Em relação à assistência de enfermagem em saúde coletiva, incluindo-se a saúde mental do trabalhador, julgue os itens
a seguir.
O acolhimento nos serviços de saúde é o início de um projeto terapêutico, pois o adoecer tem diferentes significados para cada pessoa, com variações da manifestação de sofrimento conforme a capacidade individual do paciente de lidar com problemas físicos, mentais e sociais.
Em relação à assistência de enfermagem em saúde coletiva, incluindo-se a saúde mental do trabalhador, julgue os itens
a seguir.
Cefaleia é um dos sintomas mais frequentemente observados pelas equipes de saúde, e sua principal causa é secundária à hipertensão arterial, devendo-se dar atenção, também, à possibilidade de doenças intracranianas graves, como aneurismas, tumores ou infecções cerebrais, responsáveis por 10% dos casos de cefaleia.
Em relação à assistência de enfermagem em saúde coletiva, incluindo-se a saúde mental do trabalhador, julgue os itens
a seguir.
A ocorrência aguda de sintomas psicóticos, tais como ideias delirantes, alucinações, perturbações das percepções e
desorganização maciça do comportamento normal, evolui e cursa com a cura completa, mediante o uso de antipsicóticos,
em poucos meses ou algumas semanas ou mesmo dias; quando o transtorno persiste, o diagnóstico deve ser revisto.
Considerando o disposto na legislação e os aspectos da regulação em saúde e em enfermagem no Brasil com impactos na realidade profissional, julgue os itens a seguir.
É vedada a prescrição de quaisquer medicamentos por profissionais de enfermagem, mesmo que tal procedimento
esteja estabelecido em programas de saúde pública.
Em relação à assistência de enfermagem em saúde coletiva, incluindo-se a saúde mental do trabalhador, julgue os itens
a seguir.
A dispneia caracteriza-se pela sensação de desconforto respiratório, incongruente com o nível de esforço desenvolvido, sendo um sintoma de alarme multifatorial que pode apresentar diversos mecanismos fisiopatológicos, entre os quais o pulmonar, o cardiogênico e até o psicológico.
Sobre os parâmetros de qualidade da água, assinale a alternativa incorreta.
Dispõe a lei do Saneamento Básico, Lei no 11.445, de
5 de janeiro de 2007, que o titular dos serviços formulará
a respectiva política pública de saneamento básico,
devendo, para tanto
De acordo com o Plano de Contingência para Emergência em Saúde Pública por Inundação, do Ministério da Saúde, de 2019, analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
I. Alertas e prognóstico de chuvas, banco de dados da Defesa Civil, número de desabrigados e de desalojados são indicadores do nível de resposta I - emergência localizada.
II. No check-list das principais ações de urgência e emergência consta a realização de ações integradas com a equipe de resgate.
III. Estabelecer fluxo diário de notificação das doenças relacionadas ao evento é uma ação do check-list da atenção hospitalar.
As afirmativas I, II e III são, respectivamente:
A Portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016, define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de Saúde Pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional. No tocante à lista de doenças de notificação compulsória, assinale a alternativa correta.
Sobre violência obstétrica, analise as afirmativas a seguir.
I. São condutas praticadas por qualquer profissional de saúde, que, de forma verbal, física ou psicológica afetem a mulher durante a gestação, o parto, o pré-parto, o período do puerpério ou ainda em situação de abortamento.
II. Segundo o Ministério da Saúde, em pronunciamento oficial, o termo “violência obstétrica” tem conotação inadequada, não agrega valor e prejudica a busca do cuidado humanizado no continuum gestação-parto-puerpério, pois acredita-se que, tanto o profissional de saúde quanto os de outras áreas, não têm a intencionalidade de prejudicar ou causar dano.
III. O caráter psicológico da violência obstétrica se expressa em qualquer ação verbal ou comportamental que causa na mulher sentimento de inferioridade, de vulnerabilidade, de abandono, de instabilidade e de coação.
Está correto o que se afirma em:
Os coronavírus causam infecções respiratórias e intestinais em humanos e animais; sendo que a maioria das infecções por coronavírus em humanos são causadas por espécies de baixa patogenicidade, levando ao desenvolvimento de sintomas do resfriado comum, no entanto, podem, eventualmente, levar a infecções graves, em grupos de risco, idosos e crianças. Previamente, a 2019, duas espécies de coronavírus, altamente, patogênicos e provenientes de animais (SARS e MERS) foram responsáveis por surtos de síndromes respiratórias agudas graves. Em relação a Doença pelo Novo Coronavírus 2019 (COVID-19), a clínica não está descrita, completamente, como o padrão de letalidade, mortalidade, infectividade e transmissibilidade. Ainda não há vacina ou medicamentos específicos disponíveis e, atualmente, o tratamento é de suporte e inespecífico. Segundo o Boletim Epidemiológico 03 do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública, disponibilizado pelo Ministério da Saúde em 21 de fevereiro de 2020, o período médio de incubação da infecção por coronavírus é de:
A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou para "muito alto", o maior possível, o risco
mundial da epidemia de Covid-19, a infecção causada pelo novo coronavírus. Nesta sexta-feira (28), a agência de Saúde da ONU disse que há, além de China, casos registrados da doença em outros 49 países.
(https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/02/28/oms-eleva-risco-para-epidemia-de-coronavirus-no-mundo-paramuito-alto.ghtml).
Visto a epidemia do novo Covid-19, e sua repercussão mundial, o Ministério da Saúde lançou uma série de publicações direcionadas aos profissionais da saúde, com vistas à assistência adequada de possíveis casos. Sobre alguns conceitos centrais, sobre o tema, considere a alternativa incorreta:
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do
coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).De acordo com o Ministério da Saúde, a infecção humana pelo 2019-nCoV é uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), segundo anexo II do Regulamento Sanitário Internacional. Portanto, trata-se de um:
Pessoas de todas as idades são suscetíveis à infecção pelo vírus influenza; porém, alguns grupos estão mais propensos a desenvolver formas graves da doença.
(Sociedade Brasileira de Imunizações, 2019.)
São exemplos destes grupos: gestantes, puérperas, idosos, crianças com menos de cinco anos, dentre outros. Para este ano de 2020, o Ministério da Saúde incluiu mais um grupo prioritário em suas campanhas de vacinação. Este grupo compreende adultos na faixa etária correspondente a:
“É a capacidade do agente de sobreviver fora do hospedeiro, ou seja, no meio exterior”. A definição acima se refere a: