A respeito da distribuição das unidades necessárias no canteiro de
uma obra rodoviária, julgue os itens subsequentes.
Para garantir maior conforto aos trabalhadores, reduzindo-se
a quantidade de barulho, poeira e o fluxo de pessoas, os
alojamentos devem ser construídos longe dos britadores e do
escritório administrativo
Julgue os próximos itens, relativos a questões ambientais em obras
rodoviárias.
De acordo com as normas técnicas vigentes, a especulação imobiliária que ocorre na fase de estudos e projetos é considerada um impacto positivo na região onde será construída a rodovia.
No que se refere a obras rodoviárias, julgue os itens subsequentes.
Materiais betuminosos, blocos intertravados de concreto e lajes de concreto são exemplos de materiais utilizados na obra cujo projeto preveja revestimento flexível.
No que se refere à fiscalização de obras rodoviárias, julgue os itens
que se seguem.
Antes do início da obra, o engenheiro fiscal deve verificar se o calculista considerou no projeto a contagem de tráfego, as séries históricas do tráfego da região e as taxas de crescimento e o tráfego gerado pela rodovia. Caso haja alguma inconsistência nessas informações, ele deve convocar o projetista para, no menor prazo possível, esclarecer as inconsistências, pois a revisão desses itens pode acarretar alterações nas espessuras das camadas ou no tipo de material aplicado na rodovia.
A respeito da distribuição das unidades necessárias no canteiro de
uma obra rodoviária, julgue os itens subsequentes.
Recomenda-se a instalação dos britadores perto da pedreira de maior volume — com vistas à redução dos gastos com transporte de blocos de rocha detonados —, mas longe o suficiente para que eles não sejam atingidos pelas pedras lançadas pelas detonações.
Julgue os próximos itens, relativos a questões ambientais em obras
rodoviárias.
As medidas mitigadoras para o impacto ambiental negativo
causado por ruídos e vibrações — que ocorrem, por exemplo,
durante a terraplenagem, a remoção de rocha e a extração de
minerais — incluem elaborar um plano de fogo adequado e
recuperar áreas degradadas.
No que se refere a obras rodoviárias, julgue os itens subsequentes.
A figura abaixo mostra o perfil da estrutura de pavimento
flexível, cujas camadas, dimensionadas em centímetros a partir
da superfície onde são aplicadas as cargas, são revestimento,
base, sub-base, reforço de subleito e subleito.
Julgue os próximos itens, relativos a questões ambientais em obras
rodoviárias.
Os impactos ambientais negativos detectados nos estudos realizados na área onde será construída uma rodovia devem ser apresentados juntamente com as medidas adequadas de eliminação, mitigação ou compensação. Quanto aos impactos positivos, não é necessário prever nenhum tipo de intervenção.
Julgue os próximos itens, relativos a questões ambientais em obras
rodoviárias.
Nas áreas de execução de cortes em solos para a obtenção de material de terraplenagem, para que sejam evitadas as erosões, é suficiente plantar vegetação sobre a região.
Julgue os próximos itens, relativos a questões ambientais em obras
rodoviárias.
Os órgãos de controle ambiental podem exigir a compactação do material de bota-fora para evitar futuras erosões. Se esse serviço não constar da planilha orçamentária da licitação da obra, deve-se realizar aditivo contratual utilizando-se o SICRO como referência.
No que se refere a obras rodoviárias, julgue os itens subsequentes.
A falta de drenagem adequada em uma estrada pode levar à redução da capacidade de suporte do subleito, devido à saturação, e ao arrastamento de partículas dos solos e materiais granulares superficiais, em virtude da velocidade do fluxo das águas.