TEXTO PARA A QUESTÃO
A palavra olhar empregada em “Olhar no chão para manter o ritmo do passo" foi utilizada como substantivo, mas também poderia ser vista como verbo. A esse recurso semântico dá-se o nome de:
TEXTO PARA A QUESTÃO
Em “Só eu sei meu próprio caminho e para onde vou”, percebe-se a utilização de um elemento coesivo chamado:
Um professor de Matemática, em sua primeira aula do ano, resolveu presentear dois alunos com um jogo de esquadros para usarem nas aulas de Geometria. Para isso, primeiro sorteou dez alunos e entre os dez, ganhariam aqueles que soubessem resolver a seguinte problemática proposta por ele: “De quantas maneiras eu posso escolher dois alunos entre vocês dez para presentear com o jogo de esquadro? ”. Quem foram os alunos que ganharam o presente?
“É uma rede de computadores privada que assenta sobre a suíte de protocolos da Internet, porém, é de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só pode ser acessada pelos seus utilizadores ou colaboradores internos”. A definição acima é de um tipo de rede chamada:
O ordenamento jurídico confere aos administrados uma série de direitos; no entanto, o pleno exercício desses direitos não é ilimitado; ao contrário, deve ser compatível com o bem-estar social ou com o próprio interesse do Poder Público, não podendo, assim, construir obstáculo à realização dos objetivos do Estado ou da sociedade. Esse condicionamento da liberdade e da propriedade dos administrados aos interesses públicos e sociais é alcançado pelo que comumente é chamado de “poder de polícia”, que:
A Constituição Federal, no art. 37, preceitua que a Administração Pública, tanto a direta como a indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados-Membros, do Distrito Federal e dos Municípios, obedecerá a diversos princípios. Além dos princípios mais comuns, como da legalidade e publicidade, alguns outros foram adicionados nesse rol, como o princípio da finalidade, que está mais especificamente relacionado:
Os serviços públicos podem ser oferecidos, portanto, executados, sob duas modalidades, entre elas:
Dentro do contexto da formação, autuação e tramitação dos processos administrativos em geral, observa-se a presença de princípios estruturadores de obrigatória observância. São exemplos desses princípios:
TEXTO PARA A QUESTÃO
Os travessões utilizados pela autora no título e no último parágrafo do texto poderiam ser substituídos, respectivamente, por:
Maria fez um bolo e deixou em cima de sua mesa esfriando. Ao voltar viu que alguém havia mexido no bolo e chamou seus quatro filhos para lhe darem explicação. Todos deram a mesma resposta: “não foi eu". A mãe perguntou novamente, porém de uma forma mais brava: “quem mexeu no bolo? " As respostas foram as seguintes, levando em consideração a resposta já dada anteriormente.
• Carlos disse que Pedro estava mentindo.
• Pedro disse que Gaspar estava mentindo.
• Gaspar disse que Pedro estava mentindo.
• Marcus disse que Carlos estava mentindo.
• Quantos dos filhos estavam mentindo para sua mãe?
Sobre o modelo de referência TCP/IP encontrado nas redes de computadores, é correto afirmar:
“É importante notar que a forma e o conteúdo das diversas Constituições tornaram operantes algumas classificações, que não possuem outra finalidade senão realçar características do texto constitucional segundo valores determinados, como por exemplo, a origem, a mutabilidade, a forma e o conteúdo" (ARAÚJO; NUNES JR, 2017, p.37).
Quanto à classificação, uma Constituição pode ser:
Quanto à classificação dos atos administrativos é correto afirmar:
No cenário da gestão de material, observa-se uma grande diversidade de atividades administrativas e, entre elas, as relacionadas ao supervisionamento do almoxarifado. No processo de inventário, observamos uma série de procedimentos importantes e indispensáveis para que essa prática seja lograda com êxito. Entre esses procedimentos temos o “Cut-off”, que compreende:
TEXTO PARA A QUESTÃO
Sabe-se que, na língua portuguesa, um mesmo verbo pode assumir diferentes regimes quanto a sua transitividade, dependendo do contexto em que se encontra. Em “Você já pegou a estrada à noite? ”, O verbo é: