Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 144593 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Sabendo-se que y é o produto dos números naturais que satisfazem a desigualdade abaixo, é correto afirmar que o valor de y será:

3x - (x - 2) > 3x - 1

Leia a letra da música de Noel Rosa e Vadico:

As orações subordinadas destacadas que tornam o texto mais conciso classificam-se, correta e respectivamente, em:

Assinale a alternativa em que o substantivo não sofre mudança de timbre ao ser flexionada no plural.

Leia as seguintes frases:

I. O júri estava inseguro diante da reação popular.

II. Todo o núcleo teatral ficou comovido com as homenagens.

III. Os candidatos fizeram a prova tranquilos.

IV. A leitura de um bom livro amplia nosso conhecimento.

O predicado das frases está corretamente classificado, pela ordem, na alternativa:

Para comparar e identificar as diferenças entre a Saúde Pública e a Saúde Coletiva, parte-se do pressuposto teórico de que as necessidades de saúde e as intervenções sociais voltadas para atende-las são determinadas, em última instância, pela estrutura da sociedade, em seus planos socioeconômico e político-ideológico. Seguindo esse pressuposto, a Saúde Pública e a Saúde Coletiva são práticas sociais e podem ser analisadas com base na teoria do processo de trabalho.” (SOUZA, 2014, p. 17). (Fonte: SOUZA, Luis Eugênio Portela Fernandes de. Saúde Pública ou Saúde Coletiva?. Revista Espaço para a Saúde, Londrina, v. 15, n. 4, p. 7-21, out-dez. 2014. Disponível em: . Acesso em 30 mai. 2018.). Acerca das noções de Saúde Pública e de Saúde Coletiva, analise se as assertivas seguintes são verdadeiras V ou falsas F: ( ) A Saúde Pública tem como objeto de trabalho as necessidades de saúde, ou seja, todas as condições requeridas não apenas para evitar a doença e prolongar a vida, mas também para melhorar a qualidade de vida e, no limite, permitir o exercício da liberdade humana na busca da felicidade. ( ) A Saúde Coletiva tem como objeto de trabalho os problemas de saúde, definidos em termos de mortes, doenças, agravos e riscos em suas ocorrências no nível da coletividade. Nesse sentido, o conceito de saúde que lhe é próprio é o da ausência de doenças. ( ) A Saúde Pública mobiliza a epidemiologia tradicional, o planejamento normativo e a administração de inspiração taylorista, em abordagens caudatárias da clínica e, portanto, da concepção biológica da saúde. ( ) A Saúde Coletiva se propõe a utilizar como instrumentos de trabalho a epidemiologia social ou crítica que, aliada às ciências sociais, prioriza o estudo da determinação social e das desigualdades em saúde, o planejamento estratégico e comunicativo e a gestão democrática. ( ) O agente da Saúde Coletiva é o trabalhador que desempenha as atividades das vigilâncias tradicionais - epidemiológica e sanitária -, aplica os modelos de transmissão de doenças (controle de riscos). Já, ao agente da Saúde Pública se atribui um papel abrangente e estratégico, tendo a responsabilidade pela direção do processo coletivo de trabalho, tanto na dimensão epidemiológica e social das necessidades de saúde. A sequência correta, de cima para baixo, é:

A Política Nacional de Humanização (PNH), como política transversal ao Sistema Único de Saúde (SUS), perpassa diferentes ações, Políticas Públicas e instâncias gestoras. Foi constituída em 2003 e tem como foco a efetivação dos princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a Saúde Pública no Brasil. Neste sentido, a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores, torna-se uma tarefa primordial, sustentada pelo fomento à autonomia e ao protagonismo dos sujeitos e dos coletivos envolvidos no processo de saúde, visando aumento do grau de co-responsabilização, humanização da gestão e participação dos trabalhadores nos processos de decisão e estabelecimento de vínculos solidários na produção de saúde em rede. (Adaptado da Fonte: Ministério da Saúde. Programa HumanizaSUS. 2018. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/humanizasus. Acesso em 30 mai. 2018). Sobre a PNH, analise se as assertivas seguintes são verdadeiras V ou falsas F: ( ) O SUS humanizado reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos, valoriza e incentiva a sua atuação na produção de saúde. ( ) O princípio da indissociabilidade entre a atenção e a gestão orienta para a transformação das relações de trabalho, a partir da ampliação do grau de contato e de comunicação nas políticas e programas do SUS, bem como pelo reconhecimento da importância das diferentes especialidades e práticas em saúde, de modo que os saberes possam produzir saúde de forma mais corresponsável. ( ) O princípio do protagonismo, da corresponsabilidade e da autonomia dos sujeitos e do coletivo orienta que trabalhadores e usuários devem buscar conhecimento sobre como funciona a gestão dos serviços e da rede de saúde, assim como participar ativamente do processo de tomada de decisão nas organizações de saúde e nas ações de saúde coletiva. ( ) O princípio da transversalidade orienta que, qualquer mudança na gestão e atenção, é mais concreta se construída com a ampliação da autonomia e vontade das pessoas envolvidas, que compartilham responsabilidades. ( ) O HumanizaSUS preza pela formação continuada de seus entes, por meio de cursos e oficinas, e a partir da discussão dos processos de trabalho, de modo que as diretrizes e dispositivos da PNH sejam vivenciados e reinventados, técnica e politicamente, no cotidiano dos serviços de saúde. A sequência correta, de cima para baixo, é:

Um adolescente de 14 anos procura por atendimento psicológico, acompanhado de seus pais, com os sintomas de falta de sono, falta de cuidado consigo e nas tarefas cotidianas, tristeza, dificuldade de estabelecer vínculos sociais, estresse em decisões corriqueiras e ansiedade situacional, especialmente relacionada à ausência de estímulos de natureza tecnológica. O relato dos familiares enfatizou a necessidade do jovem de estar conectado à internet e navegar em redes sociais por um período médio de 8(oito) horas diárias. Também, houve o relato, por parte dos pais, sobre o desconhecimento acerca de outros conteúdos de navegação e sobre o afastamento do adolescente das atividades esportivas, as quais lhe proporcionavam satisfação e entusiasmo. Quanto à alimentação, os pais afirmaram que continua adequada e balanceada. O profissional da Psicologia entende que os sintomas apresentados no caso podem estar relacionados à dependência tecnológica. Porém, no Manual de Diagnóstico e Estatístico de Saúde Mental (DSM-V) aborda-se de modo vago e restritivo o adoecimento, com a classificação denominada de Transtorno do Jogo pela Internet, no capítulo dos adoecimentos que necessitam de maior aprofundamento por meio de pesquisas. Diante do contexto, nos atendimentos subsequentes, o profissional da Psicologia passa a relacionar aspectos do desenvolvimento humano na adolescência às queixas apresentadas, com vistas a melhor análise do caso e ao estabelecimento de intervenções. Acerca do caso fictício relatado e das teorias sobre o desenvolvimento humano na adolescência, identifique a assertiva incorreta:

“O advento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) inseriu definitivamente a Psicologia no campo da assistência social, já que a presença de profissionais psicólogos é prevista e inclusive obrigatória, em alguns casos, na composição das equipes dos dois principais serviços de proteção social que estruturam essa política: CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).” ( E E A GUA ES H , 2017, p. 2). (Fonte: PEREIRA, Vinicius Tonollier; GUARESCHI, Pedrinho A.. A Psicologia no CRAS: um estudo de representações sociais. Psicol. Soc., Belo Horizonte, v. 29, e119584, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010271822017000100200&lng=en&nrm=iso. Acesso em 03 Jun. 2018). Especificamente sobre a atuação do profissional da Psicologia no CRAS, analise as assertivas seguintes: I. A Psicologia pode contribuir na elaboração e na execução de políticas públicas de Assistência Social, que objetivem a emancipação social, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e cidadania. II. A prática profissional do psicólogo junto às políticas públicas de Assistência Social deve ser diferenciada dos demais profissionais agentes da área social, produzindo seus projetos e intervenções de modo autônomo. III. As atividades do profissional da Psicologia no CRAS devem estar voltadas para a atenção e prevenção de situações de risco e de vulnerabilidades, bem como para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. IV. No caso da identificação de demandas que necessitem de serviços de acompanhamento clínico de natureza psicoterapêutica, o profissional da Psicologia deverá organizar sua agenda para o efetivo atendimento individual no âmbito do próprio CRAS. V. O profissional da Psicologia tem o papel de fomentar a existência de espaços de formação permanente, buscando a construção de práticas contextualizadas e coletivas. Quais das assertivas anteriores estão corretas?

A tabela a seguir, referente a determinada microrregião hipotética do Brasil, mostra o número de nascidos vivos no ano de 2014, a população dessa microrregião em meados de 2014 e o total de óbitos registrados nesse mesmo ano e local.

Com base nas informações e na tabela apresentadas, julgue o item que se segue.

O crescimento vegetativo registrado nessa microrregião em 2014 foi de 5%.

Todo paciente que chega a determinado posto hospitalar é imediatamente avaliado no que se refere à prioridade de atendimento. Suponha que o paciente seja classificado como "emergente" (Y = 0) ou como "não emergente" (Y = 1), e que as quantidades X, diárias, de pacientes que chegam a esse posto sigam uma distribuição de Poisson com média igual a 20. Considerando que W represente o total diário de pacientes emergentes, de tal sorte que , em que 0 ≤ wx e x ≥ 0, julgue o item subsequente.

A variância do número diário de pacientes que chegam a esse posto hospitalar é igual a 20 pacientes2.

Em uma pequena clínica hospitalar, a receita diária R e a despesa diária D, ambas em R$ mil, são variáveis aleatórias contínuas, tais que:

Considerando que a covariância entre as variáveis R e D seja igual a 10, e que seja o saldo diário, julgue o item a seguir.

P(R ≤ 5) = P(D ≤ 4).

A educação, a saúde, a alimentação e o transporte são considerados;

Assinale a alternativa que não condiz com as normas relativas aos servidores públicos:

No Segundo Reinado no Brasil (1840- 1889), a organização política para derrubar a Regência conservadora do poder vigente, os liberais sugeriram:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282