Sobre o emprego de aspas, atente para a informação a seguir:
Analise as seguintes afirmativas, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas:
( ) Os sonhos se esvaneceram, juntamente com os valores e alicerces da vida: a “estética", a “ética" e a “ciência", e as repercussões que isso provocou na produção cultural: literatura, arte, filosofia, arquitetura, economia, moral etc. -> Aspas destacando itens de forma irônica.
( ) O mundo está sem ordem e valores, como disse Dostoievski: “Se Deus não existe, tudo é permitido". -> Aspas indicando citação textual.
( ) É o que Campbell chama do sonho que gera o “signo-mercadoria", que nos remete ao antigo sonho do Romantismo, da realização dos ideais. -> Aspas destacando uso de estrangeirismo.
( ) Na sua esteira de satanização social, o capitalismo engendra, então, a sociedade de consumo, para levar o cidadão ao ópio do consumo (esquecer-se das desilusões) nas “estações orbitais" dos shoppings, ou templos das compras... -> Aspas deixam entrever ênfase ou menção irônica ao termo destacado.
( ) A cultura moderna, ou pós-modernista, não tem uma razão para produzir sua autocrítica, mas muitas razões, devido à sua prolongada irracionalidade do “modo de vida global", segundo Jameson. -> Aspas indicando expressão citada de outra fonte.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Em relação ao Estatuto da Pessoa com Deficiência, assinale a alternativa correta:
O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) garante que toda criança e todo adolescente têm direito à educação, visando seu pleno desenvolvimento, ao preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, exceto:
Assinale a alternativa em que a palavra sábio está com função de substantivo.
A expressão numérica {– 72: (– 4 + 3) – [– 3 * (– 2 + 3 – 1)2 – 18 : (– 1 + 4)2] } é igual a:
Considerando as técnicas de backup, qual destas descrições são considerados um backup incremental do windows?
Complete a lacuna. De acordo com a Lei nº 8.142, de 28 de Dezembro de 1990. art. 1°.
A ____________reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.
Segundo a Lei nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente Art. 36. Assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa que o verbo esteja conjugado no pretérito perfeito.
Considerando os conjuntos A { 1,2,3,4,5,6,7} e B [5,6,7,8} determine A∩B :
Assinale a alternativa a qual os serviços NÃO são oferecidos na internet:
Quem compôs a música Garota de Ipanema :
Leia as frases abaixo e marque 1 para as frases que tiverem sentido denotativo e 2 para aquelas com sentido conotativo.
(1) Denotativo.
(2) Conotativo.
( ) A matemática é uma matéria de exatas.
( ) O céu é azul.
( ) Luiza tem o rei na barriga.
( ) Jorge Amado é escritor.
( ) O tempo é compositor de destinos.
Assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa CORRETA em que a palavra contenha a mesma quantidade de fonemas que a palavra Fagulha.
De acordo com a Constituição Federal: “Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.”. Assinale a alternativa INCORRETA.