo industrial, assim solicitando e demonstrando pelo interessado o RIMA será acessível ao público. Suas cópias permanecerão à disposição dos interessados, nos centros de documentação ou bibliotecas da SEMA e do órgão estadual de controle ambiental correspondente, inclusive durante o período de análise técnica.
( ) Correrão por conta do proponente do projeto todas as despesas e custos referentes à realização do estudo de impacto ambiental, tais como: coleta e aquisição dos dados e informações, trabalhos e inspeções de campo, análises de laboratório, estudos técnicos e científicos e acompanhamento e monitoramento dos impactos, elaboração do RIMA e fornecimento de pelo menos 5 (cinco) cópias.