Quanto aos diferentes níveis de abrangência do planejamento na educação escolar, assinale a alternativa que indica, respectivamente, aquele que corresponde ao de maior abrangência e aquele que se refere ao Projeto Político-Pedagógico.
O Estatuto da Criança e do Adolescente, no Capítulo IV: Do direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, estabelece que a criança e o adolescente têm direito à educação, com vistas ao disposto corretamente na alternativa:
Analise as afirmativas a seguir em torno da proposição dada, indicando-as como verdadeiras “V", ou falsas “F".
No Ensino Fundamental de 9 (anos) a organização do trabalho pedagógico deve levar em conta:
( ) A mobilidade e a flexibilização dos tempos e espaços escolares.
( ) As articulações no interior do Ensino Fundamental, e deste com as etapas que o antecedem e o sucedem na Educação Básica, pois são elementos fundamentais para o bom desempenho dos estudantes e a continuidade dos seus estudos.
( ) A diversidade nos agrupamentos de alunos, as diversas linguagens artísticas, a diversidade de materiais, os variados suportes literários, as atividades que mobilizem o raciocínio, as atitudes investigativas.
( ) A articulação entre a escola e a comunidade e o acesso aos espaços de expressão cultural.
A sequência correta das letras, de cima para baixo, é a da alternativa:
Uma pessoa parte de um ponto inicial A percorrendo 1,2 km em linha reta até o ponto B, girando 90° para a esquerda, e percorre mais 1,6 km parando no ponto C. Se essa pessoa percorresse em linha reta do ponto A até o ponto C, percorreria:
Marque a alternativa que completa correta e sequencialmente os espaços pontilhados do texto, nas linhas 12, 13, 20, 23 e 30.
Conforme Vasconcellos (2002), considere os conceitos abaixo sobre planejamento:
I. É o processo, contínuo e dinâmico, de reflexão, tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento.
II. Remete à prática; tem uma relação intrínseca com ela.
III. É uma mediação teórico-metodológica para a ação consciente e intencional.
IV. Assemelha-se ao relatório, pois se trata de uma prática já realizada.
Em relação aos conceitos acima, estão corretos:
A ideia da passagem de uma educação, baseada na transmissão e memorização de conteúdos de ensino para uma educação centrada em processos de aprendizagem, refere-se à:
A Lei nº 8.069/1990 considera criança e adolescente, respectivamente, de acordo com a descrição da alternativa:
“A família constitui o primeiro contexto de educação e cuidado do bebê. [...] Quando a criança passa a frequentar a Educação Infantil, é preciso refletir sobre a especificidade de cada contexto no desenvolvimento da criança e a forma de integrar as ações e projetos educacionais das famílias e das instituições" (Parecer CEB/CNE nº 20/2009). A respeito da necessária e fundamental parceria com as famílias na Educação Infantil, assinale a opção correta.