Um empregado público foi regularmente contratado há 2 anos por ente da Administração indireta para ocupar emprego público. As avaliações internas feitas pelo empregador vêm demonstrando que o empregado não vem performando adequadamente, tampouco demonstrando o necessário comprometimento com suas atribuições. A administração do ente pretende demitir o empregado, o que exige
Um agente público, em regular diligência de fiscalização a estabelecimentos de ensino, constatou potencial irregularidade no procedimento de matrícula de determinado nível de escolaridade e determinou a interdição do estabelecimento. Considerando os fatos descritos, uma das possíveis conclusões para a atuação do agente público é
O comportamento do servidor no atendimento ao público pode ser receptivo ou defensivo, sendo característica inerente a esse último
Na intenção de praticar a visão interdisciplinar e transversal do conhecimento, um profissional do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) preparou uma aula que tem por objetivo propiciar o aprendizado de conceitos presentes na História, na Geografia e na Matemática. Em relação a essa temática, pode-se afirmar que:
Quem é o pensador da Filosofia da Educação que, em seus estudos, classificou a escola e seu modelo de tratamento do indivíduo, assim como a prisão, em um espaço especializado na produção de seres humanos que se aproxima muito do modelo das fábricas, ao que denominou "instituições disciplinares"?
Uma professora começa a perceber que o aluno chega sempre atrasado às aulas, cansado e apresentando sinais claros de irritação. Conversando com o mesmo, descobre que ele está trabalhando no período noturno como chapeiro em uma lanchonete no centro da cidade. Considerando que a professora atua no Sexto Ano do Ensino Fundamental, o aluno ingressou na escola em idade correta, nunca foi retido e não se encontra em situação de aprendiz, é importante que o a docente:
"Os modelos darwinistas sociais constituíram-se em instrumentos eficazes para julgar povos e culturas a partir de critérios deterministas e, mais uma vez, o Brasil surgia representado como um grande exemplo - desta feita, um 'laboratório racial'. Se o conceito de raça data do século XVI, as teorias deterministas raciais são ainda mais jovens: surgem em meados do século XVIII. Além disso, antes de estar vinculado à biologia o termo compreendia a ideia de 'grupos ou categorias de pessoas conectadas por uma origem comum', não indicando uma reflexão de ordem mais natural."
Fonte: SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nem preto, nem branco, muito pelo contrário. São Paulo: Claro Enigma, 2012, p. 20.
Sobre a questão racial não podemos afirmar:
"A história cultural, outrora uma Cinderela entre as disciplinas, desprezada por suas irmãs mais bem-sucedidas, foi redescoberta nos anos 1970 (...). Desde então vem desfrutando de uma renovação, sobretudo no mundo acadêmico - a história apresentada na televisão, pelo menos na Grã-Bretanha, continua sendo em sua maior parte militar, política e, em menor extensão, social. (...). O propósito deste livro é exatamente explicar não apenas a redescoberta, mas também o que é história cultural, ou melhor, o que os historiadores culturais fazem."
Fonte: BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005, p. 7.
Assinale a alternativa incorreta:
A vasectomia é um método contraceptivo cirúrgico. Nela ocorre o corte:
Um corpo de 15 Kg, em repouso, é abandonado em queda livre de uma altura de 30 m. Sabendo-se que ele deverá ser atingido por uma flecha lançada horizontalmente quando estiver a uma altura de 15 m, para que o arqueiro possa determinar o momento exato de lançar a flecha, é necessário calcular a velocidade que o corpo terá ao ser atingido. Considerando-se que a aceleração da gravidade é 10m/s², determine a velocidade do corpo no momento da flechada.
Um veículo trafega à velocidade de 36 Km/h quando precisa frear bruscamente para evitar uma colisão. Se o veículo para totalmente em 5 segundos, qual será a distância percorrida até a frenagem total do veículo?
O tetraetilchumbo é um aditivo utilizado para aumentar a octanagem da gasolina, entretanto, após a combustão, são liberadas partículas de chumbo (metal tóxico) na atmosfera. Na intenção de reduzir a emissão de poluentes, o Brasil substituiu a adição de tetraetilchumbo pela adição de etanol anidro. O etanol anidro é um aditivo que não libera partículas tóxicas e pode ser misturado à gasolina em qualquer proporção, devido a grande miscibilidade entre ambas as substâncias. A gasolina com adição de etanol anidro é um exemplo típico de:
What’s the best option for the prefix word below.
What she is trying to do is totally _______ logical.
Mark the sentence which is grammatically correct.
O advogado X foi preso em flagrante enquanto furtava garrafas de vinho, de valor bastante expressivo, em determinado supermercado. Conduzido à delegacia, foi lavrado o auto de prisão em flagrante, sem a presença de representante da OAB. Com base no disposto no Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a afirmativa correta. 3