Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

No Brasil, apesar de existirem várias experiências de escolas em período integral, na intenção de dirimir as desigualdades de acesso à educação, ao conhecimento e à cultura e melhorar o convívio social, as escolas brasileiras ainda são as que possuem o menor número de horas diárias de efetivo trabalho escolar, em comparação a escolas de outros países que oferecem tempo integral. Diante desse quadro, podem ser feitas as seguintes considerações:

I. A proposta educativa de escola de tempo integral poderá contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da educação e do rendimento escolar, à medida que incita os sistemas de ensino a ampliarem a sua oferta.

II. O currículo da escola de tempo integral, concebido como um projeto educativo integrado, deve prever uma jornada escolar de no mínimo 7 (sete) horas diárias.

III. Esse tipo de escola, quando voltada prioritariamente ao atendimento de populações com alto índice de vulnerabilidade social e que se concentram, não por acaso, em instituições com baixo rendimento dos alunos, poderá resolver as questões de desigualdades de acesso à educação, ao conhecimento e à cultura e melhorar o convívio social.

IV. A ampliação da jornada poderá ser organizada mediante o desenvolvimento de atividades de acompanhamento pedagógico, reforço e aprofundamento da aprendizagem, afirmação da cultura dos direitos humanos, quilombolas e afrodescendentes.

Em relação às afirmativas acima, estão corretas:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282