Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311927 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Com base nas normas técnicas brasileiras da ABNT referentes ao
dimensionamento de pilares, vigas e lajes de concreto armado,
julgue os itens que se seguem.

O diâmetro da armadura de uma laje maciça, com espessura total de 9 cm, e o seu espaçamento não podem ser superiores, respectivamente, a 8 mm e 20 cm.

Com relação ao projeto de estruturas de concreto, julgue os itens
seguintes.

Os estados limites relacionados ao colapso ou a qualquer forma de ruína estrutural são denominados estados limites últimos (ELU), ao passo que aqueles relacionados à durabilidade, aparência e boa utilização funcional da estrutura, bem como ao conforto do usuário, são denominados estados limites de utilização (ELS).

Com relação ao controle de execução de obras e serviços, julgue os
itens que se seguem.

No controle de execução de tubulações aparentes, as canalizações devem ser fixadas em paredes, utilizando-se braçadeiras com espaçamento adequado que impeça o seu deslocamento.

Julgue os próximos itens, relativos ao controle de materiais em
fiscalizações de obras e serviços contratados.

Para o controle dos revestimentos cerâmicos, deve-se levar em conta o grau de absorção de água, sendo melhor a qualidade da placa, quanto maior o grau de absorção.

Acerca do acompanhamento de aplicação de recursos em obras da
construção civil, julgue os itens seguintes.

Nesse contexto, as medições correspondem à quantificação de serviços efetivamente realizados para efeito de emissão de faturas.

Com base nas normas técnicas relativas à manutenção de
edificações e aos procedimentos para esse fim, julgue os itens
subsequentes.

A execução dos serviços de manutenção de edificações exige responsabilidade técnica da empresa, à qual cabe a decisão em relação ao atendimento, ou não, das normas de segurança do trabalho.

Um dos princípios norteadores do Processo do Trabalho é o da celeridade, dada a natureza salarial do crédito trabalhista. Entretanto, por força de Lei, algumas causas especiais possuem preferência na tramitação. Das situações listadas a seguir, assinale aquela que terá preferência em todas as fases processuais.

Assinale a alternativa em que há, incontroversamente, responsabilidade solidária no âmbito trabalhista.

Após sofrer um acidente automobilístico de gravíssimas proporções enquanto viajava a lazer, o empregado Pedro foi aposentado por invalidez pelo INSS. Assinale a alternativa que indica o efeito desse fato no seu contrato de trabalho.

Guilherme praticou, em 18/02/2009, contravenção penal de vias de fato (Art. 21 do Decreto Lei n. 3.688/41), tendo sido condenado à pena de multa. A sentença transitou definitivamente em julgado no dia 15/03/2010, mas Guilherme não pagou a multa. No dia 10/07/2010, Guilherme praticou crime de ato obsceno (Art. 233 do CP).



Com base na situação descrita e na legislação, assinale a afirmativa correta.

A respeito do processo de falência, assinale a afirmativa correta.

Academia de ginástica veicula anúncio assinalando que os seus alunos, quando viajam ao exterior, podem se utilizar de rede mundial credenciada, presente em 60 países e 230 cidades, sem custo adicional. Um ano após continuamente fazer tal divulgação, vários alunos reclamam que, em quase todos os países, é exigida tarifa de uso da unidade conveniada. A academia responde que a referência ao “sem custo adicional” refere-se à inexistência de acréscimo cobrado por ela, e não de eventual cobrança, no exterior, de terceiro.

Acerca dessa situação, assinale a afirmativa correta.

No dia 23 de junho de 2012, Alfredo, produtor rural, contratou a sociedade Simões Aviação Agrícola Ltda., com a finalidade de pulverizar, por via aérea, sua plantação de soja. Ocorre que a pulverização se deu de forma incorreta, ocasionando a perda integral da safra de abóbora pertencente a Nilson, vizinho lindeiro de Alfredo.

Considerando a situação hipotética e as regras de responsabilidade civil, assinale a afirmativa correta.

Marcelo firmou com Augusto contrato de compra e venda de imóvel, tendo sido instituindo no contrato o pacto de preempção. Acerca do instituto da preempção, assinale a afirmativa correta.

De acordo com o Art. 2º, inciso XIII, da Lei n. 9.784/98, a Administração deve buscar a interpretação da norma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada a aplicação retroativa da nova interpretação.



Assinale a alternativa que indica o princípio consagrado por esse dispositivo, em sua parte final.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282