A partir da leitura da tirinha, julgue os itens 17 e 18:

WALKER, Mort. Recruta Zero. Disponível em: https://www.montedo.com.br/2017/08/17/zero-no-diva/
Publicada em: 17/08/2017. Acesso em: 16/08/2021.
A palavra destacada em negrito no segundo balão “meus” é um pronome possessivo.
Julgue as questões 21 a 23:
A professora Larissa tem 16,5 metros de fita. Ela precisa cortar pedaços de 0,20 m para confeccionar uma lembrancinha para seus alunos. Podemos dizer que ela cortou 82 pedaços de fita e sobraram 0,10 cm.
A professora Valdirene recebe salário equivalente a R$2 500,00. Ela utiliza 2/8 desse valor para pagar as contas fixas de energia, água, telefone e internet, 1/4 do que ela recebe é destinado a pagar o aluguel do apartamento. Após fazer os cálculos ela constatou que pode gastar R$1 562,50 com alimentação e lazer.
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, julgue o item 3:
As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira e devem garantir algumas experiências. (Fonte: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, 2010, p. 25. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em agosto de 2021).
As experiências que envolvem recursos tecnológicos e midiáticos, não são contempladas nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, visto que podem prejudicar o desenvolvimento infantil.
Considere a situação, utilizando um programa do pacote Microsoft Office, julgue o item 10:
A professora Maria elaborou uma apresentação utilizando o Microsoft PowerPoint para sua turma. Sua apresentação contém imagens, animações e áudios. No entanto a professora não pôde inserir arquivos de vídeo, pois este tipo de arquivo não é suportado, mesmo que o computador utilizado tenha instalado o Windows Media Player.
Com base na Deliberação nº 01/2020 - Conselho Municipal de Educação de Londrina (CMEL), julgue os itens 53 e 54:
Os estudos escolares não presenciais consistem em orientações às famílias na execução de atividades, por meio de propostas que indiquem o objetivo, a metodologia e o registro das aprendizagens, planejadas pelos professores, mediadas por um adulto e realizadas pelos estudantes da Pré-Escola, do Ensino Fundamental – anos iniciais e suas modalidades.
Leia o texto, a seguir, para julgar à questão 60:
No contexto da pandemia COVID-19, torna-se iminente a reorganização do trabalho pedagógico, e, para isso, optamos pela adoção das aulas remotas, as quais necessitam ser planejadas com base em orientações claras, coerentes e de acordo com as Diretrizes Curriculares Municipais, que coadunam para a efetivação de um trabalho pedagógico de qualidade. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação de Londrina organizou o Plano de Estudos Dirigidos (PED), uma proposta de estudos remotos, que necessita da parceria com as famílias para a realização de atividades escolares em casa. Essa proposta metodológica será viabilizada por meio do uso dos livros didáticos, materiais impressos, atividades que devem ser realizadas no caderno e ainda, com o suporte de ferramentas digitais (computador ou celular) para o acesso às aulas remotas que contemplam os conteúdos curriculares em processo de consolidação pelos alunos. (Fonte: Guia de Orientações sobre o Plano de Estudos Dirigidos (PED-PML/SME, páginas 5 e 6).
Disponível em:
http://repositorio.londrina.pr.gov.br/index.php/menu-educacao/educacao-e-a-covid-19/legislacao-17/32258-professores-orientacoes-ped/file, acesso em agosto de 2021.
Quanto à complexidade das atividades propostas no PED: a Secretaria Municipal de Educação orienta que o ensino remoto não deve contemplar conteúdos novos, especialmente de Português e Matemática. Quanto ao tempo de estudo remoto: a Secretaria Municipal de Educação orienta que a dinâmica das aulas desenvolvidas no contexto escolar, antes da pandemia,
deve ser seguida no planejamento do PED para o ensino e o estudo remoto, como distanciamento social e que o encaminhamento de vídeos e áudios às famílias constitui uma rica possibilidade de estreitamento de vínculos sociais e de afeto em um tempo em que é preciso “ver as coisas diferente”.
Julgue as questões a seguir:
Em princípio, todas as práticas corporais podem ser objeto do trabalho pedagógico em qualquer modalidade de ensino. No entanto, alguns critérios de progressão do conhecimento devem ser atendidos, como: “os elementos específicos das diferentes práticas corporais; as características dos sujeitos e os contextos de atuação” (BNCC, 2018, p. 2019).
“As crianças brasileiras devem ser matriculadas na educação básica a partir dos quatro anos de idade. Para atender essa obrigatoriedade — a matrícula cabe aos pais e responsáveis —, as redes municipais e estaduais de ensino têm até 2016 para se adequar e acolher alunos de 4 a 17 anos. O fornecimento de transporte, alimentação e material didático também será estendido a todas as etapas da educação básica.”
Considerando o que está previsto na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - LDB e Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, julgue os itens 48 a 50:
A matrícula na Educação Infantil é obrigatória para as crianças de 4 (quatro) e 5 (cinco) anos e com o corte etário, todas as crianças com seis anos, estão matriculadas no 1° (primeiro) ano do Ensino Fundamental.
Leia o texto e a tirinha, a seguir, para resolver a questão 14:
A coesão textual é um dos aspectos primordiais para a clareza de uma mensagem, tanto oral como escrita. Em se tratando da linguagem escrita, um texto não é um emaranhado de palavras soltas e desconexas, mas sim de ideias conectadas entre si, de modo a formar um todo coeso e compreensível. Entre outros elementos, a coesão textual ocorre com o uso de conjunções, como na tirinha a seguir, veja:

fonte: https://www.google.com.br/search?q=conjun%C3%A7%C3%A3o+em+tirinhas&tbm Acesso em agosto de 2021.
Julgue a afirmação sobre o uso da conjunção “mas” na tirinha, no item 14:
“Mas” é uma conjunção alternativa que exprime intensidade e importância, pode ser substituída por “contudo e porém”.
A partir da leitura do texto, julgue os itens 15 e 16:
“Conheça a história de Naruto
Naruto é uma série de mangá japonesa escrita e ilustrada por Masashi Kishimoto. A série conta a história de Naruto Uzimaki, um jovem ninja que constantemente procura por reconhecimento e sonha em se tornar Hokage, o líder máximo e mais poderoso de sua vila. A série foi lançada em revista e mais tarde o mangá foi adaptado para anime e estreou no Japão em 2002. A série Naruto, chegou ao Brasil em janeiro de 2007 no Canal Cartoon Network e em julho do mesmo ano no SBT. Diversos canais pagos no Brasil e no mundo transmitem episódios de Naruto.
Além do mangá ser vendido em 35 países fora de sua pátria, em setembro de 2014, teve mais de 200 milhões de cópias impressas, sendo mais de 130 milhões de cópias no Japão e os 70 milhões restantes no exterior, tornando-se a terceira série de mangá mais vendida da história. Críticos da série elogiaram o equilíbrio entre as cenas de combate e as de comédia, assim como a personalidade das personagens.”
Disponível em: https://coxinhanerd.com.br/história-de-naruto. Acesso em: 13/08/2021. Postagem de: Cris Siqueira.
“A série foi lançada em revista e mais tarde o mangá foi adaptado para anime e estreou no Japão em 2002.” Japão – O til (~) é um sinal gráfico empregado sobre as letras “a e o” para indicar a nasalização dessa vogal.
Leia o texto, a seguir, para julgar às questões 58 e 59:
O componente Língua Portuguesa da BNCC dialoga com documentos e orientações curriculares produzidos nas últimas décadas, buscando atualizá-los em relação às pesquisas recentes da área e às transformações das práticas de linguagem ocorridas neste século, devidas em grande parte ao desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Assume-se aqui a perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem, já assumida em outros documentos, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), para os quais a linguagem é “uma forma de ação interindividual orientada para uma finalidade específica; um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes numa sociedade, nos distintos momentos de sua história” (fonte: MEC-BRASIL, 1998, p. 20). Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf, Acesso em agosto de 2021.
Considerando esse conjunto de princípios e pressupostos, os eixos de integração considerados na BNCC de Língua Portuguesa são aqueles já consagrados nos documentos curriculares da área, correspondentes às práticas de linguagem: oralidade, leitura/escuta, produção (escrita e multissemiótica) e análise linguística/semiótica (que envolve conhecimentos linguísticos – sobre o sistema de escrita, o sistema da língua e a norma-padrão –, textuais, discursivos e sobre os modos de organização e os elementos de outras semioses).
Julgue as questões 21 a 23:
Uma possibilidade de decomposição para o número 34 567 é: 3 x (10 000) + 4 x (1 000) + 5 x (100) + 6 x (10) + 7.
A Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, prevê a criação de procedimentos que permitem acompanhar o trabalho pedagógico e avaliar o desenvolvimento das crianças. A respeito disso, julgue os itens 51 e 52:
O conhecimento sobre o trabalho que é proposto pela instituição e sobre o desempenho das crianças, deve ser apresentado às famílias em um documento específico.
Julgue as questões a seguir:
O lúdico é parte indissociável da condição humana, nesse sentido, o Referencial Curricular do Paraná salienta que a organização das unidades temáticas se baseia na compreensão de que o lúdico deve sempre ser enfatizado em todas as manifestações da Cultura Corporal, sendo essa a principal finalidade da Educação Física na escola, pois ao experienciar as diferentes manifestações, o lúdico se apresenta como aspecto principal para que os alunos se apropriem das lógicas intrínsecas a essas manifestações, como: regras, rituais, códigos, sistemáticas de funcionamento etc.