Um carro de massa
se desloca, em movimento retilíneo, do ponto A até o ponto D, conforme ilustrado a seguir. A distância percorrida em cada um dos três trechos — AB, BC e CD — é igual a
. O carro parte do repouso com uma aceleração constante
até chegar em B. No trecho BC, o carro permanece com velocidade constante e, finalmente, no trecho CD, ele desacelera até parar.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Como a velocidade do carro é constante no trecho BC, então a força resultante sobre ele será não nula, de modo que ele não estará em equilíbrio mecânico.
Um veículo acelera a 4,0 m/s², por 10,0 s, a partir de uma velocidade inicial de 4,0 m/s2.
Qual a distância percorrida por esse veículo, durante esse intervalo de tempo?
O sistema de freios ABS possui quatro sensores de velocidade. Um para cada roda, bomba hidráulica, quatro válvulas hidráulicas. E um controlador eletrônico que controla o sensor de velocidade. Uma função desse sistema de frenagem é permitir que o motorista tenha maior controle do veículo em situações em que o carro precisa ser parado rapidamente. O pneu do carro possui esse sistema de frenagem que consegue aliviar o contato da pastilha com o disco e das lonas com os tambores muitas vezes durante o processo de frenagem. Os pneus não travam e derrapam. O gráfico abaixo mostra a variação da força de atrito em função da força aplicada indicando que existem dois tipos de atrito, o estático e o cinético.
Diante da abordagem do sistema de freio ABS, levando em considerado um pneu em condições corretas de uso em uma superfície de asfalto adequada, e do gráfico abaixo, é correto afirmar que:

Analisando a ficha técnica de um automóvel popular, verificam-se algumas características em relação ao seu desempenho. Considerando o mesmo automóvel em duas versões, uma delas funcionando a álcool e outra, a gasolina, tem-se os dados apresentados no quadro, em relação ao desempenho de cada motor.

Considerando desprezível a resistência do ar, qual versão apresenta a maior potência?
Os acidentes de trânsito são causados geralmente por excesso de velocidade. Em zonas urbanas no Brasil, o limite de velocidade normalmente adotado é de 60 km h−1. Uma alternativa para diminuir o número de acidentes seria reduzir esse limite de velocidade. Considere uma pista seca em bom estado, onde um carro é capaz de frear com uma desaceleração constante de 5 m s−2 e que o limite de velocidade reduza de 60 km h−1 para 50 km h−1.
Nessas condições, a distância necessária para a frenagem desde a velocidade limite até a parada completa do veículo será reduzida em um valor mais próximo de
Um veículo trafega à velocidade de 36 Km/h quando precisa frear bruscamente para evitar uma colisão. Se o veículo para totalmente em 5 segundos, qual será a distância percorrida até a frenagem total do veículo?
O gráfico acima mostra a aceleração escalar de um móvel em função do tempo. Sabendo‐se que a velocidade inicial é nula, o valor da aceleração escalar média, em m/s2, no intervalo de 0 a 28 s, é igual a
Um objeto é acelerado a partir do repouso por uma força F constante durante um tempo T e atinge a velocidade V0.
Se a massa desse objeto for dobrada, ao ser novamente acelerado, a partir do repouso, pela mesma força F e durante o intervalo de tempo 3T, a velocidade final desse objeto será
Suponha‐se que a velocidade de uma partícula seja dada pela seguinte função: V=50-30t + 20t2 , onde t é dado em segundos e v em metros por segundo. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta a função da posição (x) em função do tempo, sabendo que a posição inicial é zero.
Um carro de massa em uma estrada retilínea tem velocidade constante quando passa por uma região da estrada com uma depressão em forma de um arco de circunferência de raio R, conforme a figura. Considerando que é a aceleração da gravidade, a intensidade da força de reação que a estrada aplica no carro quando ele passa no ponto mais baixo da depressão (P) é

Um motorista que dirigia em alta velocidade em São Paulo perde a direção ao passar por uma rampa de areia na beira da estrada e fica pendurado na parede de um prédio após a colisão. Considerando que um perito de trânsito mede o grau de inclinação acima do solo, além de determinar a altura H em que o centro de massa do carro se encontra acima do solo e a distância horizontal do voo do carro (d), a velocidade estimada do carro no acidente pode ser assim determinada:

Um trem percorre um trajeto com velocidade escalar constante de 90 km/h. Em um determinado instante, o sistema de freio do trem é acionado, provocando uma desaceleração constante de 5,0 m/s2 até o trem parar. A distância percorrida durante a frenagem foi de:
Um trem percorre um trajeto de modo que sua velocidade aumenta ao longo do tempo. Em determinado momento, sua velocidade escalar é de 90 km/h e, 5,0 segundos depois, sua velocidade escalar média é de 126 km/h. A aceleração escalar média do trem entre os dois instantes é igual a:
Em um porta-aviões as aeronaves pousam em uma pista útil de 100 m. Se a velocidade com que o avião toca a pista de tal embarcação é de aproximadamente 252 Km/h, determine o módulo da sua desaceleração média, em m/s:
Um garoto chuta uma bola de futebol de 400g exercendo sobre ela uma força de 20N. Determine quanto tempo, em segundos, essa força deve atuar sobre a bola para que ela saia do repouso e atinja uma velocidade de 10 m/s.