Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 25 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d

Assinale a única alternativa que não apresenta erro.

Quanto aos diferentes níveis de abrangência do planejamento na educação escolar, assinale a alternativa que indica, respectivamente, aquele que corresponde ao de maior abrangência e aquele que se refere ao Projeto Político-Pedagógico.

O Estatuto da Criança e do Adolescente, no Capítulo IV: Do direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, estabelece que a criança e o adolescente têm direito à educação, com vistas ao disposto corretamente na alternativa:

Analise as afirmativas a seguir em torno da proposição dada, indicando-as como verdadeiras “V", ou falsas “F".

No Ensino Fundamental de 9 (anos) a organização do trabalho pedagógico deve levar em conta:

( ) A mobilidade e a flexibilização dos tempos e espaços escolares.

( ) As articulações no interior do Ensino Fundamental, e deste com as etapas que o antecedem e o sucedem na Educação Básica, pois são elementos fundamentais para o bom desempenho dos estudantes e a continuidade dos seus estudos.

( ) A diversidade nos agrupamentos de alunos, as diversas linguagens artísticas, a diversidade de materiais, os variados suportes literários, as atividades que mobilizem o raciocínio, as atitudes investigativas.

( ) A articulação entre a escola e a comunidade e o acesso aos espaços de expressão cultural.

A sequência correta das letras, de cima para baixo, é a da alternativa:

Uma pessoa parte de um ponto inicial A percorrendo 1,2 km em linha reta até o ponto B, girando 90° para a esquerda, e percorre mais 1,6 km parando no ponto C. Se essa pessoa percorresse em linha reta do ponto A até o ponto C, percorreria:

Marque a alternativa que completa correta e sequencialmente os espaços pontilhados do texto, nas linhas 12, 13, 20, 23 e 30.

Conforme Vasconcellos (2002), considere os conceitos abaixo sobre planejamento:

I. É o processo, contínuo e dinâmico, de reflexão, tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento.

II. Remete à prática; tem uma relação intrínseca com ela.

III. É uma mediação teórico-metodológica para a ação consciente e intencional.

IV. Assemelha-se ao relatório, pois se trata de uma prática já realizada.

Em relação aos conceitos acima, estão corretos:

A ideia da passagem de uma educação, baseada na transmissão e memorização de conteúdos de ensino para uma educação centrada em processos de aprendizagem, refere-se à:

A Lei nº 8.069/1990 considera criança e adolescente, respectivamente, de acordo com a descrição da alternativa:

“A família constitui o primeiro contexto de educação e cuidado do bebê. [...] Quando a criança passa a frequentar a Educação Infantil, é preciso refletir sobre a especificidade de cada contexto no desenvolvimento da criança e a forma de integrar as ações e projetos educacionais das famílias e das instituições" (Parecer CEB/CNE nº 20/2009). A respeito da necessária e fundamental parceria com as famílias na Educação Infantil, assinale a opção correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282