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No século XXI, o conceito de “educação ao longo de toda a vida” ultrapassa a distinção tradicional entre educação inicial e educação permanente. Esse conceito, proposto com frequência, está relacionado ao disposto de forma correta na alternativa:

O Projeto Político-Pedagógico da escola, construído coletivamente, além de passar pela reflexão de seus princípios, deve ser organizado a partir da análise de pelo menos sete elementos básicos constitutivos, descritos corretamente na alternativa:

Sobre a pedagogia da participação, conforme Oliveira-Formosinho (2013), analise as afirmações a seguir. I. Reside na integração das crenças e dos saberes, da teoria e da prática, da ação e dos valores. II. Centra-se nos atores que constroem o conhecimento para que participem progressivamente, por meio do processo educativo, da(s) cultura(s) que os constituem como seres sócio-históricos-culturais. III. Rompe com qualquer definição técnica do ato de ensinar ou qualquer antecipação do que será realmente aprendido, devido à relação intrínseca entre o processo de ensino-aprendizagem e o contexto onde ele se dá. Está (estão) correta(s):

A Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010, fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Conforme o estabelecido nessa Resolução, os sistemas de ensino e escolas devem adotar, como princípios das políticas educativas e das ações pedagógicas, o disposto corretamente na alternativa:

As grandes mudanças ocorridas na sociedade mundial, influenciadas pelo processo de globalização das relações econômicas e culturais, ampliaram, de forma considerável, o papel e o conceito de educação. Para dar resposta às demandas desse contexto, o Relatório Delors (1996), da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, argumenta que a educação deve organizar-se em torno de dispositivos descritos corretamente na alternativa:

Em relação à perspectiva libertadora de educação (Vasconcellos, 2002), está incorreta a afirmação da alternativa:

No Brasil, apesar de existirem várias experiências de escolas em período integral, na intenção de dirimir as desigualdades de acesso à educação, ao conhecimento e à cultura e melhorar o convívio social, as escolas brasileiras ainda são as que possuem o menor número de horas diárias de efetivo trabalho escolar, em comparação a escolas de outros países que oferecem tempo integral. Diante desse quadro, podem ser feitas as seguintes considerações:

I. A proposta educativa de escola de tempo integral poderá contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da educação e do rendimento escolar, à medida que incita os sistemas de ensino a ampliarem a sua oferta.

II. O currículo da escola de tempo integral, concebido como um projeto educativo integrado, deve prever uma jornada escolar de no mínimo 7 (sete) horas diárias.

III. Esse tipo de escola, quando voltada prioritariamente ao atendimento de populações com alto índice de vulnerabilidade social e que se concentram, não por acaso, em instituições com baixo rendimento dos alunos, poderá resolver as questões de desigualdades de acesso à educação, ao conhecimento e à cultura e melhorar o convívio social.

IV. A ampliação da jornada poderá ser organizada mediante o desenvolvimento de atividades de acompanhamento pedagógico, reforço e aprofundamento da aprendizagem, afirmação da cultura dos direitos humanos, quilombolas e afrodescendentes.

Em relação às afirmativas acima, estão corretas:

Atribua 100 pontos para cada afirmativa correta sobre o texto e 50 pontos para cada afirmativa incorreta. Após, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os pontos. ( ) Excluindo a Venezuela, o número de países que fazem fronteira com o Brasil corresponde a dez. ( ) 829, 3.368 e 7,6 mil correspondem, respectivamente, ao número de pedidos de refúgio feitos para o restante do Brasil, em 2015, 2016 e 2017. ( ) O número de pedidos de refúgio para a capital de Roraima foi maior em 2017 em relação aos anos de 2015 e 2016, mas foi menor em 2016 em relação a 2015. ( ) “10 mil” e “25 mil” (linhas 18 e 19) correspondem, respectivamente, ao número de habitantes da cidade venezuelana Santa Elena de Uiarén e da cidade brasileira Pacaraima. ( ) O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) das cidades fronteiriças é mais baixo na Venezuela do que no Brasil. ( ) Foz do Iguaçu, Uruguaiana e Santana do Livramento são cidades fronteiriças que se destacam em termos de infraestrutura urbana.

Use a letra C para indicar os itens certos acerca do texto e a letra E para os itens errados. A seguir, marque a alternativa com a sequência correta das letras, de cima para baixo.

( ) O sujeito do verbo atingir (linha 2) corresponde ao termo “a Venezuela".

( ) Em: “... crise econômica e política que atinge a Venezuela" (linhas 1 e 2) e “... são essas as cidades de fronteira que os brasileiros normalmente conhecem..." (linhas 36 e 37), a palavra destacada é, nos dois contextos, pronome relativo.

( ) No período “O Brasil faz fronteira com dez países" (linha 6), o termo negritado é, sintaticamente, um adjunto adverbial, já que denota o espaço de fronteira entre o Brasil e os países com os quais faz limite.

( ) As aspas, no 4º e 5º parágrafos, estão empregadas no texto para destacar as explicações do analista Carneiro acerca de seus estudos sobre as fronteiras brasileiras.

( ) A palavra densa (linha 36), de acordo com o contexto do texto, tem o sentido de rude.

( ) Ao se referir às cidades de Foz do Iguaçu, Uruguaiana e Santana do Livramento, como cidades atípicas (linha 35), o analista Carneiro destaca essas cidades como destoantes das demais cidades fronteiriças em termos de infraestrutura urbana.

Conforme Vasconcellos (2002, p. 133): “O Projeto de Ensino-Aprendizagem pode ser subdividido basicamente, quanto ao nível de abrangência, em Projeto de Curso e Plano de Aula.” A proposta de trabalho do professor, planejada para uma determinada aula ou conjunto de aulas, denomina-se:

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos tratam da avaliação como parte integrante do currículo, tendo como referência o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Assinale a afirmativa que não corresponde à concepção de avaliação de que tratam as Diretrizes referidas acima.

Um trabalhador, após ter recebido um aumento de 15% no seu salário mensal, ficou recebendo a quantia de R$ 920,00 mensais. Podemos assim afirmar que o salário antes do aumento era de:

Um automóvel foi comprado novo, em 2011, por R$ 28.000,00. Seu valor de mercado foi decrescendo linearmente com o tempo e, em 2017, era de R$ 19.000,00. Qual o seu valor de mercado em 2014?

Considere as seguintes afirmações sobre o texto: I. O aumento significativo do fluxo de emigrantes venezuelanos deve-se, além da crise econômica e política que afeta a Venezuela, à facilidade de acesso ao Estado de Roraima e à infraestrutura desse estado, que vem se ajustando para receber essa demanda. II. Desde 2015, o número de pedido de refúgios no estado de Roraima vem aumentando, com um crescimento acentuado no ano de 2017, embora essa crise de imigração tenha iniciado em 2013. III. A dimensão física do Brasil, com seus mais de 15 mil quilômetros de fronteiras com outros territórios, faz com que haja uma grande diferença entre as cidades de fronteira e zonas fronteiriças. IV. As cidades de fronteira se diversificam em termos da qualidade de infraestrutura oferecida, especialmente em termos de comunicação, aeroportos e rede hoteleira, fator que facilita a entrada de venezuelanos no país e corrobora para sua permanência no Brasil. De acordo com as ideias do texto:

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