Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 39 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O transporte ferroviário é uma alternativa para reduzir custos de produção e comercialização, bem como, alivia as estradas e o transporte rodoviário. Com o objetivo estratégico e buscando aumentar a competitividade no setor de carnes, Santa Catarina aguarda o início das obras da ferrovia que deverá ligar o Oeste de Santa Catarina ao litoral Catarinense (Porto de Itajaí). Essa obra ferroviária importante para o desenvolvimento regional ficou conhecida como:

Segundo o texto, é correto o que se afirma em:

Na construção do texto, o autor fez uso de sentido conotativo (figuras de linguagem). Leia os enunciados abaixo: I. O caminhão da Tesla acelera que nem o demônio, como todo veículo elétrico. II. A Tesla apresentou um veículo sem nome (chama-o apenas de “carreta”; “semi” em inglês). III. O calcanhar de Aquiles da máquina é o tempo de reabastecimento. Assinale a alternativa correta:

Referente ao Município de Saudades/SC analise as assertivas abaixo: I. Por meio da Lei Municipal n°27/79 de 28 de maio de 1979 foi instituído no município de Saudades o brasão que representa as armas do município. O Brasão constitui-se de um Escudo ibérico. Possui ainda, dois arados, um pé de fumo, um pé de milho e o nome do município "Saudades". II. A Bandeira Municipal foi instituída pela Lei Municipal n° 28/79 de 28 de maio de 1979. É formada por dois campos, sendo o campo superior de cor verde em sentido horizontal e o campo inferior de cor branca, também no sentido horizontal. Ao centro um losango de cor amarela ouro e sobre o losango o brasão do município. III. Em 1950, Saudades foi considerado Distrito de Chapecó; em 1954 fez parte de São Carlos e no dia 30 de dezembro de 1961 foi emancipado. Distante 65 km de Chapecó, limita-se com 4 (quatro) municípios: Pinhalzinho, Maravilha, Cunha Porã e Chapecó. IV. “Muito anos atrás o imigrante; nessas plagas desertas chegou; Com amor e trabalho constante; nossa linda cidade fundou”. Essa é uma das estrofes do Hino Municipal de Saudades que tem com autor e compositor Horácio Nunes Pires. Após análise das assertivas, assinale a correta.

Segundo Libâneo (1994) os conhecimentos teóricos e metodológicos, assim como o domínio dos modos do fazer docente, propiciam uma orientação mais segura para o trabalho profissional do professor. O trabalho docente, entendido como atividade pedagógica do professor, busca objetivos primordiais: I. Assegurar aos alunos o domínio mais seguro e duradouro possível dos conhecimentos científicos. II. Criar condições e os meios para que os alunos desenvolvam capacidades e habilidades intelectuais de modo que dominem métodos de estudo e de trabalho intelectual visando a sua autonomia no processo de aprendizagem e independência de pensamento. III. Orientar as tarefas de ensino para objetivos educativos de formação da personalidade, isto é, ajudar os alunos a escolherem um caminho na vida, a terem atitudes e convicções que norteiam suas opções diante dos problemas e situações da vida real. IV. Os objetivos apresentados nas afirmativas I, II e III, se ligam uns aos outros, pois o processo de ensino é ao mesmo tempo um processo de educação. V. A assimilação dos conhecimentos e o domínio de capacidades e habilidades somente ganham sentido se levam os alunos a determinadas atitudes e convicções que orientem a sua atividade na escola e na vida, que é o caráter educativo do ensino. Assinale a alternativa correta:

Maria Helena chega à escola para iniciar sua carreira docente. Primeiramente dialoga com a Diretora sobre os documentos que serão necessários para encaminhar sua intenção Pedagógica. Professora Joana, Diretora adjunta, entrega a professora uma cópia do Projeto Político Pedagógico. Que documento é este?

Ao que se refere a História do Sul do Brasil, analise os postulados abaixo: I. A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes dos poderes estadual e federal brasileiro, numa região rica em erva-mate e madeira disputadas pelos Estados do Paraná e Santa Catarina. O embate foi agravado ainda pelo fanatismo religioso, expresso pelo messianismo e pela crença, por parte dos caboclos revoltados, de que se tratava de uma guerra santa. II. A Coluna Prestes foi um movimento político-militar brasileiro ligado ao tenentismo, insatisfeitos com a República Velha. Exigiam ainda, o voto secreto, obrigatoriedade do ensino secundário e a renuncia do atual presidente Artur Bernardes. Na defesa desses interesses, muitos revoltosos do Contestado uniram-se a Coluna Prestes, ficando conhecidos como Cidadãos de Cristo, dando um caráter messiânico ao movimento. III. Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha foi uma revolta contra o governo imperial do Brasil. A revolução, que com o passar do tempo adquiriu um caráter separatista, influenciou movimentos que ocorreram em outras províncias brasileiras. A justificativa original para a revolta baseia-se no conflito político entre os liberais, que propugnavam o modelo de estado com maior autonomia às províncias. Assinale a alternativa correta:

O processo de redemocratização compreendeu uma série de medidas que, progressivamente, foram ampliando novamente as garantias individuais e a liberdade de imprensa até culminar na eleição do primeiro presidente civil após 21 anos de ditadura militar. Após o golpe militar, coube aos governos civis um volume cada vez maior de mudanças que representavam a abertura política. Em relação aos governos eleitos diretamente pelo povo, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa incorreta:

Conforme o Art. 26 da Lei Orgânica do Município de Saudades e suas atualizações, a Lei Orgânica poderá ser emendada mediante proposta: I. De dois terços, no mínimo, dos membros da Câmara Municipal. II. De pelo menos dois por cento do eleitorado municipal. III. Por iniciativa da mesa diretora para adaptação às legislações Estadual e Federal. IV. Do Prefeito Municipal. Está correto o que se afirma:

Um docente responsável e capaz, certamente irá elaborar bons instrumentos de avaliação da aprendizagem. Um instrumento mal elaborado pode causar distorções na avaliação que o professor realiza e suas implicações podem ter consequências graves, uma vez que todo ato avaliativo envolve um julgamento que, no caso da educação escolar, significa em última instância, aprovar ou reprovar. Para qualificar este processo, quais seriam os aspectos importantes que o professor deve levar em conta no momento da elaboração de seus instrumentos avaliativos: I. Explorar a capacidade de leitura e de escrita, bem como o raciocínio. II. Desarticulado com os propósitos de ensino. III. Linguagem clara, esclarecedor e objetiva. IV. Descontextualização do que investiga. V. Conteúdo significativo. VI. Estar coerente com a intenção do ensino. Assinale a alternativa correta:

Na Lei nº 9.394/96, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do projeto pedagógico vinculados a melhoria da qualidade de ensino, dentre eles destaca-se: I. O eixo da Flexibilidade: vincula-se à autonomia, possibilitando à escola organizar o seu próprio trabalho pedagógico. II. O eixo do Controle e Fiscalização do Sistema: avaliação da gestão escolar e dos aspectos administrativos. III. O eixo da Avaliação: reforça um aspecto importante a ser observado nos vários níveis do ensino. IV. O eixo da Rotatividade: acompanhamento dos aspectos da docência, entrada e saída de professores e gestão escolar, incluindo os contratados por tempo determinado. V. O eixo da Liberdade: expressa-se no âmbito do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e da proposta de gestão democrática do ensino público, a ser definida em cada sistema de ensino. Assinale a alternativa correta:

A aprendizagem é um processo de construção de estruturas cognitivas que vão evoluindo de acordo com o desenvolvimento físico da espécie humana. Para Piaget, os humanos passam por quatro fases de desenvolvimento da sua inteligência: I. Sensório Motor. II. Sensibilização manejada. III. Intuitivo ou simbólico. IV. Operações concretas. V. Operações formais. VI. Sócio ambiental. Assinale a alternativa correta:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282