Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 16
    • Certo
    • Errado
  • 17
    • Certo
    • Errado
  • 18
    • Certo
    • Errado
  • 19
    • Certo
    • Errado
  • 20
    • Certo
    • Errado
  • 21
    • Certo
    • Errado
  • 22
    • Certo
    • Errado
  • 23
    • Certo
    • Errado
  • 24
    • Certo
    • Errado
  • 25
    • Certo
    • Errado
  • 26
    • Certo
    • Errado
  • 27
    • Certo
    • Errado
  • 28
    • Certo
    • Errado
  • 29
    • Certo
    • Errado
  • 30
    • Certo
    • Errado

Julgue o próximo item, relativo à linguagem de definição de dados (DDL).

A expressão DDL abaixo cria a tabela referente ao diagrama de

entidade e relacionamento apresentado a seguir.

create table tribunal(
 tribunal_codigo integer ,
 tribunal_descricao varchar(100),
 tribunal_pai integer primary key,
 constraint fk_tribunal
 foreign key (tribunal_codigo )
 references tribunal
 )

Julgue os itens a seguir, relativos à hidráulica dos canais.

No projeto de uma canalização de esgotos ou de águas pluviais, a escolha dos diâmetros das tubulações depende basicamente de fatores econômicos, pois, quanto maior for o diâmetro, melhores serão as condições de escoamento.

Julgue os itens subsequentes, que versam sobre usos e qualidade da

água.

A autodepuração de um corpo hídrico está relacionada com a capacidade natural de recuperação da qualidade de sua água por processos físicos, químicos e biológicos, cuja intensidade condiciona a quantidade máxima de poluentes que pode nele ser lançada.

Com relação ao Sistema Nacional de Defesa Civil, julgue os itens

a seguir.

Processos sustentáveis de urbanização implicam respeito às limitações ambientais para o uso do solo, como evitar a ocupação, por meio de moradias, de encostas íngremes e de áreas inundáveis.

Desde sua instituição, em 1981, o Conselho Nacional do Meio

Ambiente (CONAMA) rompe paradigmas, e suas resoluções

refletem progresso e mudanças na forma sustentável de uso

e apropriação dos recursos naturais. Acerca desse assunto, julgue

os itens a seguir.

Resoluções do CONAMA definem parâmetros e limites de áreas de proteção permanentes (APP) para reservatórios artificiais e naturais, além de descreverem os casos excepcionais de intervenção ou supressão da vegetação.

O aumento crescente da consciência ambiental e a escassez de

recursos naturais influenciam cada vez mais as organizações

a contribuírem de forma sistematizada na redução dos impactos

ambientais associados aos seus processos. Com relação ao sistema

de gestão ambiental (SGA) de empresas e sua normatização, julgue

os próximos itens.

Até três sistemas de gestão da qualidade e de gestão ambiental podem ser auditados juntos, o que consiste em uma auditoria combinada, também conhecida como auditoria conjunta.

Acerca dos sistemas urbanos de abastecimento de água, julgue

os itens que se seguem.

A rede de distribuição de água para consumo humano deve ser operada com pressão negativa em toda sua extensão e deve funcionar como conduto livre.

A implementação do sistema de esgotamento sanitário requer

planejamento das ações a serem executadas, elaboração de projetos

e construção de unidades de coleta, transporte, tratamento

e disposição final do esgoto e do lodo gerado durante os processos

de tratamento. Com relação a esse assunto, julgue os itens

subsecutivos.

O escoamento hidráulico da rede pública de esgotos é otimizado mediante o lançamento de efluentes industriais na rede.

No que se refere ao comportamento de líquidos em movimento,

julgue os itens subsequentes.

O golpe de aríete é caracterizado por variações bruscas de pressão nas canalizações, as quais ocorrem devido a mudanças abruptas da velocidade da água, por exemplo, durante as operações de fechamento de válvulas.

Com relação a topografia, operação e manutenção aplicadas ao

esgotamento sanitário, julgue os itens que se seguem.

O coletor-tronco, considerado o de maior extensão na bacia de esgotamento e comumente instalado nas ruas, recebe o fluxo de esgoto sanitário de coletores primários.

Com relação a estudos epidemiológicos, julgue o próximo item.

Os estudos analíticos realizados por meio da escolha de um grupo de comparação permitem identificar a relação entre doenças e fatores que podem estar relacionados com a ocorrência dessas doenças.

Leia o texto a seguir, antes de responder às

questões 01 a 03:

A formação da cultura na Amazônia tem estado

intimamente ligada à colonização e à economia.

O primeiro esforço de disciplinar as atividades

regionais devemos aos missionários, que intentaram o

aldeamento dos gentios e sua incorporação à civilização

do tipo europeu; e aos reinóis, que se fixaram nestas

paragens, em busca de aventuras ou no desempenho

de funções administrativas. A rebeldia dos indígenas, a

rarefação populacional, a extensão imensa da terra, a

luta contra os invasores nas suas tentativas sortidas, o

desenvolvimento econômico precário – tudo isso

contribuiu para que nada ou quase nada resultasse em

favor da cultura, nesses primeiros tempos, sobretudo

porque pretenderam os brancos fazer que os pelestostadas

ascendessem, de um salto, do totemismo ao

monoteísmo, da barbárie ao cristianismo, do

nomadismo à atividade sedentária, da colheita aleatória

dos bens da terra e da água à cultura sistemática. O

fato, tal qual aconteceu nos longes de 1600 a 1700, se

repete hoje, historicamente, no pouco rendimento

cultural do trabalho da catequese.

Só mesmo o surto da borracha, atraindo massas

humanas para o desertão da Hileia Brasileira, permitiu,

sob bases econômicas favoráveis, a criação de uma

sociedade em que a cultura, na sua extensa gama de

valores, pôde tomar corpo e ser aferida pelos padrões

comuns. (Do livro “Amazônia: Cultura e Sociedade", de

Djalma Batista, p. 68-69)

Leia as seguintes afirmativas feitas sobre o texto:

I.Os colonizadores desenvolveram dois tipos de

atividade na região: um a serviço da Coroa

Portuguesa, outro nas atividades burocráticas.

II.O termo “pôde", no último parágrafo do texto,

não deveria estar acentuado, pois a Reforma

Ortográfica eliminou mais esse acento

diferencial.

III.O autor não deprecia a ação dos padres, que,

dentre outras coisas, tentaram civilizar os índios,

elevando seu padrão de vida a níveis aceitáveis.

IV.A região amazônica não possuía, no primeiro

século da efetiva presença dos portugueses,

uma expressiva densidade demográfica.

Assinale a alternativa correta:

Leia o texto a seguir: Se a exploração de cassiterita tem defensores, não faltam também os críticos. Muitos acusam-na de criar uma riqueza passageira, que beneficiará principalmente as empresas multinacionais, restando apenas os imensos buracos no coração da selva amazônica. A eliminação da garimpagem realmente tirou de Rondônia sua fase de fartura, quando alguém podia entrar de mãos vazias numa área de exploração e retornar dias depois com dinheiro até a cintura e uma pistola 45 na mão. De 1967 a 1971, os valentes homens do garimpo transformaram a fisionomia de Porto Velho, que se tornou uma cidade onde o dinheiro corria farta e irresponsavelmente. Até hoje, na cidade, uma corrida de táxi, por mais curta, é sempre muito cara. É um testemunho abrupto daqueles tempos em que os garimpeiros alugavam carros, fechavam bares, restaurantes, casas noturnas e se sentiam um pouco donos do mundo. Julgados por padrões civilizados, aqueles tempos eram verdadeiros abscessos. (Do livro “Amazônia, a última fronteira”, de Edilson Martins, p. 68. Adaptado.) Sobre o texto, foram feitas as seguintes afirmativas: I. O autor se sente decepcionado com o declínio de Porto Velho, após o encerramento do período da garimpagem. II. O pronome “na” (em “acusam-na”, no segundo período do texto) se refere à exploração da cassiterita. III. Existe ditongo nasal nas palavras “transformaram” e “muito” e ditongo oral decrescente em “restaurante”. IV. A separação silábica da palavra “abrupto” é “abrup-to”, enquanto a de “abscessos” é “abs-cessos”. Assinale a alternativa correta:

Analise as seguintes alternativas e assinale a INCORRETA:

De acordo com a Lei n.º 8.429/1992, analise as afirmativas, identificando com “V” as verdadeiras e com “F” as falsas, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo: ( ) Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos. ( ) A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente. ( ) Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá à autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar à autoridade policial, para a indisponibilidade dos bens do indiciado. ( ) O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou enriquecer ilicitamente não está sujeito às cominações da Lei de Improbidade Administrativa. ( ) A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

Acerca dos aspectos gerais de fiscalização de obras, julgue os itens

a seguir.

O início da utilização de um empreendimento pelo contratante só poderá ser efetuado se for providenciada, após a conclusão dos serviços, a licença de operação (LO).

Acerca dos aspectos gerais de fiscalização de obras, julgue os itens

a seguir.

É passível de sanção penal de detenção e multa construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes.

No que concerne a responsabilidade técnica e recursos

orçamentários, julgue os itens subsecutivos.

No caso de alteração dos serviços contratados, é facultada à fiscalização a antecipação do pagamento pela execução dos novos serviços, devendo ser elaborada a adequação do contrato.

Ao fiscalizar uma obra pública, o engenheiro exigiu do

construtor, como condição de liberação do boletim de medição,

a apropriação dos serviços executados no período. Tendo o

responsável pela execução informado que a empresa havia

executado apropriação apenas dos serviços significativos, e não de

todos, o fiscal notificou a empresa e encaminhou o problema para

o gestor do contrato, para que se iniciasse um processo de aplicação

de penalidade.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

À fiscalização técnica da obra não compete a aplicação de penalidades.

Durante a concretagem de uma laje em concreto armado,

o engenheiro responsável pela execução determinou que fosse

salpicado sal grosso na superfície logo após seu adensamento,

mediante vibração mecânica.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Por reter umidade, o sal grosso aplicado na superfície da laje contribui para a hidratação do concreto durante a cura

Os responsáveis pela fiscalização de uma obra

identificaram que as portas de vidro temperado apresentavam

dimensões divergentes das apresentadas no projeto, além de não

possuírem os respectivos furos para instalação das ferragens.

Verificaram também que o instalador do telhado havia argamassado

as cumeeiras e os espigões.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

A fixação de cumeeiras e espigões com argamassa é inadequada, pois dificulta a manutenção do telhado.

A respeito de lajes pré-moldadas treliçadas com lajotas de

cerâmica, julgue os itens seguintes.

A substituição das lajotas de cerâmica por isopor, além de permitido, reduz o peso próprio da estrutura.


Na planilha orçamentária de determinada obra rodoviária,

elaborada de acordo com o sistema de custos rodoviários do

DNIT (SICRO), está previsto, no item de serviço de terraplenagem,

que a execução de todas as camadas necessárias seria feita com

grau de compactação igual a 100% do proctor normal. Durante

a execução da obra, a fiscalização exigiu que algumas camadas

fossem executadas com grau de compactação igual a 100%

do proctor intermediário, para atender determinadas normas.

A partir dessas informações e da tabela precedente, que mostra as

energias que podem ser utilizadas nos ensaios de compactação, de

acordo com as normas técnicas vigentes, julgue os itens a seguir.

O valor unitário do serviço executado com proctor intermediário será equivalente ao do serviço previsto na planilha com proctor normal, pois, embora enseje o aumento do número de passagens do rolo compressor, causa a diminuição do trabalho dos caminhões-tanques.

Julgue os próximos itens, relativos a questões ambientais em obras

rodoviárias.

Os órgãos de controle ambiental podem exigir a compactação do material de bota-fora para evitar futuras erosões. Se esse serviço não constar da planilha orçamentária da licitação da obra, deve-se realizar aditivo contratual utilizando-se o SICRO como referência.

No que se refere a obras rodoviárias, julgue os itens subsequentes.

A falta de drenagem adequada em uma estrada pode levar à redução da capacidade de suporte do subleito, devido à saturação, e ao arrastamento de partículas dos solos e materiais granulares superficiais, em virtude da velocidade do fluxo das águas.

No que se refere a elementos e métodos de análise de circuitos

elétricos lineares, julgue os itens que se seguem.

Se dois quadripolos forem associados em paralelo, a matriz de admitância do quadripolo resultante será igual à soma das matrizes de admitância de cada quadripolo.

Julgue os próximos itens, relativos aos princípios gerais do

eletromagnetismo.

As ondas eletromagnéticas denominadas micro-ondas pertencem à faixa do espectro de menor frequência produzida por osciladores eletrônicos.

Julgue os itens seguintes, referentes a famílias de circuitos digitais,

sistemas digitais e circuitos conversores de energia.

Retificadores não controlados utilizam diodos como elementos de retificação, ao passo que os retificadores controlados utilizam tiristores ou transistores como elementos de retificação.

De acordo com a teoria de controle, julgue os itens subsecutivos.

As equações de estado de um sistema LIT podem ser resolvidas tanto no domínio do tempo quanto no domínio da frequência.


A figura apresentada ilustra o diagrama unifilar do esquema de

arranjo de uma subestação caracterizada como uma configuração

em barra principal seccionada e barra de transferência.

Considerando essas informações e a figura, julgue os itens

subsequentes.

Todos os para-raios em subestações com esse tipo de arranjo são instalados nas barras principais, indicadas na figura por BP1 e BP2

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282