Se z1, z2, z3, z4 são as raízes, no conjunto dos números complexos, da equação z4 – 1 = 0, então, o valor da expressão (z1)3 + (z2)3 + (z3)3 + (z4)3 é igual a
O valor da soma , onde significa combinação de n elementos tomados p a p, é igual a
A função g : R - { p} →R - { q} é invertível. Sua inversa g-1: R - { q} → R – { p} tem a forma com a, b e c constantes. Nestas condições a soma a + b + c é igual a
A área, em cm2, da região limitada pelo trapézio com vértices nos pontos P1, C1, C2 e P2 é igual a
Como o determinante de M é não nulo, a matriz M é invertível. Se sua inversa é da forma , então, o resultado da expressão numérica 5a + 4b + 3c + 2d é
Se a equação da reta perpendicular à linha L2 e que contém o ponto K(3, 3) tem a forma ax + by – 6 = 0, então, o resultado numérico da expressão a2 + b2 é
No contexto do conjunto dos números inteiros positivos, os números primos são aqueles, maiores do que um e que possuem apenas dois fatores (ou divisores) positivos: o número um e o próprio número. O conjunto dos números primos tem fascinado as pessoas desde a mais remota antiguidade. É um conjunto extraordinário, inclusive sendo base para aplicações no mundo contemporâneo, como é o caso da criptografia e seus usos. Sua sequência é muito irregular e parece ter alguma “estrutura escondida''. Dentre as indagações envolvendo os números primos encontra-se a seguinte: “Há uma sequência infinita de números primos distintos? ou, equivalentemente, “O conjunto dos números primos tem cardinal infinito?" Segundo muitos registros históricos, o primeiro matemático que provou a infinitude do conjunto dos números primos foi
A avaliação institucional consiste em um processo de aperfeiçoamento do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. Nessa perspectiva, assinale a opção que corresponde a um princípio básico da avaliação institucional.
Considerando a justificativa para a acentuação da palavra “pôde" em “... mas que nunca pôde ser totalmente esquecida" (linhas 26- 27), assinale a opção em que a acentuação do termo destacado é justificada pelo mesmo motivo.
O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – tem como principal finalidade avaliar o desempenho escolar e acadêmico do aluno ao final do Ensino Médio. Partindo dessa informação e tendo como foco situações para as quais servem os resultados do ENEM, é correto afirmar que esse exame
I. favorece a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do Ensino Médio.
II. é utilizado como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior, em especial para as instituições federais.
III. viabiliza o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.
IV. constitui parâmetros para o sistema de avaliação formal das instituições escolares integrantes da rede de ensino privada.
Estão corretas as complementações contidas em
Seja UYZ um triângulo isósceles não obtusângulo, UY = YZ. A partir de um ponto W no do YZ traça-se uma perpendicular a este lado que intercepta o lado UY no ponto E. Se EU = EW, então, a medida do ângulo WÛZ, em graus, é igual a
Seja XYZW um paralelogramo tal que a bissetriz do ângulo interno X intercepta o lado ZW no ponto E, entre Z e W. Se a medida do lado XY é igual a 6 m e se a área do trapézio XYZE é igual a cinco vezes a área do triângulo XWE, então, a medida do lado YZ do paralelogramo, em metros, é igual a
Sendo Dom(f) = R - {m}, Dom(g)= R - {p} e Im(g) = R - {q}, a soma m + p + q é igual a
O número total de pontos críticos (de máximo local, de mínimo local ou ponto de inflexão) das funções f e g é
A área, em cm2, da região limitada pelo triângulo com vértices nos pontos C1, C2 e C3 é igual a