A repetição do chamado "futuro do gerúndio" em todos os parágrafos teve como objetivo dar ao texto um efeito:
Sejam os conjuntos 8 = {1 ,2,3,4,5,6} e A= {2,3,4,7} e as seguintes proposições p, q e r:
Se V representa o valor lógico verdade e F falsidade, as proposições p, q e r têm respectivamente, os seguintes valores lógicos:
Segundo John Conger e Paul Mussen (1995), existem duas grandes abordagens teóricas que orientam o estudo do desenvolvimento cognitivo. Uma delas tem como seu maior representante Jean Piaget, para quem o desenvolvimento cognitivo se relaciona:
Vygotsky (1988) propõe uma nova definição do que seria um "bom aprendizado". Para o autor, o "bom aprendizado" é aquele que:
Cláudia Gomes e Vera Lúcia de Souza (2011) apontam como um dos obstáculos da inclusão escolar o fato de as concepções e práticas pedagógicas serem limitadas e restritivas, respaldadas na reprodução do discurso médico sobre a necessidade especial. Nesse sentido, um dos maiores desafios da inclusão, segundo as autoras, é:
Para o autor, o uso indevido do que ele denomina "futuro do gerúndio" propagou-se na comunicação moderna a ponto de se tornar uma:
Considere verdadeiras as seguintes proposições:
Portanto, é possível concluir que:
Leia o texto a seguir:
Tal exemplo se refere a um dos processos cognitivos conceituados por Piaget em sua teoria do conhecimento, a saber, o processo de:
Daniela Antunes e Antônio Zuin (2008) fazem uma análise de um tipo de violência escolar que vem sendo estudado no Brasil nos últimos anos, denominado bullying.Na perspectiva crítica dos autores, o bullying:
Considere a seguinte afirmação:
A negação lógica dessa sentença é:
Maria Helena Souza Patto (2005) aponta que pesquisas recentes têm demonstrado que a origem da violência que vem marcando a vida nas escolas públicas só pode ser entendida ao se levar em conta:
As expressões" estou dirigindo" e "estamos andando" apresentam os verbos principais da ação no gerúndio e demonstram que esta ação acontece, no momento da fala, deforma:
Bruna pretende candidatar-se ao exercício de cargo no município de Cuiabá. Após longo tempo de estudo, verifica que existem requisitos previstos para provimento e investidura na Lei Complementar Municipal n° 93/2003, dentre os quais consta:
Maria Cristina Kupfere Renata Petri (2000), embora reconheçam que os marcos legais da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva não vieram acompanhados de providências que permitissem o seu adequado cumprimento, defendem a inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas principalmente em razão da sua função:
Embora Freud não tenha escrito nenhum texto sobre o tema da aprendizagem, autores como Maria Cristina Kupfer (1992) abordam tal tema a partir de uma perspectiva freudiana. Segundo tal autora, nessa perspectiva, a aprendizagem deve ser entendida a partir do conceito de: