Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 16
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 17
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 18
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 19
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 20
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 21
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 22
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 23
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 24
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 25
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 26
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 27
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 28
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 29
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 30
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

In a communicative language teaching class,

“O processo de expansão da Ação Integralista Brasileira – A.I.B. para o interior do Ceará, com a criação dos Núcleos Municipais, ocorreu intensamente a partir de 1934, dois anos após o início das atividades integralistas na capital do estado. A bibliografia e a documentação não são precisas, dois trabalhos, porém, dão as pistas desse deslocamento. João Alfredo Montenegro nos fala das primeiras visitas de uma comissão de integralistas aos municípios de Soure (atual Caucaia) e de Pacatuba, logo após a sua fundação, ainda no ano de 1932 (MONTENEGRO, 1986, p. 20). Josênio Parente menciona a intervenção da dinâmica turma de padres ordenados em 1931 no Seminário da Prainha como elemento primordial nesse processo (PARENTE, 1999, p. 180-181). Os jornais da época noticiavam as visitas da caravana integralista a diversos municípios no intuito de difundir a doutrina e de neles fazerem criar núcleos".
RÉGIS, João Remeris. O INTEGRALISMO NO INTERIOR DO CEARÁ (1932-1937): ADEQUAÇÕES AO JOGO POLÍTICO LOCAL. XXVII Simpósio Nacional de História. Natal, 2013.

Sobre a atuação do integralismo no interior do Ceará, todos os itens abaixo estão corretos, EXCETO qual?

Em 2017 se completam 200 anos da Revolução Pernambucana. Embora o centro das ações tenha sido, como o nome da revolta sugere, em Pernambuco, o Ceará teve participação no processo, mais especificamente o Cariri. Sobre a Revolução Pernambucana, marque o item correto.

O tempo é uma questão fundamental para a nossa existência. Inicialmente, os primeiros homens a habitar a Terra determinaram a contagem desse item por meio da constante observação dos fenômenos naturais. Apesar de ser um referencial de suma importância para que o homem se situe, a contagem do tempo não é o principal foco de interesse da História.
O tempo empregado pelos historiadores é o chamado “tempo histórico", que possui uma importante diferença do tempo cronológico. Sobre tempo histórico, marque a opção verdadeira.

A História do Cotidiano pode ser utilizada como ferramenta no ensino de História para romper com a periodização clássica que consagra a ideia de evolução e de progresso, sequência de eventos vitoriosos de determinados sujeitos, o que acaba por fomentar a existência de hierarquias de valor entre as sociedades humanas.
Marque a alternativa correta que mostra uma característica da História do Cotidiano.

De acordo com o previsto na Lei n° 8.112 de 1990- que dispõe sobre o regime jurídico único dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais - sobre a jornada de trabalho dos servidores é CORRETO afirmar:

En el primer párrafo del texto (líns. 01 a 06), su autor parece subrayar, especialmente,

Conociendo la realidad lingüístico-cultural del mundo hispanohablante, es posible detectar informaciones que, sin estar mencionadas directamente en el texto, quedan manifiestas en las entrelíneas. Así, será correcto asumir que:

En la frase “…si se dan los pasos adecuados." (lín. 33):

En “Y no cejando, a la vez, en el empeño de construir un espacio científico" (lín. 31), el vocablo “cejando" puede sustituirse en el texto por:

Embora o disco rígido seja um dispositivo extremamente confiável, está sujeito a falhas eletromecânicas que resultam em perda de dados. Além disso, os arquivos de dados, especialmente aqueles que são acessados por diversos usuários, estão sujeitos a erros introduzidos pelos próprios usuários. Sendo assim, é vital dispor de uma cópia de segurança (backup). Sobre cópia de segurança (backup), assinale a alternativa INCORRETA.

Assinale a alternativa em que a organização do texto e o emprego dos pronomes oblíquos estão

CORRETOS de acordo com o estilo formal da língua:

Em relação a avaliação e verificação escolar na perspectiva de Luckesi ( 1997), análise as assertivas.

I. A avaliação envolve um ato que ultrapassa a obtenção da configuração do objeto, exigindo decisão do que fazer ante ou com ele.

II. O ato de avaliar implica coleta, análise e síntese dos dados que configuram o objeto da avaliação, acrescido de uma atribuição de valor ou qualidade, que se processa a partir da comparação da configuração do objeto avaliado com determinado padrão de qualidade previamente estabelecido para aquele tipo de objeto.

III. A verificação manifesta-se como um ato dinâmico que qualifica e subsidia o reencaminhamento da ação, possibilitando consequências no sentido da construção dos resultados que se deseja.

IV. A verificação é uma ação que congela o objeto; a avaliação, por sua vez, direciona o objeto numa trilha dinâmica de ação.

Assinale a alternativa CORRETA.

Gesser (2009, p. 9) enfatiza que, "certamente a marca linguística não é a única questão nas discussões sobre surdez, mas é a legitimidade da língua que confere ao surdo alguma "libertação" e distanciamento dos moldes e representações até então exclusivamente patológicos. Tomar visível a língua desvia a concepção da surdez como deficiência - vinculada a lacunas na cognição e no pensamento -para uma concepção da surdez como diferença linguística e cultural."

Em relação a língua de sinais, assinale a assertiva CORRETA:

O currículo sempre está comprometido com algum tipo de poder. Não há neutralidade nesta opção, inclusões e exclusões estão sempre presentes no currículo. (BERTICELLI, 2003, p.159). Sobre currículo, marque as assertivas como VERDADEIRAS V ou FALSAS F.

( ) O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial contribuem de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes.

( ) O currículo formal, também conhecido como currículo prescrito, é o currículo em sua forma mais idealizada. Apresenta uma coerência didática e distribuição no tempo, de forma sequencial, com situações e atividades ordenadas.

( ) O currículo real é aquilo que é efetivamente ensinado em sala de aula, no seu dia a dia.

( ) No currículo oculto, hábitos de ordem, pontualidade, respeito, competição, docilidade, entre outros aspectos são inculcados consciente ou inconscientes pela escola.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

As atividades artísticas podem assumir funções a partir do interesse do indivíduo ou do contexto social no qual essas atividades estão inseridas.

I. Função formalista
II. Função utilitária
III. Função naturalista

IV. Função pragmática

Realize a associação dos objetivos e/ou os critérios de avaliação com as suas respectivas funções e assinale a alternativa correta.

(__) A Arte está a serviço de interesses históricos, religiosos e políticos.
(__) A Arte serve como meio para se alcançar um fim não artístico, não é valorizada por si mesma, mas pela sua finalidade.
(__) São critérios utilizados na avaliação de objetos artísticos: conceitos a partir do resultado da experiência visual e estética.
(__) Está voltada para os interesses estruturais das linguagens artísticas, conteúdos e modo de apresentação.

TEXTO I

TEXTO II

“Tenho um rosto lacerado por rugas secas e profundas, sulcos na pele. Não é um rosto desfeito como acontece com pessoas de traços delicados, o contorno é o mesmo, mas a matéria foi destruída. Tenho um rosto destruído".

DURAS, M. O Amante. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1985

A imagem e o texto do romance de Marguerite Duras apontam para o modo de representação da subjetividade moderna. Na pintura e na literatura modernas, o rosto humano deforma-se, destrói-se ou fragmenta-se em razão. Qual item mostra os gêneros representados nos textos acima?

Aprender a sentir, expressar e pensar a realidade sonora ao redor do ser humano, que constantemente se modifica, poderá auxiliar o jovem em fase de escolarização básica a desenvolver capacidades, habilidades e competências em música. Conforme afirmam os Parâmetros Curriculares Nacionais, “construindo sua competência artística nessa linguagem, sabendo comunicar-se e expressar-se musicalmente, o aluno poderá, ao conectar o imaginário e a fantasia aos processos de criação, interpretação e fruição, desenvolver o poético, a dimensão sensível que a música traz ao ser humano" (PCN, 1998, p.80).
Nessa perspectiva, o documento apresenta os objetivos gerais do ensino da Música, com EXCEÇÃO de:

Sobre os números racionais e irracionais podemos afirmar corretamente que sempre será obtido um número irracional ao realizarmos:

Iamamoto (2008) afirma que a velha questão social fica evidenciada nos dias de hoje através da imensa fratura entre o desenvolvimento das forças produtivas e as relações sociais que as movem. Essa fratura se manifesta nas banalidades da vida cotidiana, na intensa violência que assola a sociedade contemporânea, e em muitos outros aspectos. Nesse cenário visualiza-se.

Segundo Paiva (2010), diante da impotência e fragilização do Estado, surge o terceiro setor abarcando todo um conceito ideológico em que o significado de participação social, de uma suposta democracia, é fortemente utilizado como argumento para justificar a transferência da responsabilidade governamental para a sociedade civil, sobretudo, o que diz respeito à implementação das políticas públicas. Essa transferência de responsabilidades do Estado para a sociedade civil tem como principais consequências.

O Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGD) ou SGDCA é composto por vários órgãos e instituições do poder público e da sociedade civil e tem o papel de efetivar os direitos infanto-juvenis em torno dos eixos:

Com base nos Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde, elaborado pelo CFESS (2010), os assistentes sociais na saúde atuam em todos os níveis de complexidade da política a partir dos eixos:

I. atendimento direto aos usuários;

II. mobilização, participação e controle social;

III. investigação, planejamento e gestão;

IV. assessoria, qualificação e formação profissional.

A partir do exposto, considere as afirmações abaixo e marque corretamente.

A palavra “engavetamento", empregada no texto, nasceu da forma verbal ENGAVETAR. Como devemos denominar o processo de formação da palavra “ENGAVETAR"?

O poema foi publicado no livro “A rosa do povo”, de 1945, que reúne textos escritos por Drummond durante a Segunda Guerra Mundial e a ditadura do Estado Novo, instaurada por Getúlio Vargas no Brasil. Considerando esse fato, indique a afirmativa falsa.

A frase que inicia o primeiro parágrafo do texto pode, opcionalmente, ser pontuada de outra maneira. Qual é a alternativa em que essa outra pontuação aparece?

Identifique o único item que apresenta substantivo abstrato:

Antonio leu ontem das páginas de um romance. Hoje ele leu das páginas desse mesmo romance. Que fração das páginas deste romance Antonio já leu?

Das afirmações seguintes:

I. Os adjetivos CALMO, ASSUSTADO, APAIXONADO e TRISTE se referem ao substantivo HUMOR.

II. Em “99% de umidade", a expressão “de umidade" é adjetivo pátrio.

III. De acordo com a personagem Gaturro, o seu humor é expresso pelos bigodes.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282